*************************************************** Caros amigos e visitantes,

Bem vindos ao nosso diário. Para maiores instruções sobre como navegar pelas mensagens, leia a guia "Informações gerais sobre este blog" no rodapé desta página. Boa viagem!

For ENGLISH-READERS: come back soon to check out our english website!

Os editores

***************************************************



sábado, 12 de julho de 2008

Uma cidade mágica

Depois de horas de vôo, doença psicológica de nervoso (pois é), mala extraviada (mas já chegou, ainda bem), cheguei em Istambul. Devo admitir que a primeira noite foi assustadora... me senti só, um peixe fora d'água no meio de um monte de estrangeiros que eu não conhecia!! Tava cansada, não consegui dormir nada nos vôos.... Foram 10h20 para Londres e 3h15 para Istambul... ambos os vôos foram muito legais, o primeiro com uma seleção de filmes invejável!!! Ainda conheci um menino de Recife que sentou do meu lado.. coincidência, han?? E indo para Istambul conheci uma menina muito legal também, Esra, que me ensinou algumas palavrinhas em turco.. hehee.. que por sinal eu nunca entendo nada q os turcos falam....

Enfim... a cidade é gigantesca!!! pra ir pro centro tenho q pegar um onibus e o metro!! mas eh facil!! E sim, pessoal... a bacia é turca aqui, o banheiro eh comum para todas as meninas do Iaeste.. eles fecharam um andar pra gente! O quarto é legalzinho, tem internet de graça e lugar pra guardar tudo direitinho... mas nao tem nem ventilador, então é meio quente... ainda bem que o clima daqui é agradável, venta bastante à noite!!
Bem, deixa eu contar direito como foi meu primeiro dia!! Cheguei ontem, uma das malas não chegou, aí me atrasei... Um cara do Iaeste foi me buscar la, Mustafa. Mas a gente passou mais de uma hora pra chegar no dormitório... um onibus, depois metro e depois outro onibus... tudo longe e transito mto cheio!! Aih soh foi dar noticia na internet, tomar banho e me arrumar em 10 min e ir pra festa do Iaeste, festa típica turca.. fikei me sentindo um peixe fora dagua..hehehe.. n conhecia ninguem direito ainda... só alguns que conheci pela internet. Aí os turcos são realmente conversadores e ficam insistindo pra vc dançar.. ehehehe... e eu cansada, ne?? Mas tudo bem... A festa foi em Taksim, onde fica a Istiklal Caddesi, que eh uma rua muito movimentada e de pedestres (mas incrivelmente tem uns carros passando.. uma loucura). Aí depois que voltei fiquei meio desesperada... sei lá.. n conhecia ninguem ainda e comecei a me arrepender....
Aí acordei hoje, descansada... e conheci as meninas.. que são muito legais!! Aí como o dia hoje estava sem programações, umas resolveram ir pra cidade antiga, pra Sultanahmet!! Fui com uma menina da Croacia (Marina), uma da Hungária (Anamaria) e outra egípcia (Sara). Aih la vai a gente: um ônibus, metro, outro rapido e o que eles chamam de tramway, que eh um tipo de bonde moderno!! Aí fomos visitar o Turk Museum... e é impressionante como vc vê de todo lugar a Mesquita Azul.. é linda!!! É simplesmente mágica a cidade...
A vista da Mesquita Azul do Turk Museum

Depois fomos à Hagia Sophia, que já foi uma basílica, depois uma mesquita e agora funciona como um museu! É linda... impressionante!!! Tive que tirar mais de 50 fotos pra poder registrar tudo e tenho certeza que ainda faltou!!







Algumas fotos da Hagia Sophia
Depois andamos um bocado.. por acaso pegamos o caminho errado, e demoramos mais pra chegar.. mas chegamos ao Grand Bazaar.. eh mto legal.. tem de tudo!! Pretendo voltar la com certeza, pra olhar com mais calma!
Enfim... to aqui cansadíssima de tanto andar... E só queria mostrar mais uma coisa pra vocês, que é muito legal... Numa certa hora do dia (acho que mais de uma vez), eles chamam o povo p rezar, e fica tocando uma musica alta na cidade, eh mto legal!!! E é isso... depois conto mais das minhas aventuras aqui em Istambul... meu trabalho começa segunda e meu chefe vem me buscar aqui pra mostrar como chegar la. Bjus a todos, estou morrendo de saudades!!!!!! Tchau!!

sexta-feira, 11 de julho de 2008

É quando a luz se apaga que os ratos fazem a festa!

Hahhahah... não teria outra maneira de descrever esse post que não fosse com esse título. Meu chefe - como já havia dito - ficou fora de cena por 2 semanas. E, sim, nós, os estagiários, fizemos a festa! Hahhahaha...

Desde que cheguei aqui em Berlin as coisas não foram exatamente como eu esperava: a representante do escritório internacional da Humboldt-Universität (local que estou trabalhando) não fala inglês - e isso me custou alguns problemas. Minha moradia, como já havia dito também, fica no canto oposto da cidade-estado de Berlin - em relação ao local que estou realmente fazendo meu estágio. Por dia, apenas com transporte, perco quase 3 horas! Isso mesmo. O trajeto total (ida e volta) envolve 2 ônibus, 4 trens e 2 metrôs EM UM ÚNICO DIA. 

Fora esse problema (que estou tentando resolver), também estou com um problemaço de internet. A gente pensa "Oh, Berlin, vai ser tudo maravilhoso... é uma cidade moderna!". Tsc, tsc... problemas surgem, e você tem de saber resolve-los. A internet no meu condomínio de estudantes é feita num contrato de 3 meses, no mínimo, e ainda existe uma "taxa de instalação do software da internet". Eu vou ficar aqui por apenas 2 meses e, se quiser essa internet deles, vou ter que pagar algo como 60 Euros (só para se ter idéia: arranjei uma passagem de ida e volta para a capital da Dinamarca, Kopenhagen, por 49 Euros). Essa novela da internet tá longe de acabar...

Bem, bem... mudando de assunto um tantinm... O meu estágio na Humboldt também é completamente diferente do que eu estava esperando, hahahhah. Sou engenheiro florestal e minha área de pesquisa é análise laboratorial - mas estou na área de fitocrescimento em casa de vegetação (vulgo "Estufa"): fazer medições químicas de pH, desbastagem para maior crescimento de algumas espécies, hibridização e transformação fenotípica de flores, etc. É como colocar um advogado criminalista para trabalhar na área tributária, ou um dentista pra cuidar de gestantes. Hhehehehe... mas, tudo bem... o que importa é a experiência. 

No meu trabalho apenas o meu chefe direto (que está viajando) e mais umas 3 pessoas falam inglês. O meu alemão chulo (apesar de versátil) me salva na hora de entender algumas instruções das tarefas do dia. Mas, no meio dessa grande torre de babel, aproveitamos a ausência do chefe para fazer grandes incursões culturais.

Conheci 4 outros estudantes do IAESTE aqui na Humboldt: o mongol Enkee (pronuncía-se "In-xi-i" - que realmente vem da MONGÓLIA, hehehe), o ganês Ebbah ("É-ba") e a turca Buse ("Bu-zê"). Todos são muito animados e cada um tem sua particularidade cultural. Algumas coisas que aprendi:
1- Mongóis são fechados por natureza, e não costumam fazer muitas amizades. O Enkee não é uma exceção, hahahha. Mas ele me considera um grande amigo.
2- Os ganenses são MUITO atirados, ou então falta um pouco de desconfiômetro. O Ebbah chegou numa alemã que eu tava conversando a quase meia hora e perguntou sem qualquer cerimônia: "Pois é, eu também sou novo aqui... você poderia me mostrar a cidade, o que acha?!" Hahahhahaha
3- Turcos fazem uma especialidade mundialmente deliciosa e barata: DÖNNER. Uma mistura de tomate, alface, pepino, repolho roxo, repolho branco, cebola e cortes finíssimos de carne dentro de um pão crocante. Wow!


Ps.: Desculpa, pessoal... mas ainda estou sem como colocar alguma foto por aqui. Espero resolver isso o mais rápido possível!

Bis näschte Woche!    (Até semana que vem!)

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Cenas do Capi'tulo Anterior

Zdravo!
Hehehe, adorei os comenta'rios do post anterior, e, entao, como o pu'blico pediu, que comece o primeiro capi'tulo da novela! (dependendo do meu resultado aqui no blog, talvez me aventure com novelas, vai saber!) Me ajudem a batiza'-la, nao sou bom com nomes!

Capi'tulo 1: De Ijui' a Roma, de 10ºC a 40ºC (Parte 1/3? Ijui' a POA/Buenos Aires)

Ok, vou comecar com a(s) viagem(ns): parti de Ijui', minha cidade natal, na sexta-feira as 7 da manha, num onibus executivo. Em termos de conforto, foi a melhor parte da viagem: bancos largos, espaco para os pe's - tudo o'timo - so' um detalhe: nao tinha certeza da numeracao dos bancos, entao comprei o numero 34, pensando que estaria da metade para tra's do onibus. Na verdade eu estava... Falei do numero do meu assento para meu irmao e ele disse: 34!!?? E' la no fundao! Tu vai ser o porteiro do banheiro!

Aiai, entao deixei minha mala com o motorista, e entrei no onibus, e fui vendo os numeros dos assentos, e andando, andando no corredor, ate' achar o banco do porteiro, hehehe! A viagem foi tranquila (sem turbulencias!), so' havia uma senhora que foi umas 6 vezes no banheiro do onibus (detalhe: sao 6 horas de viagem, 450km). Ela nao devia saber que havia descarga (isso mesmo), e acho ela estava tao mal que saiam coisas pelos dois lados... Outra senhora quando abriu a porta do WC exclamou: vixe, tem que ter coragem pra entrar! Mas enfim, cheguei as 13:00 em Porto Alegre.

Almocei na rodoviaria e entao peguei um taxi para o Aeroporto. La', eu ainda tinha que esperar ate' as 17:15 para o primeiro voo, destino Buenos Aires. Enquanto matava tempo, fui na Receita Federal registrar a camera que eu levava (recomendo a todos fazer isso, para evitar problemas na volta) e tambe'm fui na Anvisa, transformar o meu certificado de vacinacao de febre amarela nacional em internacional. Eu nao necessitava desa vacina para ingressar em Montenegro, mas fiz - sempre para evitar problemas. Pore'm la' no Aeroporto Salgado Filho ha' duas reparticoes da Anvisa: fui numa, me mandaram pra outra, e da outra pra primeira, porque estavam em greve e nao podiam atender! Isso multiplicado por 2! E elas distam entre si de 250m! Que caminhada! Pra la' e pra ca' com mala e tudo! Mas enfim, consegui! E fui o u'nico, pois a ordem era pra trocar as vacinas so' pra quem realmente a necessitava, isso eram ordens do chefe - hehehe, mas eu cheguei 2 minutos antes de ele chegar, entao convencia as funcionarias a fazer o procedimento!

Nessa meia-maratona que fiz, encontrei o primeiro dos companheiros de viagem que tive, Jair, de Chiapetta, cidade vizinha a minha, e ele tambe' iria para Roma. Ale'm dessa coincidencia, dia 4 de julho fez exatos 2 meses e meia da ultima viagem internacional que fiz, para o Canada. Essa foi a primeira licao dessa viagem: voce encontra gente que ta' indo pro mesmo lugar, gente que mora perto de ti, conversa bastante, isso e' muito bom - ate' chegar em Monteenegro, tive parceiros de conversa (menos de Belgrado pra Podgorica - impossivel a comunicacao em Se'rvio - ainda).

Fiz o check-in e pedi pra ver se dava pra sentar ao lado do Jair, e deu certo. O Jair ja' estava em Porto Alegre, e convidou dois amigos dele para irem ao Aeroporto pra um u'ltimo tchau, e eu os acompanhei. Quando fomos para a fila para entrar nos portoes do aeroporto, recebemos a noti'cia de um atraso 15 minutos no voo - o primeiro de muitos! Esse atraso se cresceu, virou de uma hora, mas paciencia, isso nao iria atrasar o pro'ximo voo que eu pegaria em Buenos Aires. La' vamos no's de Aerolineas Argentinas!

Cenas do pro'ximo capi'tulo!
Olha eu e o Jair de Onibus andando por Buenos Aires! Mas..., perai', nao era pra estarmos pegando uma conexao pra Roma, sem sair do Aeroporto?!

Nao percam, no mesmo canal e no mesmo hora'rio (isso ja' nao garanto!)

E uma pre'viazinha de como andam as coisas por aqui: o clima ta' o'timo, achei esse verao mais agrada'vel que o da minha cidade; a cidade e' incri'vel que gostaria de algum dia ter a oportunidade de passar uns tempos por aqui (opa! To tendo essa chance! ehehehhe!). E outra experiencia: que sensancao maravilhosa e' essa de tu ver aqueles lugares onde voce ja' se imaginava, ver que existem, que belo e' isso! Indescriti'vel!Olha a vista do meu quarto! Da' ate' pra ver a Ponte Millenum! que incr'ivel!
Abraco a todos! E continuem comentando!
Cao!

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Sao tantas emocoes!

Ola' a todos! Desculpe a demora pra postar, aconteceram tantas coisas desde que eu peguei o onibus em minha cidade ate' chegar aqui em Montenegro! Vou ter que escrever uns 10 posts ou mais, so' pra esses dias!
Nossa, essa viagem ta' sendo um aprendizado incrivel, isso que eu so' cheguei em Montenegro ontem de noite - ja' conheci tanta gente, de tudo que e' lugar, aconteceram va'rias coincidencias, ale'm de va'rios atrasos, esperas, uma quase deportacao (isso mesmo!), mas no final ( e durante tambe'm) tudo foi divertido e valeu a pena, e como!
So' pela descricao voces ja' notaram que vao ter muito o que ler, e eu mais ainda para escrever!
Amanha comeco no trabalho, na verdade era pra ser hoje, mas fiquei retido no aeroporto. A li'ngua e' muito estranha, mas a gente da' um jeito de resolver tudo, as pessoas sao muito prestativas.
Amanha tentarei escrever sobre as viagens e tudo que aconteceu ate' chegar aqui. As fotos ficam pra depois, pois finalmente acabei de acher um CyberCafe'.
Boa sorte a todos!