*************************************************** Caros amigos e visitantes,

Bem vindos ao nosso diário. Para maiores instruções sobre como navegar pelas mensagens, leia a guia "Informações gerais sobre este blog" no rodapé desta página. Boa viagem!

For ENGLISH-READERS: come back soon to check out our english website!

Os editores

***************************************************



quinta-feira, 31 de julho de 2008

Um trem para o passado...

E ae, galera! Tem bastante tempo que não venho por aqui fazer nenhum post... é verdade. Andei bastante ocupado com uma mudança de moradia, o que me estressoooooou! hehehehe. Mas agora estou MUITO bem localizado no centrão de Berlin! Uhuuuuuuuul! Se antes eu demorava 1 hora e 30 minutos pra ir de casa para o trabalho (e igual tempo para voltar), agora só levo 40 minutos. Reduzi de 1 ônibus + 2 trens + 1 metrô (que era a Via Sacra antiga) para apenas 1 trem e 1 metrô. Wow!!! Agora tudo está muito mais confortável.


Märkisches Museum e um fragmento-memorial do Muro de Berlin: a poucos passos da minha nova casa

Enfim, mas não é este o principal tema desse tópico. Como vocês sabem, Berlin é uma cidade que está mergulhada na história da Segunda Guerra Mundial, e passar desapercebido a isso é simplesmente impossível. Quer seja pelos pedaços do antigo Muro, quer seja pelas fachadas de prédios e casas ainda danificados por estilhaços de bombas ou ainda pelos zilhares de monumentos aos jazidos na guerra, Berlin é um poço de reflexão e de beleza renascida. Mas não é a única!!!


A poucos minutos da capital Berlin (que é uma Cidade-Estado, muito parecido com Brasília e o DF) está Potsdam, a capital do estado de Brandenburg. Dá pra chegar lá rapidinho com um trem expresso que sai do centro de Belin (cerca de 15 minutos). Certamente todos já ouvimos falar dessa pequena e charmosa cidade do interior alemão, mas por vezes nos falta a memória histórica. Pois bem, não vou aprofundar muito: foi lá que os líderes dos EUA, do Reino Unido e da Rússia (eixo vitorioso da II GM) se juntaram para discutir a divisão administrativa da Alemanha pós-guerra, bem como a divisão da cidade de Berlin em 4 regiões. Além disso (e, na verdade, o real motivo de ter sido LÁ o local da realização esse Tratado de Paz), Potsdam foi escolhida pelo antigo Rei da Prússia - Frederico, o Grande - para sediar o seu Castelo de Verão: o Schloss Sanssouci.

Vista do jardim frontal do Schloss Sanssouci: essa escadaria é enorme!

Estar em um lugar como o Castelo Cecilienhof (local em que o tratado de paz foi assinado) é completamente arrepiante. Faz suspirar e refletir na história do mundo, e na jornada humana pela paz. Muito louco! hehehe

Parte do jardim do Schloss Sanssouci

Além da parte "histórica", Potsdam ainda é dona de diversos outros castelos e seus jardins magestosos, parques enormes e perfeitas vistas. Nos parques, o top less (e até mesmo o naturalismo) são muito comuns - sobretudo em dias de sol (como foi o caso!). O passeio por lá foi uma mistura muito legal entre história e lazer.


Castelo Charllotenhof: pérgolas, fontes e estátuas para todos os lados, além da arquitetura romana.

Andando de bike pelo Parque Sanssouci. Ai atrás, o Neue Palais, ou "Palácio Novo"


Jardim inferior (de 3 andares) do Schloss Orangerie, ou "Castelo das Laranjeiras"

Jardins e fachada principal do Orangerie Schloss, ou "Castelo das Laranjeiras"

Pedalando bastante (25 km) sob o sol escaldante de Potsdam. Ai atrás, o Moinho Histórico de Frederico - o Grande

É isso ae, galera. Vou ficando por aqui, e espero que vcs tenham gostado da "visita" a Potsdam!

Tschüss! (Tchau)

Paz no lago

Zdravo!
Mais um belo (e quente) dia aqui em Podgorica!
Sai' do est'agio faz meia hora, hoje nao tive muito trabalho, mas conversamos muito hoje, sobre tudo! Me mostraram o mapa do pai's, me explicaram va'rias coisas, muitas piadas, e quando viram pela janela que o chefe tava vindo, todo muno correu de volta para seus lugares! Hehehe, foi muito engracado! Hoje ningue'm teve muito o que fazer - so' fingir que trabalhava, hehehe! E entao mostrei pela internet o mapa do Brasil e expliquei um pouco da nossa histo'ria e geografia. Ate' me pergutaram se eu vivia na selva...

Aqui voces podem ver duas pontes: a branca e' a ponte Millenium e a verde e' a Gazela, a ponte que treme!
Ontem passamos a tarde no lago Skadar, o maior dos Balcas. E' simplesmente enorme e incri'vel! Eu realmente nao pensava que e' tudo aquilo! Alugamos um bote pro duas horas, e nao foi o suficiente pra ver tudo! (Seriam necess'arias umas 12 horas, ehehehe!). Mas a sensacao de estar la', tudo tao esplendido, muitos passaros diferentes e disseram que tem ate' hipopo'tamos - mas eu nao acreditei, ainda nao acredito no hipopo'tamo, so' vendo, heheehe! Mas vimos uam tartaruga e uma cobra d'a'gua. Talvez eu va' outra vez la', porque voce sente uma paz tao grande naquele lugar tao sereno e calmo!Finalmente chegamos em Virpazar(= lugar nenhum!)Uma das infinitas vistas do Lago Skadar
Que paz!

E na volta, no trem, aconteceu algo muito legal! Conto amanha! Me impressiono com a hospitalidade desses montenegrinos!

Ate'! Poz!

terça-feira, 29 de julho de 2008

The Shaking Bridge - A ponte que treme!

Ola' a todos!
Tudo o'timo aqui em Podgorica! Essa semana o esta'gio comecou mais intenso: na segudna feira fomos fazer umas medicoes em um edificio antigo do exercito - a minha companhia vai fazer uma renovacao no predio. So' que, como voces podem ter notado, sempre acontecem coisas comigo: esta'vamos em tres, eu, o arquiteto Lazar e o ajudante Minia. Chegamos no portao do territorio do exercito, algo como um quartel, e deixamos nossos passaportes la'. Entramos e fomos para o antigo gina'sio, e comecamos a medir. Entao chega um soldado esbaforido falando em Se'rvio algo que tinha a ver comigo, e que eu nao entendia nada! So' o que me faltava, que foi agora!? O arquiteto nao soube me explicar, so' disse pra mim seguir o soldado.

Caminhei um bocado ate' sairmos do portao do quartel, e o soldado ligou para uma professora de ingles pra me explicar a situacao, que era a seguinte: todas as pessoas que entram no territorio tem que ter seu nome numa lista entregue previamente ao exercito. Como eu sou novo por aqui, e tempora'rio tambe'm, meu nome nao tava, e entao tive que ficar esperando do lado de fora... E eu tava morrendo de fome. O bom e' que o aeroporto fica do outro lado da rodovia, fui salvo! Comprei um sanduiche e uma agua la' - preco salgaaado! E voltei pro quartel. Enquanto esperava o pessoal da empresa, um outro soldado, que falava um pouco de ingles, veio prosear comigo. Foi uma conversa bem interessante, o cara era muito simpa'tico e interessado em saber o que eu tava achando do pai's e como eram as coisas no Brasil. Passados uns 20 minutos o pessoal da empresa chegou e voltamos pra companhia.

Hoje o dia foi light: vi mais uns projetos, bastante cat'alogos de materiais, e no final do turno, o arquiteto me pediu que tentasse fazer algumas coisas no AutoCAD. Nada muito complicado, 2D. Pedi um dia de folga amanha, pra acompanhar minha amiga Ana Catarina numa visita ao Lago Skadar - que bom que consegui, pois a Ana ta' indo embora na sexta de manha. Aiai, sao muitas despedidas! O pessoal aqui e' muito bacana - por que e' que tem que ir embora? Hehehehe!

Fui tomar um banho no Rio Moraca, pela primeira vez, que coisa mais boa! E' gelaaado, mas bem suporta'vel! Acho que vou mergulhar todos os dias la', de hoje em diante!
Ah, e tem uma ponte aqui, que so' passam pedestres, que treme quando tem umas 8-10 pessoas caminhando nela! E, como to estudando arquitetura e tenho outrs estudantes de engenharia aqui comigo, todos comentam que se as pessoas andassem no mesmo ritmo na ponte, ela poderia romper! Que medo! Nao passo mais la'!
Podgorica - Stari Grad (cidade velha) e a antiga Torre do Relo'gio
Podgorica - Ponte Millenium - We rule this city - Yeah! Eu e Konstantinos
Essa e' do final de semana, em Kotor: Ana (Portugal), Tobias, meu novo companheiro de quarto (Be'lgica), Kostas (Gre'cia) e eu (Brasil)
E ai', minha especialidade em saltos: o boring style! Ningue'm consegue fazer igual!

Amanha eu comeco o segundo capi'tulo: Como e' bela a vida em Roma!
Ate' mais!

Caipiturka!!

ATUALIZADO!!!
Merhaba!!! to andando meio sem tempo de ta postando aqui, entao to aproveitando o intervalo do almoço do trabalho pra atualizar voces!!
O fim de semana aqui começa desde quinta feira, pois sempre temos festas nas quintas.. essa quinta foi a vez da festa mexicana, com muitas musicas latinas... n precisa dizer que so deu brasil, ne?? Eu e Inaise agora so andamos juntas, mesmo ela estando morando na Asia e eu na Europa.. e é sempre bom ter uma amiga que tambem fala portugues, ne?? apesar de que estamos tao acostumadas com ingles que nos pegamos conversando em ingles... acontece, ne?? Fora que ela eh do sudeste e eu do nordeste... entao as vezes sinto que estamos mesclando nossos sotaques tao diferentes!! hehehehe
Bem.. aih na sexta fomos pra um nargile cafe no meio da rua, muuuuito legal!! Engraçado é que como nao pode beber no meio da rua aqui, esses lugares nao vendem bebida alcoolica! E tem um cardapio so de nargile, cafes e cha (que eles tomam mmmmto aki). Depois fomos a uma boate chamada ARAF, em Taksim, onde tem mmmmmmto lugar bom!! E o melhor, boates com entrada free... o povo praticamente obriga vc a entrar, principalmente se for mulher!!
No sabado, inaise e eu iamos no Palacio Dolmabahçe, mas como ela ouviu falar de uma mc donalds preta e branca (o time do beşiktaş eh preto e branco, e o time adversario amarelo e vermelho, entao fizeram a mc donalds preta e branca), fomos procurar a bendita mc donalds. Andamos, subimos degraus e degraus e degraus... depois subimos rampas e rampas e rampas... e acabamos nao achando a preta e branca e comendo numa mc donalds normal!! O mais legal é que eles tem um cardapio especial!! Eu comi o McTurco, muito bom por sinal!! Enfim, acabou ficando tarde e nao fomos ao Palacio.. e acabamos indo para Sultanahmet, onde fica a Mesquita Azul, a Hagia Sophia e o Topkapı... e foi a 3a vez que passei na frente da Mesquita Azul e nao entrei... apenas passamos o dia esperando o povo...
A noite foi a vez da festa internacional, para a qual trouxe uma Pitu Gold para fazermos caipirinhas... na falta de limao verde, extinto aqui, optamos pelo amarelo e kiwi!! E fizemos a "caipiturka". Todos amaram, ne?? Fora que a festa foi num barco, fazendo um passeio pelo Bosforo... como sempre linda a vista, ainda mais porque alguns lugares tem iluminaçao especial a noite!! A festa em si nao foi das melhores... so tocaram uma musica das que levei (brasiiil), mas foi divertido porque levei a bandeira, e todos queriam tirar foto com a bandeira!! Depois o pessoal ainda foi p farra, mas tava meio cansada dos dois dias anteriores, entao voltei com inaise p casa!!
No domingo acordamos tarde (ela dormiu na europa cmg.. hehehe.. se lascou c a bacia turca, pq o dormitorio dela eh xik, tem bacia normal!!), e fomos almoçar no kanyon mall... perfeito, ne?? e depois, fomos ao Miniatürk Museum, que tem as miniaturas dos lugares mais famosos da Turquia... nos divertimos bastante pois viramos crianças novamente!! E por fim jantamos num shopping e voltamos... dormir finalmente!!!
Prometo depoi postar as fotos!! Nao posso fazer isso aqui no trabalho pq leva muito tempo!!
Güle Güle!!!

nargile cafe em taksim
araf com inaise
festa internacional!! todos amam o brasiiiil!!

mc turco

mais uma vez a mesquita azul... sem entrar la :(
miniaturk museum

E sobre as bombas, to bem!! Foi longe de onde moro e de onde passei no domingo... apenas torçam p q nao hajam mais ataques!!! E pra quem n sabe, houveram duas explosoes de bombas numa cabine telefonica numa rua movimentada aqui em İstambul... umas 20 pessoas morreram e outras 150 estao feridas :(. terrivel isso....

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Festival de Gent

Olá pessoal, esse fds foi muito agitado aqui na minha pequena cidade de Gent, vou ser bem breve nesse post. Aconteceu esse fds aqui na cidade o maior festival do ano, segue fotos, com novos amigos, todos também intercambistas de outros países.

Tah difícil lidar com o Dutch, mas tudo bem as vezes até esqueço que não fao a língua deles, visto que els falam muito bem Inglês, heheh ainda bem que els falam bem inglês porque senão eu ia tah lascado. Tenho um pouco de dificuldade em fazer compras, saber qual queijo é qual, hoje mesmo comprei uns hamburgueres, pensando que eram de carne bovina, mas eram de porco, ainda bem que eu gosto tb hehehe. tirando esses pequenos probleminhas, estou me virando bem. Ah no flat aonde eu moro tem vários avisos pela casa inteira, mas tudo em Dutch, tipo deve ser algo como: se sujar a cozinha limpe, não molhe o chã do banheiro, não demore muito no banho, mas tipo eu não entendo nada mesmo, nem uma palavra da frase, mas to tendando fazer tudo certinho para ninguém reclamar comigo de nada.



Foto que eu tire no Rio de Janeiro, antes do avião decolar rumo ao velho continente












Fotos do Festival de Gent


Eu(Brasil), Andres(Equador), Outi-Maria(Finlândia), e Andreas (Hungria)














Meu amigos grego konstantinos hehehe, figuraça














Eu, Andres, Will (Austrália), Konstantinos, Outi














Outi, andres, e eu















Eu tenho mais fotos, mas essas estão dentro da minha camaera, e eu esqueci de trazer os cabos para transferir as fotos, minh airmã, postou pra mim, mas deve demorar uns 10 dias úteis, vixe, vai demorar, que m...

Semana que vem vou para Amsterdam, pretendo, voltar cheio de fotos e estórias para compartilhar com vcs. abraços e até semana que vem

Precisa-se de vagas em Campinas para gringos no Brasil (urgente)

Fala pessoal, tenho uma grande amiga Lidiane, que trabalha na Ci do Cambuí, Campinas. E Eles estão tendo um problema quanto a acomodação dos gringos aqui no Brasil, muitas vagas de acomodação foram canceladas, então, tem gringos vindo pro brasil ou até mesmo alguns que já chegaram, e não tem mais aonde morar por causa desses cancelamentos.

Para quem não sabe, quem oferta vaga de alojamento (antecipado) ganha pontos em dobro para articipar no próximo ano.

Ela está precisando de vagas para ontem na região de campinas

Entre em contato comigo (palvesfonseca@gmail.com), ou melhor diretamente com ela (lrentes@ci.com.br)

Se puderem entrem em contato com ela, seria um grande favor.

Desculpa por estar usando esse espaço para algo que não é o propósito do Blog, é que ela realmente está precisando dessas vagas

Abraços

Quase na metade do peri'odo de esta'gio

Dobro dan! Bom dia!
As coisas por aqui estao muito bem!
Esse final de semana fui de novo para Kotor para me despedir, junto de meus amigos, dos dois estudantes franceses. Essa e' a u'nica parte ruim, porque tao sendo va'rias despedidas, logo no comeco da viagem! Ontem mais tres estudantes da Polonia tambem partiram, que ruim!

Mas vou contar sobre outra coisa: esperando o onibus ontem na estacao rodoviaria de Kotor, encontrei uma japonesa. Ainda nao tinha encontrado orientais por aqui, entao nao perdi a chance de ir conversar com ela. Comecamos a conversa em japones, pois eu sei algumas (pouquissimas) palavras, entao ela disse que era professora de ingles entao tudo ficou mais facil. Ela me perguntou donde eu era, falei Brasil, e ela ja havia visitado nosso pai's, ano passado, disse que gostou muito, que quuer ir outra vez. People there good, as pessoas la' sao boas, disse, e outra coisa que me deixou muito feliz foi: la' estao sempre sorrindo, assim como voce, heheehhehe!
Esses encontros no meio de percursos sao incriveis.

Entao, ultima parte dos dois primeiros voos:


Capitulo 3/3 - Finalmente Roma!

Roma, finalmente chegamos! Depois de todas as esperas, estresses e talz, enfim, Europa! É, voce so’ acorda quando o aviao pousa – e, no meu caso, demorei um razoavel tempo para me ligar que finalmente estou aqui (tem horas que nem acredito que to vivendo tudo isso).
Que aeroporto enorme e’ o Aeroporto Fiumicino de Roma! Nossa, e’ muita gente pra la’ e pra ca’, super movimentado! Quando passamos pela alfandega, fiquei meio encucado: foi muito facil, so’ carinbaram o passaporte, nem oi disseram, e tambem nao pediram, nenhum documento (menos de dez segundos, como aconteceu com o Rafael), mas vamos la’ pegar as malas – que demoraram um bocado pra vir. Enquanto isso fui ligar pra casa (eram 4 da madruga em Roma, 11 da noite no Brasil).

No saguao, me despedi do Jair, que pegaria um aviao pela tarde para Split, na Croacia. Entao, eu, Tatiana, Cristina, Lucas e seu pai fomos para a estacao de trem anexa ao aeroporto, para tomar o trem expresso para a estacao central de Roma, Termini. Tivemos que esperar mais um pouco (novidade…) pois o primeiro trem do dia so’ sairia as 6:30 – era domingo, entao os trens so’ entram em funcionamento mais tarde. Embarcamos todos no trem, primeira classe, a unica opcao (que xique, ja’ cheguei esbanjando na Europa, hehehe). No caminho so’ fui me impressionando mais e mais com essa aventura que estava vivendo – muitos uaus! O pai do Lucas ja’ conhecia a cidade, entao me deu umas dicas, poise u teria apenas dois dias para (tentar) desbravar a cidade. Valeu mesmo pela ajuda!

Chegando na Termini, todos nos separamos para seus destinos: Tatiana tomou um taxi para o hotel onde suas anigas estavam, a Cristina foi pegar um trem para uma cidade no interior da Italia, onde ficaria, e Lucas e seu pai foram para a casa de um conhecido – e eu, me mandei pro meu hostel!Cristina, Eu, Tatiana e Lucas no Trem para a estacao Termini

Continua!
Abraco a todos!