*************************************************** Caros amigos e visitantes,

Bem vindos ao nosso diário. Para maiores instruções sobre como navegar pelas mensagens, leia a guia "Informações gerais sobre este blog" no rodapé desta página. Boa viagem!

For ENGLISH-READERS: come back soon to check out our english website!

Os editores

***************************************************



sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Uma recepção maravilhosa!

Olá a todos!!!!
Essa semana comecei no estágio (era pra ter começado sexta passada, mas o pessoal lá achou melhor deixar pra segunda) e tenho que dizer: estou ADORANDO!

Estou fazendo estágio em um instituto de pesquisa em tintas, que fica em uma universidade aqui em Krefeld. Escolhi a vaga porque realmente me interesso muito pela área, até tinha feito um curso no Brasil durante a graduação. Estou sentindo que essa experiência aqui ainda vai me render muito, porque os professores responsáveis pelo instituto são autoridades no assunto, e me aproveito disso pra esclarecer todas as dúvidas que trouxe na bagagem!!!

O mais legal de tudo é que, apesar de os professores serem Herr-Prof-Doctor, eles são extremamente simpáticos e atenciosos comigo. Um deles inclusive passou um dia inteiro me acompanhando, explicando algumas análises que são feitas. Outro também muito atencioso, até me emprestou sua bicicleta, já que a minha casa fica a 30 minutos a pé do trabalho. Eu estava indo a pé sem problemas, mas já que ele quis me emprestar, gostei muito, também porque posso passear pela cidade com ela. Resumindo: são gente finíssima! Todos lá são ótimos e me tratam tão bem que às vezes eu fico até sem graça, hehe!

Bom, desfocando um pouco do trabalho... domingo fui dar uma volta por uns bairros distantes aqui da cidade, e muito bonitos também. Tive azar de ter chegado no jardim botânico quando já estava fechado, depois das 18:00, mas assim que der um tempo vou lá e tiro fotos.

Uma coisa que pode parecer simples mas achei muito legal de ver foram a Maibaum do bairro Linn e a do bairro Oppum. A Maibaum é uma árvore artesanal com placas ou desenhos que representam o comércio, artesanato, comidas, ou seja, as principais atividades locais. A tradição de alçar a Maibaum vem do Século XVI e representa para as comunidades um símbolo de organização e união. É uma tradição mais comum nos estados da Baviera, Baden e no oeste da Alemanha. O ritual da Maibaum envolve também outras coisas, mas não vou me estender muito. Enfim, como já tinha estudado um pouquinho sobre isso nas minhas aulas de alemão, ver uma foi bem legal. É por essas e outras que acho que fica mais interessante conhecer a cidade ou o local quando já se conhece pelo menos um pouco da sua história ou cultura.
bdb
adfbd
Der Maibaum: A tradicional árvore de maio
btu bhy
dwefe

Burg Linn
hfgnhffsfdf

Casas do bairro Linn
dntyuty
Por enquanto é isso! Ah, estou indo pra Berlim essa madrugada, então semana que vem terei coisas interessantes pra contar!

Bis bald. [Até Logo]

Tschüss. [Tchau]

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

¡Los brasileños son muy buena onda!

Olá
A frase acima é a que mais escuto aqui em Bernal.
Ontem conheci meu lugar de trabalho. Trabalharei (a partir da semana que vem) na produçao de um produto chamado Super Sopa, sao sopas enlatadas concentradas. Meu trabalho sera otimizar a produçao pois os equipamentos da planta sao bem antigos e com isso o tempo de processo é longo, gasta-se muita agua e etc. Além disso, vamos desenvolver um novo produto que sera exportado para a Espanha.
Meu chefe Juan parece ser bem legal, fala espanhol muito mas muito rapido, mas consigo entendê-lo bem. Ontem conheci 2 brasileiros que vao cursar algumas disciplinas aqui na universidade e estagiar na Super Sopa também. Hoje chegam outros intercambistas de diversos paises, nos conheceremos semana que vem no almoço de ¡Bienvenidos!.

Entrada da Universidad Nacional de Quilmes

Centro de Estudiantes de Ciencia y Tecnología


A foto acima é um memorial em homenagem aos desaparecidos do golpe de 24 de março de 1976 (durante a época da ditadura argentina de 1976-19883) no campus da Universidad Nacional de Quilmes aqui en Bernal. fica bem na entrada do Campus e todos os anos essa data é relembrada.
Essa semana provei as famosos empanadas e um alfajor totalmente diferente do que conhecemos(nao era o famoso Havanna), son riquisimos, como dizem por aqui.
Ah! Outro dias as meninas da casa me disseram que tinham cd de musicas brasileiras,quando colocarao o cd eu morri de rir...rsrsrs...era musica do gera samba(segura o tchan, amarre o tchan...hahahaha), depois foi terra samba(nada mal curtir o terra samba nao é nada mal...hahaha) e dai pra pior......NAOOOOOOOO!!!!!! Na hora coloquei as musicas mil vezes mais recentes que estavam no meu ipod, elas adorarao Ivete Sangalo,menos mal né....hehehehe. No jantar brasileiro que fazeremos, so tocara isso...hahaha

Carola, Yanina y Yo (faltou a Vane)
Esse final de semana devo conhecer várias pessoas daqui da argentina, porque as meninas da casa falarao para seus amigos que tem uma brasileira morando com elas e todos querem me conhecer, alguns ligam aqui so pra me dizer, ¡Hola!¿qué tal?. A recepçao tem sido bastante calorosa. Fora a nova lista de amigos do msn....hehehe
Por enquanto é isso....
Hasta luego
Besitos

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Quando é que a ficha vai cair?

Oi gente!! Meu nome é Isabele, tenho 22 anos, moro em Curitiba e estou no 5o ano de Arquitetura e Urbanismo. Sempre tive vontade de viajar, conhecer, e sempre tive na minha cabeça que até o final da faculdade eu iria fazer alguma coisa fora, e meu plano para este ano era ir para Barcelona estudar 1 semestre na faculdade e fazer estágio num escritório de arquitetura lá... eu já tinha o contato, estava preparando os papéis, até que um dia, meio a tôa na internet descobri um tal de iaeste e resolvi dar uma passada na CI ver como funcionava para participar ano que vem.
Era o penúltimo dia para as inscrições, me mostraram algumas vagas que ainda tinham e quando vi "China" meus olhos brilharam hehe tinham algumas opções para Europa, mas por poucos meses. Se eu fosse trancar a faculdade teria que ser por um ano, portanto preferi algo mais extenso. Ok, ainda dava tempo, minha mãe tinha ido comigo e tinha gostado da idéia, afinal ano passado conheci uns estudantes de arquitetura chineses e confesso que fiquei babaaando nos métodos, conceitos deles... O problema era: convencer meus pais (pai e "paidrastro" hehe), nem preciso dizer que ambos disseram: não!! eles não sabiam como funcionava e disseram que eu não iria pro outro lado do mundo só pq tinha achado um "anúncio no jornal" hahaha meu pai já foi pra china e falou que eu nunca ia me adaptar, tdo muuito diferente. Depois de muitos argumentos do tipo: a hora de fazer isso é agora, a oportunidade apareceu não quero perder, etc etc etc eles concordaram. Mandei a papelada e fiquei esperando, e a resposta não chegava... Surgiu na minha faculdade uma oportunidade de ir pra bordeaux passar 1 semestre estudando, fiquei com mta vontade e estava com medo de não ser aceita na china... e demorou.... até que um dia resolvi: vou me inscrever pra bordeaux, afinal era praticamente certo e eu tinha um prazo. Entei no meu e-mail para mandar a incrição e tinha uma nova msg da minha consultora da CI: "Chegou sua aceitação da China!". Fiquei mto mtooo feliz, comecei as aulas de mandarim (absurdamente difícil) e todos os preparativos...
Agora falta menos de uma semana para o meu embarque, todos me perguntam se estou nervosa, ansiosa e a minha resposta é "não", e o motivo é simples: minha ficha não caiu haha e estou achando que só vai cair quando eu estiver embarcando, dando tchau pra família... ou quando eu chegar lá hehe serão praticamente 2 dias de viagem, Curitiba - São Paulo - Johanesburg - Hong Kong - Shanghai - Changzhou... O pessoal do iaeste de lá é bem atencioso, cada intercambista tem um "padrinho/a", a minha se chama Louise ela vai me buscar no aeroporto, me levar até a estação de tem em shanghai para eu ir rumo à minha cidade!
Quando conto que vou pasar 8 meses na China todo mundo fala: "vc é louca?" talvez... mas com certeza vai ser a melhor experiência da minha vida!!
Bom, vou ficando por aqui, provavelmente meu próximo post será do oriente hehe
Beijos a todos!!!

Cidades que visitarei Fazendo meu mochilao pela Zoropa


Nossa Rafael, adorei tanto sua ideia, que vou imitar hehehehe. O problema que o meu mapa nao ficou tao profissional quanto o seu, mas acho que vai dar para entender...




  • Gent, Belgica--------------Amsterdam, Holanda Gent, Belgica 2/08-----3/08
  • Gent, Belgica----------Luxemburgo, Luxemburgo Gent, Belgica 8/08-----10/08
  • Gent, Belgica--------------Paris, Franca Gent, Belgica 15/08----17/08
  • Gent, Belgica--------------Brugges, Belgica Gent, Belgica 22/08----24/08
  • Gent, Belgica--------------Bruxelas, Belgica 29/08----01/09
  • Bruxelas, Belgica-----------Veneza, Italia 01/09----02/09
  • Veneza, Italia--------------Milao, Italia 02/09----04/09
  • Milao, Italia----------------Roma, Italia 04/09----07/09
  • Roma, Italia----------------Barcelona,Espanha 07/09-----18/09
  • Barcelona,Espanha-------- Stocolmo, Suecia 18/09----20/09
  • Stocolmo, Suecia ----------Berlim,Alemanha 20/09------26/09
  • Berlim, Alemanha----------Munique, Alemanha (Oktoberfest hehe)------26/09-----30/09
  • Munich, Alemanha-------Praga, RepublicaTcheca 30/09-----06/10
  • Praga, Republica Tcheca----Cracovia,Polonia 07/10-----13/10
  • Cracovia, Polonia-----------Budapeste,Hungria 14/10-----16/10
  • Budapeste, Hungria--------Vienna,Austria 16/10-----18/10
  • Vienna, Austria-------------Bratislava,Eslovaquia 18/10-----19/10
  • Bratislava, Eslovaquia------Londres,Inglaterra 19/10-----12/02
  • Londres, Inglaterra-------- Dublin, Irlanda Londres, Inglaterra ? ?
  • Londres, Inglaterra-------- Edimburgo ou Glasgow, Escocia Londres, Inglaterra ? ?

Todos estao convidados se quiserem viajar comigo... Abracos

terça-feira, 5 de agosto de 2008

A SUPERVOLTA dos que (ainda) não foram!

Opa, só pra atualizar a "Supervolta" de setembro (logo após o estágio aqui na Alemanha):

Projeto "Supervolta": anybody wanna join me?

  1. 1. Saída de Berlin (Alemanha): 1/set
  2. 2. Warzsawa ("Varsóvia", Polônia): 1-3/set
  3. 3. Kraków ("Cracóvia", Polônia): 3-5/set
  4. 4. Praha ("Praga", Rep. Tcheca): 5-9/set
  5. 5. Wien ("Viena", Áustria): 9-11/set
  6. 6. Bratslav ("Bratislava", Eslováquia): 11-12/set
  7. 7. Budapest (Hungria): 12-14/set
  8. 8. Stockholm (Suécia): 14-16/set
  9. 9. Paris (França): 16-20/set
  10. 10. København ("Copenhague", Dinamarca): 22-24/set

Se alguém estiver pelo caminho e/ou se quiser adentrar na Supervolta, basta entrar em contato! Seria mto bom ter companhias nas viagens!

Abração e até logo!

Let the game begin

Oi pessoal! depois de uma longa jornada ate Leoben, eis que cheguei. Nao tive nenhum problema no caminho, alias, somente na estacao de trem em Bruck an der Mur, onde deveria trocar de trem para Leoben que nao estava achando a plataforma e tive problemas para conversar com um funcionario da estacao.... hehe... mas nada que nao solucionasse rapidamente.
Enfim, cheguei na estacao de Leoben, debaixo de uma chuva forte... tentei ligar para o responsavel do iaeste, que me pegaria na estacao, mas nao consegui... entao fui a pe... hauhauha.... 500m, mas o suficiente para chegar completamente molhado no meu dorm. Bom, depois de acertar contrato de locacao, liguei para esse responsavel do iaeste, para avisar que cheguei e que estava tudo bem. Foi entao que fui convidado a sair com ele, pra tomar umas cervejas e conhecer a cidade. Adorei! Muita cerveja, em copos enormes, muita conversa... um pessoal muito educado, realmente adorei o lugar e as pessoas que conheci ate agora. E ja tenho minha ambicao da viagem: aprender alemao, com sotaque e expressoes proprias da Austria. =)

Main Square, bem proximo do meu dormitorio

Bom, ainda estou sem acesso a internet no meu dorm, mas assim que tiver eu posto algumas coisas... fiz um video no meu dorm, imitando o Rafael... hehe... a outro enquanto esperava o trem em Bruck an der Mur. Posto depois.



PS.: desculpem a falta de acentuacao, o teclado aqui eh diferente.. hauahu... eu corrijo isso mais tarde.

abracos

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Trip to Amsterdam

Olá a todos, esse fds fui conhecer a capital mundial do sexo e drogas e festas. Saímos de Gent, na Bélgica de trem, a passgem ida e volta de trem saiu uns 80 euros, achei meio caro, mas não achei outra opção mais barata. Nossa viagem demorou umas 3 horas, com troca de trem em Antwerp, uma cidade aqui do interior da Bélgica.

Como essa viagem foi meio desorganizada, e nenhum pessoal do iaeste local , pode nos acompanhar na viagem, tivemos que resolver tudo sozinho.

Como estava muito em cima da hora, não encontramos nenhum albergue que prestasse, e o mais barato que a gente achou foi 30 euros a noite, e este mesmo albergue estava sendo muito criticado, pela limpeza, má-localização e tudo que eu um turista não procurava. esse albergue tinha; fim da estoria, fomos acampar em amsterdam, o pessoal do iaeste nos emprestou duas barracas e alguns sacos de dormir.

O camping ficava a uma distância de mais ou menos 20 minutos do centro da cidade, compramos um passe de 7 euros qe nos dava direito de andar num período de 24 horas em todos os meios de trasporte da cidade: bonde, ônibus e metrô.

Fizemos um passeio pelas ruas da cidade, tirando foto, e conhecendo a cidade, a tardinha fomos visitar o famoso cofeeshop (lugar aonde se vende maconha legalmente em Amserdam). O ambiente é meio pesado... para comprar tanto "weed"(maconha) quanto as bebidas vc tem que ir pessoalmente no balcão. Dentro dos cofeeshops, é proibida o consumo e venda de bebida alcóoloca, só vende sucos, vitaminas, smothies, e cerveja sem álcool. Um dos meninos o Croata Felip, experimentou um daqueles "Space Cake" e ficou meio doidão.
Preços: Cigarro pure weed:8,5 euros
space cake: 6 euros
crazy muffins:8 euros
suco de laranja:2,50 euro

Depois do cofeeshop, fomos conhecer a famosa região da Red Ligth District. É algo indiscritível... É uma rua, onde passa um rio na frente, e dos dois lados tem inúmeras vitrines ondes as mulheres da vida ficam te chamando para vc fazer... vcs sabem o que né? Diferente do que eu pensava são mulheres muito bonitas, tem pra todos os gostos, loiras, ruivas, gordinhas, magras, malhadas, santinha, devassa, enfermeira, policial uahuahau, chegava a ser engraçado. O ruim de lah, é que ficam uns caras muito estranhos nas esquinas, te chamando e falando no seu ouvido. Do you want marijuana, cocaine, crack, ecstasy, enfim, é um pouco barra pesada o lugar, sugiro tomar um pouco de cuidado.

Depois fomos beber e conversar num pub na red ligth district mesmo. Depois de algumas horas, alguns ficaram cansados e foram embora mais cedo, mas como eu queria conhecer a cidade melhor, fiquei e depois do bar fomos para uma boate na red ligth (ainda bem que não pagava para entrar), dançamos umas 3 horas, e depois de estarmos mortos de cansaço, voltamos para nosso acampamento.

No dia seguinte, demos mais voltas pela cidade, e fomos no museu Van Gogh, pois um menino do grupo queria muito ir. Pagamos 12,50 cada um para entrar, muito caro para um museu, e eu como não dou muito valor a esse tipo de arte, achei que foi desperdício de dinheiro esse museu. Um monte de quadros de Van Gogh, tipo muitos, mas de 100, mas tudo meio sem graça, nada que vc diga, nossa olha esse quadro que demais, não... tudo muito simples.

Depois de mais voltas pela cidade pegamos nosso trem de volta para Gent, afinal tudo que é bom dura pouco heheheh.

Semana que vem , estou pretendendo ir para Luxemburgo, um país não muito badalado pelos turistas, mas dizem ser lindo. Semana que vem posto sobre a viagem para Luxemburgo



alhô, efendim??

Merhaba, nasılsınız?? (Oi, como vcs estao??)
iyiyim (eu estou bem)

Deixando o turco de lado... essa semana foi assim uma correria soh!! Primeiro muita gente foi e ta indo embora esses dias, entao foi uma serie de despedidas... Amigos queridos que nao deveriam nunca ir embora, e que nunca serão esquecidos!!! Entao... terça resolvi fazer programa light e fui p cine... como batman estava lotado, acabei assistindo MAMMA MIA, o q me deu mais vontade ainda de ir conhecer a grecia (e como conheci umas 5 meninas gregas aqui, esse sonho ta mto perto de se realizar!!). Na quarta e quinta foram as despedidas... eu e Inaise fomos parar do ooooooutro lado da cidade (nao no outro continente, mas quase no mar negro... longe que soh), mas valeu a pena!! Ficamos conversando na beira do Bosforo ate tarde... a vista como sempre linda....

Na sexta no trabalho, fui com minha chefe e o pessoal do escritorio à CaddeBostan (siiiiiiim eh esse mesmo o nome), que fica na margem do Mar de Marmara... a vista eh simplesmente maravilhosa, e da pra ver as Ilhas!!! Fomos tambem visitar uma obra que eles tao fazendo q ta xeia de bronca... e de noite, aquela mesma programação... taksim!!! Como sempre mmmto legal!!!

Sabado acordamos toodos cansados e fomos reservar nossa viagem p Capadocia (sim, agora vamos mesmo na sexta feira :D)... tudo beeeeeem, fizemos um mega tour pelas agencias turisticas ate achar o melhor preço... e aí se foram 5 horas do nosso dia!! Depois, fomos passear um pouco pela Istiklal Caddesi, compramos algumas besteirinhas (aaai amo acessorios) e fomos p mesmo Nargile Cafe da semana passada... com os pufes... aaai q confortavel!! De la fomos p uma boate, que como a maioria, fica no terraço, no ultimo andar!!! eh sensacional!!! As musicas variam de rock, a latina, a turca... e o melhor.. a entrada FREE!!! A maioria das boates sao de graça... e boas!!! :D

Já no domingo, apesar do cansaço, tinhamos que fazer passeios turisticos, ne?? Depois de uma tarde perdida em agencias de turismo, resolvemos aproveitar!! O programa foi mais uma vez ir a Sultanahmet.. mas dessa vez, ENTRAR NA MESQUITA AZUL!!! Devo admitir, a Hagia Sophia me impressionou mais, mas os azulejos, a tonalidade azul... eh lindo!! E a entrada tambem eh de graça, mas temos que ir de calça ou saia comprida e cobrir os ombros, alem de nao poder entrar de sapato. La, conhecemos um casal de brasileiros que ta morando em Moscou e veio visitar a cidade.. foi muito legal, demos varias dicas a eles!!! E foram os primeiros brasileiros que vi aqui como turistas!!! E tambem devo admitir, acho que nunca vi tanto turista junto na minha vida quanto ontem... hehehe... era japones, espanhol e ate portugues!!! Pelo menos em Sultanahmet todos falam ingles, por ser um bairro turistico!!

Entao, depois da mesquita azul, fomos na basilica cisterna.... eh simplesmente MARAVILHOSO... que lugar lindo!!! e escondido no subterraneo da cidade... la vimos as duas medusas... mto legal!!

De la, fomos à torre de Galata...por um minuto pensei.. ai naaao la vem mais escadas!!! Mas naaaao, tem ELEVADOR!!! :D preciso dizer que fiquei feliz?? minhas pernas ja n aguentam mais tanta rampa, escada, bacia turca.... ahuahuahauhaa....

Enfim, subimos de elevador ate o topo da torre... 360 graus de Istambul... lindo lindo lindo!!! E depois ninguem aguentava mais e voltamos pros dormitorios...

e hoje....... acordei parecendo uma morta viva.. ninguem merece tanto cansaço!! Mas graças a deus tem uma cama maravilhosa no jardim do meu trabalho e pude dormir um pouco!!! O pessoal como sempre muito legal e preocupado!!! E amanha, mais duas amiguinhas vao embora :(... com certeza a pior parte, se despedir!!

Entao eh isso... arranjando mais um tempinho pra atualizar vocês, e indo dormir pra poder descansar finalmente!!! Desse jeito vo acabar ficando doente... hehehehe...

Beijo grande a todos!! sexta estarei a caminho de Capadocia!!!!!
Güle güle!!
PS: o titulo da postagem se deve a maneira como os turcos atendem o telefone... eh mto engraçado!!! Alhô, efendim? (detalhe que efendim no meu dicionario quer dizer: sim, senhor?? ou "I beg you a pardon??")
CaddeBostan
Dentro da Mesquita Azul
Fora da Mesquita Azul
Basilica Cistern... lindo!!!
Medusa

Torre de Galata
E as vistas da Torre de Galata

¡Holaaaa!¿Qué tal?

Oie
Meu nome é Élida, sou formada em Engenharia de Alimentos e cheguei ontem na Argentina para um estágio de 2 meses na Universidad Nacional de Quilmes.
Bom, quando me inscrevi pensei: ah! mas a Argentina é aqui do lado...mas a vaga é sensacional e para minha surpresa tudo esta sendo!
A viagem foi super tranquila,e muito rápida, como vim pela companhia British Airways tinha muitos londrinos e alguns argentinos voltando de londres, ou seja, virou uma mistura de espanhol e inglês. Conheci uma menina de Londres que veio estudar Marketing em uma faculdade daqui.
Bom, estou vivendo em Bernal,fica a mais ou menos 45 minutos(de onibus) de Buenos Aires, moro praticamente do lado do meu trabalho em uma casa de estudantes com mais três meninas: Yanina(diz Shanina), Vanessa(Vane) e Carola (Caro) e cada uma mora em uma provincia perto daqui. As meninas sao muito legais, estavam super ansiosas com a minha chegada, quando ficarao sabendo que eu vinha escreveram na tela do computador: una brasileña..brasil..brasil!!!!!!! rsrsrs...O nome da republica: "La jaula de las locas".
Vanessa é super falante e agita, ontem mesmo criou um roteiro com todos os lugares que tenho que conhecer tanto em Buenos Aires e outros lados da Argentina.
Como duas delas estudam Comércio Exterior, estao fazendo cursos de inglês e português, entao quando conversamos vai um pouco de cada...rsrsrs..esta bem legal.
Ontem Yanina me levou na capital(Buenos Aires) fomos na Feria de Francia e depois no Cemiterio Recoleta(onde ficam os tumulos de pessoas conhecidas da Argentina), muito legal. Provei as famosas empanadas argentinas que sao divinas e depois um capuccino maravilhoso....¡ah! e tambem provei o famoso matte que os argentinos bebem toda hora.
O trabalho mesmo só comeca na semana que vem, amanha conheco o coordenador do curso de engenharia de alimentos daqui e meu chefe da planta onde vou trabalhar. E depois segundo o roteiro da Vanessa vamos passear...
Por enquanto é isso,
¡esta muito friooooooo!
Saludos
Besitos

domingo, 3 de agosto de 2008

Hier gehe ich, Österreich

Bom pessoal, primeiramente me apresentando... sou o Leonardo, 22 anos, estudante de engenharia elétrica (aliás, da mesma turma que o Pedro Ivo, o correspondente da Bélgica). Agora já é quase meio dia, meu voo sai as 16h. Estou a mil por hora..... a sensação é realmente indescritível.... da um nervosismo e ao mesmo tempo uma vontade chegar por lá e explorar tudo, Mas, enfim, estou indo para a Áustria, para a cidade de Leoben, fazer um estágio de 1 ano de duração!!!!
Posto mais quando chegar por lá, ou mesmo do aeroporto de Madrid, porque agora estou meio sem palavras, com dificuldade de pensar em algo para escrever.



Acho que agora tudo que consigo dizer se resume a isso: Hier gehe ich, Österreich!

abraços,

A GRANDE volta dos que (ainda) não foram!

É isso ae, galeraaaa! A pouco menos de 1 mês para o final do meu estágio aqui em Berlin, é começada a hora de preparar-se para a viagem pós-intercâmbio!!! E, como já era de se esperar, planejar uma viagem barata, longa e diversificada é um verdadeiro exercício de paciência e pesquisa!

Meu objetivo desde antes de sair do Brasil era de conhecer o leste europeu. Como já tinha vindo para o programa IAESTE 2007 aqui também para a Alemanha, já tinha cumprido a visita para as cidades ditas "imperdíveis": Roma, Venezia, London, München e Amsterdam. Assim, sobrando um "tempo" para outros destinos, resolvi focar em cidades do leste mesmo.

Ainda no Brasil, fiz a pesquisa de passes de trem pelo leste europeu, e encontrei um ótimo ticket: EUROPEAN EAST PASS (vou usa-lo entre 5 cidades). Compra-lo pela CI é muito mais barato que compra-lo por aqui, na Europa. Assim, garantido os tickets de trem (€163.00), comecei a batalha dos tickets aéreos para as outras regiões que queria viajar. Para explicar melhor, vou explicar meu roteiro - saindo de Berlin no dia 01/Set e voltando dia 20/Set:

Warzsawa (Polônia): 1-3/set
Kraków (Polônia): 3-5/set
Praha (Rep. Tcheca): 5-9/set
Wien (Áustria): 9-11/set
Bratslav (Eslováquia): 11-12/set
Budapest (Hungria): 12-14/set
Stockholm (Suécia): 14-16/set
Paris (França): 16-20/set

Planejar uma viagem de 20 dias como essa (tendo em vista um orçamento apertado de estudante, ehheheh) é uma verdadeira batalha. Uma batalha com vitória, claro. Os tickets aereos (dos trechos Budapest-Stockholm, Stockholm-Paris e Paris-Berlin foram conseguidos pelo site www.skyscanner.com - um dos melhores sites de busca de passagens de baixo custo) TEM que ser baratos, ou então inviabilizariam as cidades pretendidas. É tudo uma questão de pesquisar bastante os dias mais baratos, os trechos mais baratos e as cias mais baratas. Uma batalha dura, mas com glória no final!

Depois disso, ainda vem a segunda parte da batalha: reserva de albergues (para evitar pegar um albergue mal localizado, caro demais ou que simplesmente já esteja lotado!). Isso, no entanto, não é tão difícil. Basta ter um cartão de crédito e fazer uma seleção no albergue que mais lhe agradar. Uma sugestão de site para reserva de albergues é o www.hostelbookers.com, que não cobra taxa para reservar (apenas cobra um adiantamento de 10% do valor total da diária).

Planejar com antecedência é muito importante. O valor de uma passagem de Budapest para Stockholm, por exemplo, pode variar de apenas €10.00 (que foi o que paguei, com 2 meses de antecedência do vôo) até €140.00 (que é o que alguém pagará se decidir comprar a passagem a 2 semanas da partida). E isso acontece em todos os trechos, então, fiquem atentos e "SAVE MONEY"!

Guia rápido do mochileiro:
1- Definir a data de início e fim da "volta"
2- Definir as cidades de destino com base nos valores das passagens (preferências devem ser levadas em conta, claro... vc não precisa ir para a Latívia só pq tá barato, ehhehe)
3- Comprar (via internet) todos os tickets de transporte (trens, avião, barco)
4- Reservar (via internet) todos os albergues (levar em consideração a localização na cidade, preço...)
5- Viajar!


Comentando os comentários da última postagem:

1- Leonardo, o teu amigo Igor está trabalhando na Universidade Livre (FU) ou na Universidade Humboldt (HU) aqui em Berlin? Me responde assim que vc souber, pois se ele tiver caido na HU o cara deve estar morrendo de tédio por aqui, pois o LC da HU (que é o que eu infelizmente caí...) é muito desorganizado. Daí eu posso entrar em contato com ele pra dar umas dicas e tal. Vi um cara com jeito de brasileiro perambulando lá na área dos estagiários da HU na semana passada, talvez seja ele mesmo, heheheh.

2- Assisnez, assim como muito bem respondeu a Ju, você só precisa se garantir no inglês mesmo. No entanto, uma noção (ainda que básica) da língua local é uma boa pedida.


Um abração para todos!

Guten Reisen! (Boa viagem!)

Chegada

Olá pessoal!
Cheguei na quarta-feira em Krefeld. Tive muita sorte na chegada, pois os vôos não atrasaram, a bagagem chegou direitinho, e n tive problemas na imigração, que era o meu maior medo. Estou morando com uma menina chinesa, a Chen, em um ap que é tipo uma república, tem vários quartos, uma cozinha e um banheiro.

Meu quarto: Simplesinho mas simpático.


Meu estágio deveria ter começado na sexta, mas acabou ficando pra segunda, pois o meu orientador está viajando. Assim, estou aproveitando esses primeiros dias pra conhecer melhor a cidade e me instalar.
A cidade é grandinha, tem aproximadamente 240 mil habitantes, e muitos imigrantes turcos e asiáticos. Digo muitos mesmo.
Aconteceu algo bem peculiar na quinta e depois na sexta-feira. Fui numa loja de eletrônicos comprar um cabo pra adaptar o pc nas tomadas daqui, e como não estou muito afiada no alemão, falei em inglês mesmo com um vendedor. Chamei, e ele simplesmente começou a andar... e apertou o passo... hehe... e quando ele parou pra conversar com outro cara, perguntei o que eu queria, em alemão, e depois acabei complementando em inglês, e ele me disse que não entendia. Tudo bem.

Só que na sexta voltei na mesma loja pra trocar um outro cabo que tinha comprado, e dessa vez, uma vendedora usou outra estratégia pra fugir de mim: disse pra eu deixar o cabo que eu tinha comprado na sessão dele. Achei estranho, mas deixei. Quando voltei percebi a intenção, ela tinha sumido. Sumiu mesmo, não achei mais ela. Então contei o que tinha acontecido pra outra vendedora, que ficou de cara (brava) e disse que ela tinha feito isso porque não sabia inglês. Faz parte. Falta minha não falar alemão.

Andei um pouco pela cidade e tirei algumas fotos, mas sei que tem alguns lugares legais que ainda não conheço.
hrsth
Não pude deixar de registrar: Estacionamento para cães
dtyn
nrtn
St. Martin Kirche
hrthsrth
rhr
Krefelder Rathaus [Prefeitura da cidade]
hrthsrt
tjeyj
Kaiser Whilhelm Museum
rthrth
Por enquanto é isso, hoje vou aproveitar o tempo razoavelmente bom pra ir no jardim botânico da cidade. Até a próxima então.

Bis Bald. [Até logo]