*************************************************** Caros amigos e visitantes,

Bem vindos ao nosso diário. Para maiores instruções sobre como navegar pelas mensagens, leia a guia "Informações gerais sobre este blog" no rodapé desta página. Boa viagem!

For ENGLISH-READERS: come back soon to check out our english website!

Os editores

***************************************************



sexta-feira, 4 de julho de 2008

Morando em Natal e trabalhando em Foz do Iguaçú

É mais ou menos essa a relação de distância entre minha CASA (Biesdorf, a 30 minutos do centro de Berlin) e meu TRABALHO (Dahlem, a 45 minutos do centro). Como estes bairros estão localizados em pontos opostos do quadrilátero que forma a cidade-estado de Berlin, a minha "viagem" leva cerca de 1 hora e 30 minutos (em cada direção)!!! Para sair de um ponto e chegar ao outro é preciso pegar 1 ônibus, 1 trem e 2 metrôs - pois o caminho é todo recortado. O motivo que estou morando tão longe é simples: Berlin infla com estudantes do mundo inteiro durante o verão - que é quando acontecem os cursos de verão das universidades. Assim, a procura por apartamentos começa cedo, em Fevereiro, quando os primeiros contratos começam a ser fechados. Quem não consegue uma moradia a preços baratos na área central de Berlin acaba tendo que ir morar no subúrbio (que, na verdade, possui uma qualidade de vida melhor - apesar de ser mais caro para se manter).

Meu apartamento (quitinete) é muito bacana: tem por volta de 30m², com cozinha e banheiro individual. Já é todo mobiliado (escrivaninha, armário, estante, cama com gavetas, 2 armários de cozinha...) além do fogão (2 bocas) e uma pequena geladeira. O Studentenwohnheim (prédio de alojamentos estudantis) ainda tem campo de futebol, futebol americano, basquete, volei, volei de areia e badminton, academia, sala de computadores, laboratório de fotografia, Bier keller (é uma espécie de bar/cervejaria própria da casa de estudantes: http://www.biesdorf-bierkeller.de/) e lavanderia. Desculpa pela falta de fotos, estou sem a minha câmera no momento, mas postarei algumas fotos (ou vídeo) mais tarde.

Minha primeira impressão sobre o lugar foi maravilhosa. Um quarto grande, uma cozinha espaçosa e um banheiro só meu. Ótimo mesmo. Mas um problema que ainda estou enfrentando é de como gastar o mínimo possível com bens que no final de 2 meses não terão a menor serventia pra mim (panelas, pratos, lixeira, pano de chão, vassoura...). Adminitrar uma casa, ainda que pequena, dá trabalho; ainda mais quando o tempo de permanência nela é curtíssimo (como é o caso do meu estágio de 2 meses). Não compensa investir muito na estrutura da casa, mas também não dá pra ficar passando sufoco. Para esses momentos, uma boa dica é o Flohmarkt (tipo um garage sale, ou mercado de pulgas, aonde as pessoas compram e vendem bens usados). Falando nisso... acho que vou lá no mural de avisos do Flohmarkt do meu Studentenwohnheim agora mesmo... talvez eu encontre algum estudante se mudando e vendendo uma faca, uma panela ou um tapete de banheiro por alguns módicos euros... =)

Haben Sie ein schönes Wochenende! (Tenham um bom final de semana!)

quarta-feira, 2 de julho de 2008

ansiedade!!!

Tudo está quase pronto... uma ansiedade, os dias estão passando tão rápido!! Toda a semana planejada, dias contados... despedidas, arrumação de malas... daqui a exatamente uma semana estarei embarcando de Recife em direção a uma experiência única na minha vida... deixando de dramas, vamos à apresentação:

MERHABA, BENIM ADIM JULIANA (Oi, meu nome é Juliana), tenho 22 anos, curso arquitetura e urbanismo (estaria indo para o 9º período) e estou indo para Istambul, Turquia. Irei trabalhar num escritório de paisagismo, que é uma área muito legal e com poucos profissionais, pelo menos aqui na minha cidade. Assim, terei uma experiencia profissional que terá muito a me acrescentar!!!

A princípio, não nego, tinha muito medo do meu destino... mas depois criei forças para convencer a todos que seria um local maravilhoso com experiencias fantásticas... uma cidade com uma cultura sensacional, a antiga Constantinopla!!! Hoje sei que é o lugar certo pra mim... afinal, as coisas sempre acontecem por um motivo!! Depois de mandar todos os documentos, minha aceitação chegou em tempo recorde: apenas 15 dias!!! E tudo foi resolvido muito rápido... além de eu ter tido muita sorte, pois o Iaeste da Turquia é muito organizado, além de a empresa ter muita gente legal e responsável!! Assim que enviei o primeiro email, recebi resposta no dia seguinte!! E ainda por cima já recebi toda a programação até o dia de eu ir embora!!! Todos os fins de semana estão cheios!!! Além disso, conheci, através da comunidade, outra pessoa que também vai pra lá, e isso me estimulou bastante também. Eu e Inaise (também correspondente da Turquia aqui no blog) conversamos bastante, desde o começo sobre os documentos a serem enviados a ontem mesmo, sobre o que levar na mala, que tipo de roupa levar e não levar!! E além de Inaise, conhecemos também Lorena, outra menina que também faz arquitetura, que tá indo pra lá esse mês!! E além do time das brasileiras, vão ter quase 40 intercambistas por lá essa temporada... então vou conhecer pessoas do mundo inteiro!!! :D


Creio que a vantagem do Iaeste é que você pode parar nos lugares mais variados possíveis, além de conhecer pessoas dos lugares também mais variados!! E eu sempre tive essa vontade de ser diferente.. de fazer algo diferente, de ter um diferencial!! E estou vendo que o Iaeste tá me providenciando exatamente o que eu queria!!

Falando um pouco sobre a cidade, Istambul está situada na Europa E na Ásia, sendo assim a única metrópole a ser dividida entre dois continentes (fonte: wikipedia). Além disso é a cidade mais populosa da Europa, e 3ª maior cidade do mundo!! Já viram que será fácil de me perder, não é?

É água pra todo lado!!!! Istambul é dividida pelo estreito de Bósforo, com 2 gigantescas pontes de ligação entre o lado europeu e o asiático. Além disso, o lado europeu também é dividido pelo Chifre de Ouro. São 27 distritos divididos entre os dois lados do Bósforo... E vejam só: em que outro lugar eu teria a oportunidade de morar na Europa e trabalhar na Ásia??? ehehee.. é isso mesmo.. minha moradia fica no lado europeu, na ITU (Istanbul Technical University), e eu irei trabalhar no lado asiático, onde creio que fique a maioria das empresas, pois Inaise e Lorena também trabalharão no lado asiático!!

Enfim, por enquanto é só!! Não irei me alongar muito, pois espero poder contar mais sobre a cidade com as postagens!!! Beijos a todos!!

Tchau!! (já ouvi 3 tipos de tchau em turco... ainda não sei qual o certo!!! Então por enquanto fica em português mesmo.... heheheh)

terça-feira, 1 de julho de 2008

Mais um dia, menos um dia

Olá a todos! Enquanto ainda espero pelo dia do embarque, vou escrevendo mais um post para nosso blog. Agora me faltam 2 dias (2 dias!!) para eu sair de viagem - mas que coisa inacreditável! É muito estranho o que sinto (é assim com vocês também?): venho sonhando com essa viagem há tempos - mais precisamente, 1 ano e meio - mas, agora, tudo confirmado, data de partida em pouco mais de 48 horas, tudo isso parece tão surreal, algo que não pode ser realidade - algo que nunca esteve tão perto e tão distante de mim, ao mesmo tempo! Eta sensação estranha! Então, continuo curtindo esse turbilhão de emoções que passam pela minha cabeça!

Agora é época de despedidas! Visita aos familiares para um último "tchau!", último dia de aula hoje (prova!) e, finalmente, tudo entregue na faculdade! Jantas com amigos, e surpresas! (Conto mais em post futuro) É muito boa essa força que nossos amigos nos passam, só nos fazem ter mais certeza de que realmente estamos fazendo a coisa certa, realizando nosso sonho! Vou sentir saudades, lógico - mas agüento enquanto estiver lá (talvez eu vá querer uma festa de retorno também, hehehe, que guri exigente!).

Mas o que acho mais impressionante, nessa experiência pré-viagem, é a passagem do tempo: é muito paradoxal! Ficava, e fico pensando, aiai, ainda tenho tantos dias até partir, mas quando menos espero, pluft!: estou novamente vendo meu reflexo no espelho escovando os dentes antes de dormir - nossa! Já se passou mais um dia!? Pois é, a viagem já está aí, só faltam os últimos preparativos - terminar de arrumar a mala, conferir documentos, e tudo mais.

A experiência de estágio ainda nem começou, mas já estou gostando disso tudo pelo que estou passando! Podem haver inseguranças, dúvidas, mas estas são temporárias, pois quando nos lembramos de nossos objetivos, elas desaparecem! (Espero sempre me lembrar dos meus objetivos, hehehehe!)

Mas então tá! No próximo post espero estar postando de Roma, minha primeira escala antes de chegar em Montenegro. Enquanto isso, mais duas fotos de meu destino: Podgorica!
Vai dizer que não é charmosa?
Poz! (Até logo!)

Um típico final de semana

E ae, galera! Vamos atualizar isso aqui, né?! Hahhaha... desculpa pela demora, tive que fazer a minha mudança final (sim, agora já estou na casa nova!) e acabei me enrolando com contrato disso, contrato daquilo, pegar as linhas certas de trem, metrô e ônibus, etc...

Vamos ao que interessa... essa postagem é do último domingo. Pela manhã saí para uma feira de rua que estava rolando na Mehringdamm Straße, mais ou menos no meio de Berlin. O dia estava bastante ensolarado (queeeeeente), e parece que o verão chegou pra ficar mesmo. Ainda me arrependo de ter tido a infeliz idéia de trazer um COBERTOR na mochila (meu deus, que coisa bizarra confessar isso aqui. Vai ficar parecendo que eu sou aquele amigo do Charlie Brown que não larga o cobertor, ahahha). Ok, ok... que fique bem claro: a mala estava vazia demais e eu precisava de um "enchimento", ahhahaah.... =D
Uma apresentação curta no meio do povo, no meio da feira
A feira era enorme: tinha palco de shows (com apresentações de artistas de vários países), zilhares de barraquinhas de artesanato (com pedras, metais, madeira...) e lojas de roupas, além das numerosas barraquinhas de salsichon (ahahah), cerveja, milho cozido, comida chinesa, tailandesa, indiana, vegan, pizzas... wow. Até um carrossel tinha lá, no meio da rua, pra enfernizar a vida dos pais. Um monte de criancinha loira de olho azul gritando desesperados: "Papa, mama, ich WILL in da gehen!!!" (Pai, mãe, eu QUERO ir lá!!!)

Salsichon na feira do centro de Berlin: a feira foi muito boa, mas o salsichon de München é bem melhor!

Depois da feira, voltando para a estação de trem que me levaria embora dali, vi uma plaquinha: "Brasilianisches Juni-Fest". Adivinhou? Festa Junina em Berlin! Ahahhahah... com decoração, comida e tudo... a intenção valeu, mas a festa foi meio mais ou menos, ehhehe.


Festa com bandeirinha, comida, roupa típica e até quadrilha. Tá valendo...

O domingo foi maneiro... Por volta das 7 da noite liguei pra um amigo meu que está morando aqui (Elton, que tá fazendo IAESTE aqui desde o ano passado) pra saber onde ele ia ver o jogo da final da Eurocopa (Alemanha x Espanha). Ele disse que estava no Brandenburguer Tor, e que os portões da área reservada para assistir ao jogo tinham sido fechados as 5 da tarde! Tava tudo lotado. Apesar da perda da Alemanha na Eurocopa 2008, os alemães não ficaram com bronca do time não. Aliás, a Espanha mereceu o título. E bola pra frente...

Bem, galera... vou ficando por aqui por hoje! A viagem tá ficando boa por demais, ehhehehe. Nos próximos posts tem mais emoções: a chegada no apê definitivo, o primeiro dia de trampo e passeios por alguns monumentos da cidade.

Ps.: Para quem quiser se aventurar a me ligar, basta discar o simples e curto número: +49 (030) 01520 7886502. Rapidinho vocês decoram! ahahhaha

Bis bald! (até logo!)