*************************************************** Caros amigos e visitantes,

Bem vindos ao nosso diário. Para maiores instruções sobre como navegar pelas mensagens, leia a guia "Informações gerais sobre este blog" no rodapé desta página. Boa viagem!

For ENGLISH-READERS: come back soon to check out our english website!

Os editores

***************************************************



sábado, 12 de julho de 2008

Uma cidade mágica

Depois de horas de vôo, doença psicológica de nervoso (pois é), mala extraviada (mas já chegou, ainda bem), cheguei em Istambul. Devo admitir que a primeira noite foi assustadora... me senti só, um peixe fora d'água no meio de um monte de estrangeiros que eu não conhecia!! Tava cansada, não consegui dormir nada nos vôos.... Foram 10h20 para Londres e 3h15 para Istambul... ambos os vôos foram muito legais, o primeiro com uma seleção de filmes invejável!!! Ainda conheci um menino de Recife que sentou do meu lado.. coincidência, han?? E indo para Istambul conheci uma menina muito legal também, Esra, que me ensinou algumas palavrinhas em turco.. hehee.. que por sinal eu nunca entendo nada q os turcos falam....

Enfim... a cidade é gigantesca!!! pra ir pro centro tenho q pegar um onibus e o metro!! mas eh facil!! E sim, pessoal... a bacia é turca aqui, o banheiro eh comum para todas as meninas do Iaeste.. eles fecharam um andar pra gente! O quarto é legalzinho, tem internet de graça e lugar pra guardar tudo direitinho... mas nao tem nem ventilador, então é meio quente... ainda bem que o clima daqui é agradável, venta bastante à noite!!
Bem, deixa eu contar direito como foi meu primeiro dia!! Cheguei ontem, uma das malas não chegou, aí me atrasei... Um cara do Iaeste foi me buscar la, Mustafa. Mas a gente passou mais de uma hora pra chegar no dormitório... um onibus, depois metro e depois outro onibus... tudo longe e transito mto cheio!! Aih soh foi dar noticia na internet, tomar banho e me arrumar em 10 min e ir pra festa do Iaeste, festa típica turca.. fikei me sentindo um peixe fora dagua..hehehe.. n conhecia ninguem direito ainda... só alguns que conheci pela internet. Aí os turcos são realmente conversadores e ficam insistindo pra vc dançar.. ehehehe... e eu cansada, ne?? Mas tudo bem... A festa foi em Taksim, onde fica a Istiklal Caddesi, que eh uma rua muito movimentada e de pedestres (mas incrivelmente tem uns carros passando.. uma loucura). Aí depois que voltei fiquei meio desesperada... sei lá.. n conhecia ninguem ainda e comecei a me arrepender....
Aí acordei hoje, descansada... e conheci as meninas.. que são muito legais!! Aí como o dia hoje estava sem programações, umas resolveram ir pra cidade antiga, pra Sultanahmet!! Fui com uma menina da Croacia (Marina), uma da Hungária (Anamaria) e outra egípcia (Sara). Aih la vai a gente: um ônibus, metro, outro rapido e o que eles chamam de tramway, que eh um tipo de bonde moderno!! Aí fomos visitar o Turk Museum... e é impressionante como vc vê de todo lugar a Mesquita Azul.. é linda!!! É simplesmente mágica a cidade...
A vista da Mesquita Azul do Turk Museum

Depois fomos à Hagia Sophia, que já foi uma basílica, depois uma mesquita e agora funciona como um museu! É linda... impressionante!!! Tive que tirar mais de 50 fotos pra poder registrar tudo e tenho certeza que ainda faltou!!







Algumas fotos da Hagia Sophia
Depois andamos um bocado.. por acaso pegamos o caminho errado, e demoramos mais pra chegar.. mas chegamos ao Grand Bazaar.. eh mto legal.. tem de tudo!! Pretendo voltar la com certeza, pra olhar com mais calma!
Enfim... to aqui cansadíssima de tanto andar... E só queria mostrar mais uma coisa pra vocês, que é muito legal... Numa certa hora do dia (acho que mais de uma vez), eles chamam o povo p rezar, e fica tocando uma musica alta na cidade, eh mto legal!!! E é isso... depois conto mais das minhas aventuras aqui em Istambul... meu trabalho começa segunda e meu chefe vem me buscar aqui pra mostrar como chegar la. Bjus a todos, estou morrendo de saudades!!!!!! Tchau!!

6 comentários:

Nati disse...

eita ju, tu fez como com tua mala?? chegou no mesmo dia foi??
menina... esse video que vc colocou no final é muito bom!!!
Parece aquele video do youtube "tonico com guarana" EMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
EMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
ta foi mal, ninguem vai entender mesmo ne?? hauahuahauah
entrem no youtube e coloquem tônico com guaraná. a musiquinha é igual!
bjaoooo juuuuuuuuuuuuu
:**

Isabele disse...

Ju, muito legais as fotos, istambul deve ser demaiss!!!
Essa sensação de "peixe fora d'água" deve ser horrível, tenho ctza q tbm passarei por isto na china... mas força pq tenho ctza que vai dar tdo certo para todos!!
beijão, até o próximo post!!!

Unknown disse...

Juhhhhh amei as fotos!!!!ai é mesmo lindo e com certeza lhe trará experiências maravilhosas!!!!!adorei o blog...q assim a gte aki se mantém atualizado das notícias!!!hauahuahuahuhau
e não se aperreie nãoooo.....se sentir um peixe fora d'água é coisa do início.....vc não conhece ninguem ainda mas com o tempo tenho certeza q vai se enturmar com o povo por ai e fazer muitas novas amizades!!!!!
já vi q vc jah andou bastante por ai e estou feliz de ver q está aproveitando muito!!!continue assim!!!
siimm....e boa sorte no seu 1 dia de trabalho!!!!!com certeza o pessoal vai lhe adorar!!!!hauahuahuahuha
bjoooosssss

João Victor disse...

Minha linda, ainda bem que deu tudo certo no final com sua mala!
foi muito bom falar com vc ontem à noite, pra matar um pouco a saudade!
Mande notícias de como vc está no estágio, se está sendo bem tratada, se está trabalhando muito etc.
Um beijo enorme, minha fofa!
=****

Rafael disse...

Malas, malas... sempre elas sumindo por ai! As minhas também sumiram entre Paris e Berlin, hehehehe... mas também as recuperei no dia seguinte.

Bjao pra vc, Ju! E ótima estadia em Istambul!

Maurício Secchi disse...

Que bom que esta' gostando de tudo ai' Juliana! Acho que quem embarca numa aventura dessas tem uma mente bem aberta para absorver todas essas coisas e tambem para passar por tudo isso e nao desistir no meio caminho.
Tambe'm tive uns minutos de peixe fora d'a'gua, mas sinto que ja' estou diferente do que era quando parti - muito diferente.
Continuemos com os posts!
Boa sorte pra no'is!