*************************************************** Caros amigos e visitantes,

Bem vindos ao nosso diário. Para maiores instruções sobre como navegar pelas mensagens, leia a guia "Informações gerais sobre este blog" no rodapé desta página. Boa viagem!

For ENGLISH-READERS: come back soon to check out our english website!

Os editores

***************************************************



sábado, 19 de julho de 2008

Bélgica


Olá meu nome é Pedro Ivo, estou cursando o quarto ano de engenharia elétrica na Unicamp, e fui aceito para um estágio na pequena cidade de Ghent perto de Bruxelas, para estudar e trabalhar com a geometria dos fótons na Universidade de Ghent.
Esse é o meu primeiro post, aqui no blog, e espero que vocês gostem.
Agora são exatamente 3:13 da madrugada de setxa, e meu voo é no domingo, e estou aqui tão nervoso que não consigo fazer a mala direito, e nem dormir tranquilo. Estou imaginando as dificuldades que eu vou passar nesse estágio... tanto dificuldades quanto ao assunto, que eu nunca estudei, quanto a comunicação, visto que não falo nada da língua deles (flamengo). A bélgica é composta principalmente por duas regiões, os Flandres, ao norte de Bruxelas, que fala Flamengo, uma língua muito parecida com o holandês, que eu também não conheço, e tem a parte Francesa, mais ao sul de bruxelas.
Saio do Rio de Janeiro no domingo a noite, faço escala em Madri na hora do almoço, e sigo viagem para bruxelas, chegando ao aeroporto internacional de Bruxelas pro volta das 16 da tarde da segunda-feira. Do aeroporto, me disseram para pegar o trem para Ghent, mas estou com um pouco de medo, visto que não falo nem francês nem flamengo, terei que me virar em inglês.
Estou muito ancioso para domingo (20 de julho), e ainda não terminei de montar minha mala.
Essa foto que está em anexo, é uma fota da cidade aonde vou morar e a outra é a bandeira da Bélgica.
Estou tentando limitar a quantidade de bagagem ao máximo, pois farei após o término do meu estágio, um mochilão pela europa, e como eu vou utilzar as companhias aéreas low cost, eu tenho que ir com o mínimo de bagagem, e de kilos possível, pois senão, terei que pagar altas taxas de excesso de bagagem visto que eles limitam 10kg por mala, resumindo estou um pouco ferrado eu diria.
Agora as cidades que conhecerei com certeza são paris Amsterdã, e luxemburgo, que são bem pertos de onde vou morar, depois: Veneza, Milão, Roma, Barcelona, Berlim, Munich, Praga, Cracóvia, Budapeste, Viena, Bratislava, cidades aonde farei um mochilão, e Londres onde ficarei por 4 meses fazendo um cirso de inglês e trabalhando para me sustentar.
Pessoal acho que é isso, to muito com o friozinha na barriga, mas acho que vai dar tudo certo, tirando os problemas de comunicação tanto na Bélgica quanto no resto da europa durante meu mochilão, que eu acho que vou sofrer um pouquinho, mas acho que vou conseguir me comunicar o suficiente em inglês...
Irei realizar um sonho esse semetre; fazer um estágio no exterior e na minha área e de tabela, conhecer de perto o velho continente, e ainda estudar inglês em londre, ai ai, e muita emoção para um semestre só. espero que de tudo certo.
E obrigado por ter lido

quinta-feira, 17 de julho de 2008

O Lago "Se"


Hahhaha... não levem muito a sério o título dessa postagem. Essa semana fui a um enorme lago que fica aqui perto de Berlin (10 minutos, trem expresso). O nome dele é WANNSEE, cuja tradução ao pé da letra seria "O Lago Se" (The Lake IF). Só uma brincadeirinha entre eu e o Enkhee - meu amigo da Mongólia, também estagiário do IAESTE.

Wannsee: o refúgio berlinense dos velejadores

Logo após nosso trabalho, eu e o Enkhee almoçamos em um restaurante árabe (barato, claro), compramos umas cervejas e pegamos o trem na estação central de Berlin (Hauptbahnhof) para o Wannsee. Como eu e o Enkhee temos o Monateskarte (cartão mensal de transportes, que dá direito a usar todo o sistema de transporte de Berlin), não pagamos nada pela viagem. Ao chegar na estação final, pegamos uma barca (também integrante do sistema de transporte de Berlin) que ligava a parte sul do Wannsee à parte norte, aonde tinha um pequeno e interessante povoado.


Dentro da barca: custo zero!

Chegando na parte norte, demos uma rodada pela orla e abrimos nossas BECKS (cervejas), que já estavam um pouco quentes (nada mais natural para um programa típico alemão: cerveja morna, ahhaha). Ficamos por ali relaxando e aproveitando a paisagem por uma meia hora, e depois fomos dar umas voltas pelo povoado. Ali, entre uma bucólica esquina e uma rua pacata, surpreendentemente encontramos um marco-homenagem aos combatentes daquela vila que pereceram na PRIMEIRA Guerra Mundial (!!!).

"Pelo país e povo: mantidos na Guerra Mundial", dizeres da placa.

Depois desse pequeno "tour" de algumas horas, retornamos à Berlin por uma linha de ônibus que fazia a ligação pelo lado norte do Wannsee (mas que demorava quase 50 minutos, hhehehe). No caminho, vários campos e paisagens naturais. Mto relaxante mesmo.

Tschüss! (tchau!)

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Ćao, pessoal!
Finalmente to conseguindo escrever o segundo post aqui (ou seria o segundo capi'tulo? ambos), ta' meio difi'cil encontrar tempo pra postar, mas nao e' por causa do trabalho, nao, hehehe!
Ok, antes de continuar a histo'ria, vou explicar minha atual situacao: meu esta'gio comecaria na quarta feira passada, dia 9, mas como fiquei retido na noite do dia 8 pra 9 no aeroporto de Podgorica, o inicio do trabalho seria hoje. Pore'm, hoje de manha recebi a noti'cia de que so' comecarei segunda que vem! Que vida e' essa?! Ja' explico: nesta segunda foi feriado do dia nacional do pai's (terca tambe'm), pore'm, nao sei se estao sabendo, mas Montenegro foi campeao europeu de Polo Aqua'tico! Esse esporte aqui e' como o futebol pro Brasil, entao, assim como acontece quando o Brasil ganha uma copa, tudo (quase) para - resultado: semana inteira sem trabalho na minha empresa! Aqui, com os outros estudantes do IAESTE, diriamos: ''Life is Hard!'' (a vida e' dura).

Estou acomodado em Hostel aqui na cidade, que parece com um hotel, pois cada um (ou cada dois, tres ou quatro) tem seu proprio quarto - uma pena que nao tem cafe' incluso nem limpeza...). Meu companheiro de quarto e' Philipp, da Ru'ssia, joga futebol, e ha' uns anos atra's jogava em time profissional. Possivelmente ele vai se mudar para um apartamento no centro da cidade, pois a namorada dele vai vir passar um mes em Podgorica. Vamos ver quem vai vir pra ocupar o lugar dele.

Aqui no hostel tem mais gente de fora, nao necessariamente atrave's do IAESTE. Ha' o Kostas (Gre'cia), Carlos (Portugal), Alexis (Finlandia) e o Manuel (Austria). Junto com esse pessoal, tem outros 7 estudantes de medicina fazendo intercambio, esses estao em uma casa - entao juntamos todos esse pessoal e fizemos uma excursao para Kotor no final de semana e nos reunimos nos bares 'a noite ou apenas andamos por ai'. Estou me divertindo muito com todo esse pessoal! E' tao divertido e interessante conversar sobre os diferentes costumes, ha'bitos e cultura de cada um, e tambe'm discutir sobre os problemas e preocupacoes que cada um tem - estou descobrindo tanta coisa que nem imaginava que estava acontecendo no mundo, e tambe'm estou tendo a oportunidade de discutir sobre temas diversos, como as mudancas que estao ocorrendo na lingua portuguesa na perspectiva dos portugueses, as situacoes e conflitos que ocorrem atualmente na Europa e tal) Tudo isto aqui esta' sendo um aprendizado e tanto - e a pra'tica do ingles entao, toda hora! Sinto que estou mais solto para falar, e tambe'm ja' aprendi outras palavras. Ah, sem contar coisas que aprendemos de outras linguas, como o gato mia na Franca (niaaao!) e a origem das palavras com raiz no Grego - muito engracado!

Falando em idiomas, aqui e' falado o se'rvio, linguazinha difi'cil essa, hein? Mas o pessoal aqui ate' que entende bem o ingles - pelo menos nao estou passando fome, hehehe! O mais legal sao as mu'sicas ti'picas, bem diferentes, mas bem agrada'veis de se ouvir - e o mais interessante e' que todo mundo parece conhecer as letras! Tambe'm tem o alfabeto cirilico, que ainda existe em antigas placas e outros lugares - a gente demora um pouco pra decifrar o que esta' escrito, mas tudo bem.

Gente, so' vou pedir perdao por nao colocar fotos agora, e' porque estou no PC de um amigo! No pro'ximo tento colocar va'rias , ok? Olhem no meu orkut, se puderem.


Capi'tulo 1, parte 2/3

Entao embarcamos com atraso para Buenos Aires - ate' ai' tudo bem, pois nao afetaria o proximo voo, que seria 4 horas mais tarde. O voo foi sem problemas e quase sem comida, hehehe! Isso e' normal nas Aerolineas Argentinas, creio. Chegamos em Buenos, pore'm nao precisari'amos passar pela imigracao, pois era so' uma conexao. Logo depois do desmbarque havia um homem hablando: Roma? Voo para Roma, por aqui! Pensamos: legal! ja' vamos direto pro portao! Mas na verdade ele queria avisar de que o voo Buenos-Roma atrasaria apenas 8 horas (!!!) e que a companhia pagaria a estadia por la' (menos mal). Entao fomos pra imigracao, sem problemas, mas mais filas! E entao fomos pegar as malas! Mas cade as malas?! Demoraram mais de uma hora pra colocar nossas malas na esteira, e ningue'm da companhia queria dar algum esclarecimento, sacanagem pura!
Entao, depois de umas duas horas fomos para o hotel, pelas 22:30 da noite ja'. La' tivemos um boa janta: empanadas, calzones e um delicioso sorvete! Assim nem ficou tao ruim esperar - foi o que pensei no momento, que engano! Quando terminamos a janta ja' era 23:30, e sai'mos para dar uma caminhada, pois meu amigo queria comprar um carto telefonico internacional, mas so' aceitavam Pesos Argentinos e ele nao tinha nenhum - entao, voltamos ao hotel pra trocar o dinheiro. Ele foi comprar o cartao e eu fui dormir, pois as 4:15 tinhamos que despertar - um onibus passaria nos pegar pelas 4:45. Deu so' umas 3 horas de sono, mas fazer o que... Meu estado de espirito estava bem bom, nao pensei que ficaria tao cabeca fria com tudo que me aconteceu, do jeito que eu sou - creio que e' por que essa viagem era tudo que eu queria, ja' faz um bom tempo que espero por ela, entao talvez eu ja' estivesse um pouco preparado.
Entao, depois do onibus chegamos no Aeroporto Ezeiza (de novo) e fizemos o check-in (de novo) e passamos pela imigracao (de novo) e tivemos filas e esperas (de novo!!!). Finalmente entramos no aviao, uns 30 minutos atrasado (ja' sabiam, ne'?), e entao o piloto nos avisa que tem um problema na aeronave e que e' necessario conserta'-la. Resultado: mais duas horas esperando, dentro do aviao, sem nenhum esclarecbimento do que estava acontecendo. E enfim, o embarque!

No aviao, nos serviram um ''cafe' da manha'', enquanto nao tinhamos nada pra fazer, pois nao havia filmes no aviao - so' aquela terri'vel tela azul dizendo quanto tempo faltava pra chegar - e o tempo nao andava!! Deu uma agonia, meio geral acho, pois todo mundo estava impaciente. Entao, depois de muitas reclamacoes, e seis horas sem nada no estomago, nos seviram alguma coisa (alguma coisa mesmo!). Antes de servirnos a comida, aconteceu um lance engracado: eu tava mexendo nas coisa na bolsinha do banco da frente, e peguei o saco de enjoo, e a minha companheira do lado, a Tatiana de Sao Paulo disse: nao adianta, nao tem o que vomitar! Foi muito engracado! Sentada no meu outro lado, tinha uma senhora italiana, que nao falava nada, nao se mexia, nao foi no banheiro nenhuma vez nas 16 horas de voo (como ela fez isso? nao senti nenhum cheiro estranho)! Pelo menos comeu alguma coisa. Nos ja' estavamos chamando ela de defunto, hehehe!

Depois de muita angustia, chegamos em Roma, um calor estranho para mim, que estava acostumado (nem tanto) com o frio do Rio Grande. Continua!
Ate' mais pessoal, e valeu pelo suporte! E' muito bom saber que tem gente acompanhando minhas aventuras e desventuras! E continuem com os comenta'rios!
Abraco a todos!

terça-feira, 15 de julho de 2008

com um trabalho desses... ninguem precisa de ferias!!!

Merhaba!! Meu fim de semana foi realmente muuuuuuuito ocupado!! só tive tempo hoje para postar! Como já contei a vocês, sábado fui passear com outras meninas na cidade antiga. Domingo, nós fomos para Büyük Ada, ou Princess' Island. Fica a 2 horas de barco de Istambul, e faz parte de um complexo de 9 ilhas. As pessoas normalmente vão lá no verão, para ir para praia! O passeio de barco foi muito legal... é impressionante como a vista em todos os lugares é de se arrepiar!!

vistas do passeio de barco... o bósforo é lindo!!!!

Outra curiosidade sobre essa ilha, é que carros são proibidos!! Então, encontram-se bicicletas para alugar, para assim passear pela ilha. Têm também charretes (o que deixa a rua cheia de bosta de cavalo).

ruas da Büyük Ada

Ah, e sabia que as melhores praias você paga 20 liras turcas p entrar??? absurso, né?? Por isso, fomos pra uma praia barata: pagamos apenas 2,40 liras. Tudo beeeem, a praia é cheia de pedras, e muita gente saiu realmente machucada de lá (um dos meninos até levou 4 pontos no calcanhar...). Assim, preferi nem entrar, pq quem me conhece sabe que eu me machuco com mta facilidade!!!

praia!! linda paisagem!!



Na segunda, foi meu primeiro dia de trabalho... afinal, trabalhar é a finalidade principal do IAESTE!!! Como meu trabalho é no lado asiático de Istambul (estou morando no lado europeu), estava com um pouco de medo de ir, mas as pessoas aqui são muito prestativas!!! Então, meu chefe veio me buscar aqui junto com Ülge, uma das arquitetas paisagistas. Ah, sim, estou trabalhando num escritório chamado Betula Peyzaj, de paisagismo!! Aí cheguei lá e fiquei abismada... eu to no paraíso e nao sabia!!! O jardim é liiindo e tem uma área muito legal de descanso. Então, após o almoço, que é oferecido por eles (tem uma cozinheira lá), podemos DORMIR numa cama que tem no jardim!! Fora que todos são muito simpáticos... apesar de não falarem inglês muito bem, tentam ao máximo!! Hoje até fizemos um quadro com as palavras em inglês, turco e português!! E tava tao cansada que nao resisti... dormi na caminha... hehehehe... Fora que apesar de ser no lado asiático, levo apenas 1 hora pra chegar. Apenas??? siiiim... a maioria aqui passa 2 horas pra chegar!!! afinal, a cidade é gigantesca!!! Fora que me encontro com Ülge na estação e vou com ela!! Aí não tem risco de me perder!!


é ou não é um paraíso??

Ah, e sobre a comida daqui... ainda nao me acostumei... mas tem umas coisas legais... por exemplo: döner kebap. Pode ser de frango ou de carne... é carne enrolada num espeto.. bem grande, e eles cortam a porção.. eh bem legal!! e também os sanduiches e paes sao deliciosos.. mas eh tudo mto apimentado!! e os doces.. terriiiiiiveis!!! doces demais.. cheios de açucar... fazer oq, ne?? a primeira vez que me alimentei com gosto foi ontem, quando comi MC DONALD'S... :D

döner de frango
Então por hoje é só!! Amanha acho que irei finalmente conhecer Inaise, depois de meeeeeses de msn.. hehehe. Quinta parece que terá uma noite de karaoke, e sextaaaaaa... CAPADOCIA!! Pra quem n conhece, é um lugar aqui na Turquia, na parte asiática, onde tem cavernas nas montanhas.. eh simplesmente lindo!! procurem aí no google.. ou esperem que depois do fim de semana eu posto as fotos!! Beijos a todos!!! Güle güle (tchau)!!!

Sagt mir, wo die Wohnung sind?!

"Me diz ae, onde é que fica meu quarto?!". Essa é a tradução do título dessa postagem - e talvez a pergunta que mais fiz até fiiiiinalmente encontrar o meu quarto. Afinal, não é todo mundo que tem um número de quarto com 8 dígitos (!!!!!!): 24.02.02.62 . Sim, ao invés de ser "306" ou "25 A", o que seria normal, meu apê é o número 24.02.02.62. A boa e velha simplicidade alemã, hehehehe.

Quem está acompanhando aqui o site já sabe: moro distante do centro. Não que isso seja ruim: as casas do subúrbio berlinense são, em geral, muito melhores que as das regiões mais conhecidas da cidade. Mais tranquilas (não tem o problema do barulho das linhas de metro e trem), mais seguras, mais limpas, mais agradáveis em geral (o pessoal tem nível educacional superior a da média, e a renda é mais alta por aqui também).

Mas, todos os prós também tem seus contras. Esse paraíso de tranquilidade fica exatamente no extremo oposto em relação ao local que trabalho. Gasto, por dia, quase 3 horas dentro de trens, metros e onibus. Além disso, o último onibus que sai no domingo é à meia noite e meia: depois disso, só às 4 da matina. Isso significa dizer que as baladas de domingo sempre acabam cedo! =( O Chefe agradece! =)

Um preview da minha casa: video feito a 2 semanas atrás. Mas tem que tirar o sapato antes de entrar, pq só varro 1 vez por semana! =D

No balanço geral, gosto muito da minha casa. Apesar de estar distante, é bastante confortável e está num bairro bem maneiro. Tinha visto (semana passada) alguns outros lugares que poderia me mudar, mas... bem, resolvi ficar na parte mais "organizada" da cidade, hehehehe.

Willkommen zu meinem Zimmer! (Bem vindos ao meu quarto!)

domingo, 13 de julho de 2008

Entre o muro e o Canada! (atualizado!)

Alow, pessoal!

Postagem rapida agora, diretamente de um cybercafe do centro de Berlin... so pra atualizar o final de semana. Acabei de sair de uma FABULOSA apresentacao do Cirque du Soleil: VAREKAI. Wow, os caras sao fenomenais... realmente vale a pena! A apresentacao aconteceu em uma grande tenda do proprio grupo canadense, montada em uma das maiores estacoes de metro daqui de Berlin, Ostbahnhof (estacao leste de trens, em alemao) - que fica ao lado do maior pedaco intato do antigo Muro de Berlin. Estive, literalmente, entre o muro e o Canada, hehehe...

Vista geral de uma grande parte intata do Muro de Berlin, em Ostbahnhof

Uma das pinturas mais famosas da parte que restou do Muro

Por falar em Muro... estive coletando em fotos os pedacos dele que foram deixados pela cidade. Pedacos, digo, sao placas de 3 metros de altura x 2 metros de largura. Cada uma traz uma pintura mais diferente e maneira que a outra.

Três metros de altura: nem fazendo pézinho da pra pular!

Abracao e ate logo!

Schönes Wochenende! (bom final de semana!)