*************************************************** Caros amigos e visitantes,

Bem vindos ao nosso diário. Para maiores instruções sobre como navegar pelas mensagens, leia a guia "Informações gerais sobre este blog" no rodapé desta página. Boa viagem!

For ENGLISH-READERS: come back soon to check out our english website!

Os editores

***************************************************



sábado, 26 de julho de 2008

Preparação

Olá, meu nome é Eliziane, tenho 21 anos, sou formanda do curso de Química Industrial da Universidade Federal de Santa Maria. Moro em Santa Maria, mas sou natural de Uruguaiana, oeste do Rio Grande do Sul. Daqui a menos de 40 horas estarei embarcando em Porto Alegre, em direção Krefeld, no estado North Rhine-Westphalia [Renânia do Norte-Vestfália], no oeste da Alemanha.
Vou fazer meu estágio de conclusão de curso por lá. Quem me conhece sabe que é mais do que um sonho, é um sonho três em um!!! Talvez outra hora eu explique o porquê.
Por mais estranho que possa parecer, não estou me sentindo ansiosa ou nervosa, (por enquanto!). No início dessa semana fiquei um pouco, mas depois passou. Devo estar assim pois essa viagem é algo que quero há muito tempo, e está planejada há mais de um ano, então já me parece algo natural, ou vai ver que ainda não caiu a ficha de que estou indo mesmo!

Agora estou terminando de arrumar as malas e fazer mais algumas coisas que faltam. Estou desempenhando a difícil tarefa de selecionar as roupas e afins que irei levar, difícil porque pretendo levar o mínimo possível, que é pra ter mais espaço na mala quando eu voltar. Não que eu vá comprar muita coisa, já que prefiro gastar o meu relativamente escasso dinheiro em viagens e passeios do que em compras, mas de qualquer forma, sou uma guria da fronteira do RS indo pela primeira vez pra Europa, é normal que eu queira trazer algumas coisinhas, hehe... Fui bastante recomendada a não levar muitas roupas de inverno, pois lá são baratas e bem melhores do que as daqui, então vou levar bem pouca coisa mesmo, até porque agora é verão por lá. Aliás, a pesagem preliminar das malas me surpreendeu: 12 kg uma e 14 kg a outra! Isso que estou levando 2 kg de erva-mate. Claro que ainda falta colocar mais alguma coisa, mas duvido que irão passar de 15 kg cada uma, ou seja, menos da metade do que posso levar (!).

Estou bem feliz porque o pessoal do IAESTE do meu LC [comitê local] na Alemanha é muito atencioso. Quando a senhora Timmer, que estava encarregada de me dar um suporte, saiu de férias, me desesperei. Eu pensava: "Oh Senhor, o que vai ser de mim, quem irá me ajudar agora???" Mas eis que poucos dias depois a Sandra (ainda não sei a nacionalidade dela, deve ser espanhola, pq ela fala português muito bem, mas com algumas palavras puxando pro espanhol) mandou e-mail dizendo que iria me ajudar enquanto a senhora Timmer não estivesse. E está ajudando bastante. Já sei até o número do meu quarto, quanto vou pagar pela internet (€10, menos do que pago aqui no Brasil!!!), os supermercados próximos, as linhas de ônibus e de trem da cidade, e algumas outras coisas. Quem quiser participar do programa e ir pra Alemanha pode ter certeza que será bem acessorado, pois dizem que o IAESTE Deutschland como um todo é bastante organizado.

Bom, vou continuar a minha preparação. Quando chegar lá e me instalar conto como foi o vôo e as primeiras impressões.

Auf Wiedersehen. [Algo como até mais ver]
Tschüüüüssssssss! [Tchaaaaaaauuuuuuu]

Nenhum comentário: