*************************************************** Caros amigos e visitantes,

Bem vindos ao nosso diário. Para maiores instruções sobre como navegar pelas mensagens, leia a guia "Informações gerais sobre este blog" no rodapé desta página. Boa viagem!

For ENGLISH-READERS: come back soon to check out our english website!

Os editores

***************************************************



sábado, 16 de agosto de 2008

Chegando no Oriente!

Ola gente!!
Depois de muitas horas de viagem, 25 mais precisamente cheguei na China!
Felizmente deu tudo muito certo, fiquei meio apreensiva com minhas bagagens pois eu as despachei em Sao Paulo e so pegaria em Shanghai, seriam 3 aeroportos, mudanca de companhia aerea, mas deu tudo certo.
Bom, meu primeiro contato com a China foi Hong Kong, porem so fiquei no aeroporto. No entanto ja deu para sentir o clima diferente, principalmente pelas milhaares de pessoas, muitas propagandas sobre as olimpiadas, e e claro: o idioma! O aeroporto de Hong Kong e fantastico, enorme, e muito organizado.
Esperei poucas horas em Hong Kong e parti para Shanghai, onde uma estudante chinesa orientada pelo Iaeste me pegou e me levou ate meu hostel. Eu com minha mala pesando 37kg mais uma de 15kg insisti para que pegassemos um taxi que seria cerca de 80RBM (20 reais) mas ela falou que deveriamos ir de onibus ate o centro e de la pegarmos um taxi... Acabei aceitando e foi ai que comecou o caus hehe comecou a chover torrencialmente e tinhamos que descer do onibus e pegar um outro, qdo sai do onibus deveria ter uns 5cm de agua na rua, eu obviamente nao tinha um guarda chuva e minhas malas estavam ficando enxarcadas, e a gente estava num lugar muito afastado. Nao tinha nem sinal de taxi e para pegarmos o metro teriamos que subir uma passarela, atravessar por cima da avenida e descer novamente... Nao conseguimos subir nem o 1o degrau com todo aquele peso, foi ai que resolvemos entrar num estabelecimento que tinha perto e chamar um taxi. Felizmente passou um e corremos desesperadamente atras dele hehe

Chegando no hostel me instalei, tomei um banho e resolvi comer alguma coisa, minha primeira experiencia gastronomica na China. Depois de muitas mimicas consegui pedir meu macarrao com cogumelos pretos, por apenas R$2,50! Veio um pode enorme que parecia uma sopa e palitinhos de plastico... Ate que estava bom (e apimentado), mas por este preco estava otimo!!

No dia seguinte a tarde eu deveria pegar o trem para Changzhou (se fala Thangdjou hehe) e aproveitei a manha para conhecer a cidade e minha nova amiga chinesa me levou para passear. Fomos ao Pudong (foto abaixo) e num outro lugar como nome bem dificil mas muuito legal que e para fazer compras!! Realmente tudo aqui e muito barato e tem que pechinchar (foto tbm abaixo)... Eu tinha visto uma bolsa que custava 220RMB, com ajuda da Louise ela saiu por 100RMB (25 reais) hehe


Depois do nosso breve passeio voltamos ao meu hostel pegar as malas e ir rumo a estacao de trem. Fizemos tudo de taxi e nao gastei nem 10 reais, e realmente barato.

Assim como o resto da cidade, a estacao tambem e um caos completo, entupida de gente, quase um arrastao se vc resolver parar de andar hehe A foto abaixo mostra a sala de embarque.

Minha chegada em Changzhou foi otima, 3 pessoas do escritorio foram me buscar e me trouxeram ao apartamento onde vou morar com mais uma romena e um croata! Moramos bem perto do trabalho, 15min caminhando. Mas semana que vem vamos nos mudar pois o 3o quarto e muito pequeno. Felizmente o meu amigo croata cedeu o quarto dele que eh graande, tem ar condicionado (ta um calor absuurdo aqui)... Acho que ele resolveu fazer esta boa acao depois que viu minha mala, ele disse que ele se adaptaria la melhor que eu e falou "girls, you know..." hahaha

Ainda tenho muitas coisas para contar, novidades, curiosidades, e sobretudo coisas bizarras sobre os estranhos costumes chineses... Mas fica para o proximo post!!

Beijos a todos, e desde ja muitas saudades do Brasil!!

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Viajando

Dobro dan!
Eba!!, consegui postar mais uma vez! Ta’ me sobrando tempo no trabalho para digitar o post, ams como nao tem internet, eu salvo no meu pendrive e transfiro o texto e as fotos num café’ perto do hostel. So’ falta uma semana para eu partir do pais, aiai, queria ficar mais, mas sem problemas! Uma hora tem que terminar, mas o importante e’ aproveitar enquanto ha’! O que nao e’ nenhum sacrificio, hehehe!

Ontem consegui mais informacoes sobre onibus e ferry boats, e agora meu roteiro antes de chegar em Dublin esta’ mais definido. Parto dia 21 de agosto para Dubrovnik, na Croacia, onde ficarei por duas noites. E no sabado, dai 23, pegarei o ferry boat para Bari, na Italia, onde encontrarei Giuseppe, amigo que fiz na Italia. Ele ta’ me ajudando muito, nao imaginei que isso fosse acontecer, pois convivemos por menos de 24 horas! Hoje ele vai reservar um Bed&Breakfast pra mime m Martina Franca, cidade onde ele mora, e tambem pesquisou pra mim sobre os horarios e precos dos navios. Eu me impressiono cada vez mais com a hospitalidade e vontade de ajudar que encontro nas pessoas! Nos momentos de necessidade ou de alguma dificuldade, sempre encontrei uma mao amiga – realmente, nao estou sozinho! E dia 27 parto pra Roma para, no dia 28, pegar o aviao para Dublin, onde encontrarei a Maria, irma do Kostas. A partir dai’, estou pesquisando o melhor roteiro a seguir – to adorando fazer esses planejamentos! Parece um jogo de aventura no qual voce tem que passar de fases – so’ espero nao encontrar nenhum chefao no meio do caminho!

Ontem, a festa estava muito divertida, os novos estudantes que chegaram sao muito gente boa! Agora temos companheiros da Croacia e companheiras da Republica Checa, Italia, Russia e Turquia, alem dos estudantes de Montenegro que tambem vieram a festa. Olha a sorte que os estudantes de medicina tem: eles moram em uma casa em cima de um bar, entao ontem pedimos permissao para os donos, e tinhamos o bar so’ para nos! Se quisessemos, poderiamos tomar as bebidas do bar, mas decidimos nos mesmos comprar, sai mais barato. Ontem o drink especial era a Sambuca, feito com uma bebida da Italia, no qual e’ colocado uma chama com isqueiro e depois e’ chacoalhado. Dai’ voce toma bem rapido, e depois aspira o ar de dentro do copo – noooossa, aquilo queima tudo por dentro!!! Mas e’ doce e tem um gusto de aniz. Muito forte pra mim – tomei um e tava tonto, enquanto outros tomaram uns cinco!

Ah, e aqui estao os depoimentos das pessoas que viajaram comigo ate’ Roma com as Aerolineas Argentinas: o primeiro e’ da Tatiana, que escreveu o texto para um jornal em Sao Paulo, e o segundo e’ do Lucas:

Tive problemas com vôos da aerolineas argentinas tanto para ir como para voltar para o Brasil. Felizmente acho que fui uma das últimas pessoas que, pelo menos, conseguiram voltar ao Brasil.
Sai de Guarulhos no dia 04/07/08 para Buenos Aires. O vôo teve atraso de 3 horas. Porém meu destino final era Roma. O vôo para Roma sairia de Buenos Aires no mesmo dia 4 as 22:45 da noite. Porém ao chegarmos no aeroporto de Ezeiza fomos informados rapidamente e sem nenhuma explicação da razão que iriamos desembarcar na Argentina e pegar o vôo apenas no dia seguinte 05/07 as 7 da manhã. Na Argentina a empresa nos colocou num bom hotel, Hotel Presidente. Porém a boa hospedagem não dimunui o descontentamento com o atraso, já que meu destimo era Itália e não Argentina, e também não reembolsa a diária que perdi no Hotel Mercure em Roma, que a companhia não deu retorno ainda se irá ou não me ressarcir. No Hotel Presidente também não fomos bem tratados. Telefonemas para para avisos a pessoas que nos esperavam ou aguardavam notícias tanto no Brasil quanto na Europa foram cobrados.
Ao embarcarmos na aeronave, no dia 05/07 a tripulação mostrou os procedimentos de segurança preparando-nos para decolagem. Subitamente o avião volta da pista de decolagem e permanece 2 horas parado com a alegação de manutenção. Ficamos durante todo o tempo sem mais nenhuma informação. A tripulação desapareceu. Só ouviamos barulhos do lado externo do avião , que nos pareciam a tal manutenção.
Após 15 horas, 13 de voo, mais 2 na pista parados desembarcamos em Roma.
Já minha volta, no dia 20/07 partiu de Madrid operada pela empresa parceira Air comet. O voo partiu e chegou em Ezeiza sem problemas. Porém na conexão que faria Buenos aires - São Paulo, já novamente operada pela Aerolineas novamente houve atraso.
A companhia realmente maltrata os passageiros no aeroporto de Ezeiza. Os funcionários debocham quando são solicitadas informações.
A tripulação é mal educada. As refeições no avião são péssimas e no vôo que fiz Buenos Aires-Roma todos literalmente passaram fome no avião.
A companhia prestou um péssimo atendimento em sua loja no aeroporto de guarulhos, no dia 20/07 quando fui solicitar reembolso de despesas de hospedagem perdidas devido ao atraso na ida.
Slogan que ela criou para a Companhia: AeroLAMAS Argentinas.Pague pra entrar. Reze pra sair.

Depoimento do Lucas

bom como não poderia deixar de ser, a minha volta com a nossa querida aerolineas
não foi fácil: a aerolineas cancelou o seu voo da manha para Porto Alegre, então cheguei
as 5 30 da manhã em buenos aires e o meu avião só decolou pra cá as 15 30.
novamente o tempo inteiro só grosserias e mau humor para nos prestar esclarecimentos.
Agora a melhor parte: cheguei quinta feira, e estou até agora sem a minha bagagem. roupas, presentes e lembranças perdidas por aí. E a compania não soube até ontem
me informar nem onde ela estava. O sistema de bagagens estraviadas do aeroporto
de ezeiza não trabalha no fim de semana, então tenho que esperar até segunda pelo
menos...
se eu tiver a opção, nunca mais vôo com os nossos hermanos.
Espero que fora a parte aérea, todos tenham tido ou estão tendo grandes momentos
na Europa.
Até o nosso próximo vôo então, dessa vez via Cochabamba, qualquer coisa menos
Buenos Aires. hehehe

p.s: criei um slogan pra aerolineas: "fica feliz que a gente ta te levando..." hehehe


Capitulo 3: Entrando em Montenegro (melhor, tentando) – Que recepcao! Parte 1/4

As 8:00 chego ao aeroporto Leonardo da Vinci, de Roma, e vou procurar o guiche da empresa que me levaria ate Podgorica. Caminho por todo o aeroporto, e nao acho, entao vou ao guiche de infomacoes. La, a moca me diz o numero do guiche e la vou eu de novo, a procura! Meu voo sairia as 9 de Roma para Belgrado, onde faria a conexao com o voo Belgrado – Podgorica somente as 18 horas. Enfim, eu teria mais esperas, mas tudo bem, faz parte da viagem (o unico problema e’ que as esperas sao mais cansativas do que o tempo de viagem em si).

Chego no guiche que a moca me indicou, da Montenegro Airlines, mas eu nao iria viajar com essa empresa aerea – minha empresa era a JAT, da Servia. Entao, a moca da Montenegro airlines, com muita paciencia, me levou ate’ o guiche da JAT. La’, pediram meu passaporte e viram que eu nao tinha visto tanto pra Servia quanto pra Montenegro – brasileiros precisam de visto para estes dois paises. Tive de explicar que, em Belgrado, eu ficaria so’ no aeroporto, no que chamam a’rea de transito, entao nao precisaria de visto. E no caso de Montenegro, eu havia recebido a Nota de Aceitacao (documento que o IAESTE do pais que voce ira’ manda quando a empresa te aceita para o estagio) dizendo que o estudante nao precisa de visto – o mesmo seria feito no momento da minha chegada ao pais. Bem isso e’ o que iriamos ver quando eu chegasse em Montenegro…

Fiz o check-in e agora tinha que procurar pelo portao de embarque. O aeroporto de Roma e’ enorme e super movimentado – haviam varios grupos de estudantes que iriam viajar em programas de ferias, turistas, homens de negocios; o saguao tava simplesmente lotado. Um senhor funcionario do aeroporto me mostrou o caminho pra la’, atravessando aquela multidao. No aviao, eram pessoas de todos os lugares: Canada’, Italia, Reino Unido, e claro, Servia e Montenegro. Ali foi onde comecei a escutar a lingua que ouco todos os dias desde 5 semanas atras, o Servio. E’ de assustar em um primeiro momento. Quando a aeromoca veio com o carrinho da comidas e bebidas, e pediu que Piche (bebida) eu queria, respondi a unica que sabia: voda (water). Ta certo que ela devia entender ingles (ou coca-cola, hehehe), mas eu queria comecar a imergir na lingua- o que e’ dificil! Agora, depois de todo esse tempo aqui, acho a lingua servia (ou croata, ou montenegrino, que seja) muito interessante – ela tem o seu charme.

O voo demorou 2 horas, e eu ainda tinha mais uma de Belgrado ate Podgorica. Esse caminho que fiz nao e’ usual, pois Belgrado fica for a da rota Roma – Montenegro. Se eu fosse direto, o voo seria de 1 hora. Muito melhor e nao fosse o preco, o dobro! Precos de passagens aereas sao realmente algo sem nexo…

Enfim, aterriso em Belgrado, para tomar um cha’ de cadeira.

Entao, ate’ mais!
Cao!

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

¡Hola! Oie! Hello! Tche!

Oiiie
Hoje o dia foi muito legal! Liberada do trabalho para participar de um almoço de ¡Bienvenidas!. Conheci outros intercambistas mas ,eles para estudar, cursar um semestre aqui na Universidad Nacional de Quilmes, tem gente de todo lugar, no total somos em 25.Conhecemos a universidade e depois tivemos um almoço chiquérrimoooooooooo e ainda um café com cookies, logo em seguida...rsrs
Aqui na Argentina nao se come muito arroz muito menos feijao como no Brasil, eles gostam mesmo é de carne, e os pedaços sao enormes(1 pessoa come um pedaço de carne que daria para 2). Normalmente comem carne com batata(purê, cocida,frita e etc), e aqui se janta tarde, tipo de 22 horas em diante.
E como nao poderia faltar, no almoço também trocamos palavras(malas palabras), é muito engraçado, alguns palavroes brasileiros sao palavras comuns para os mexicanos e colombianos(é que aqui nao da pra colocar). fizemos uma lista com todas elas..rsrsrs.....e a traduçao no mexico, argentina, espanha,frança e etc.
O comércio abre as 09hs e fecha a 13hs para almoço e siesta e só volta as 15hs, detalhe 15hs em ponto, se você chegar numa loja às 14:59hs ela a pessoa estará lá, mas a pessoa nao te atende....rsrsrs
Semana que vem vou participar de um seminário em Santa Fé, fica aqui a 4 horas de Bernal, depois conto como foi.
Amanha aqui é feriado e segunda-feira também, entao terei mas tempo de colocar fotos dos passeios que já fiz, da lata de Super Sopa também que tinha comentado e também contar mais novidades.
Acá hace mucho fríooooooo!
Saludos
Besitos

Aventuras e Desventuras

Oeoe gente!
Hoje consegui postar novamente, que beleza! Assim posso ate’ me redimir com voces!
As coisas aqui continuam do mesmo jeito… Otimas!!! Tenho so’ mais uma semana de Montenegro, e entao, tenho que sair do pais – ainda nao decidi o roteiro que vou fazer, a unica coisa certa e’ que dia 28 de agosto embarco de Roma para Dublin! Agora tenho e’ que procurar pelos outros voos e garimpar os melhores (menores) precos de passagens. E’ como uma cacada!

Ontem, reunimos o pessoal do IAESTE mais dois montenegrinos para jogar um futebol, coisa que nao faco no Brasil, hehehe! Essa viagem realmente ta’ me rendendo diferentes experiencias! O pessoal me pergunta: onde ja’ se viu um Brasileiro que nao joga futebol? E’, o pessoal tem bastante estereotipos sobre nos (nos tambem temos das outras nacionalidades, nao tem como negar). Era pra ser 5 de cada lado do campo, mas 3 faltaram entao ficamos desfalcados. Como eramos poucos, corremos bastante e nos cansamos bastante, mas foi muito divertido! Antes de jogar, compramos uma bola numa loja de produtos da China (100% qualidade, voces sabem). A bola nao durou meia hora de jogo, e rasgou – a camara preta de ar saiu de dentro… Porcaria, hehehe! Sorte que um cara no campo tinha outra bola pra nos.
Selecao Olimpica, hehehehe - time multi-etnico: Brasil, Libano, Austria, Finlandia, Montenegro e Belgica

‘A noite, nosso grupo de se reuniu com os novos estudantes de medicina (novas, pois so’ as garotas vieram) que chegaram em Podgorica semana passada. Caminhamos pelo centro e fomos para dois bares. A noite estava muito agradavel, e os bares tem uma atmosfera muito boa. O unico problema foi no primeiro bar, que o garcom complicou que nos juntamos as mesas pra reunir todo mundo (estavamos em 13) – 3 mesas nao, so’ duas. E ele tambem trazia as bebidas erradas, e quando a gente reclamava, ele vinha e trazia outras, e queria cobrar pela que nao bebemos. Cara chaato!

Hoje vamos nos reunir novamente, para a Italian Night – Pasta Party! Colocarei fotos mais tarde! Enquanto isso, voltamos a apresentar Epope’ia Europe’ia:

Capitulo 2: Como e’ bela a vida em Roma! Parte 2/2

No meu segundo dia em Roma, nao acordei tao cedo, pois tinha que recarregar minhas baterias. Fui tomar o café-da-manha, e la’ encontrei uma senhora sentada numa das mesas, preparando o café. Ela perguntou se eu falava ingles, e entao comecamos a conversar. Seu nome e’ Ruth e ela estava com sua filha Jennifer (que nos acompanhou no café uns minutos mais tarde), sao estadunidenses. Discutimos sobre o que e’ interessante de se ver em Roma e quais roteiros sao os melhores para ver mais atracoes em menos tempo. Vimos que nossos roteiros eram parecidos, entao resolvemos conhecer a cidade juntos.

Minhas companheiras de caminhada, Jennifer e Ruth

Depois do café, tudo preparado, fomos pegar o metro da Piazza Republica para irmos ate’ perto do Coliseu e ruinas da Roma antiga. Para nossa surpresa, o metro estava em greve… Tivemos que ir caminhando ate’ perto do Coliseu. No Hostel, nos deram a dica de comprar o ticket para ver toda essa parte antiga de Roma na entrada para as ruinas, que as bilheterias nao sao tao movimentadas como as do Coliseu, para poupar tempo – eta dica de ouro!

Coliseu - indescritivel sensacao! Sera' que entrei em um livro de historia?

As ruinas sao incriveis! Voce comeca a se sentir ha’ alguns seculos, milenios atras. E e’ tudo tao bonito, tao pomposo – eles realmente sabiam como expresser poder atraves das construcoes! Paramos prum almoco, comida tipica italiana, adivinhem: pizza! Depois fomos ao Coliseu. Tava um calor danado, e a fila, enooorme! Vamos tostar nesse sol, pensei. Mas a fila andou super ra’pido, fiquei impressionado – realmente pensei que esperariamos horas ali (quando vi a fila, pensei em desistir de entrar no Coliseu – loucura). E dentro do Coliseu, com nossos ingressos ja comprados, foi so’ passer pela catraca para ver toda aquela imponente construcao. Valeu muito a pena!

Apos o Coliseu, pegamos um taxi para o Vaticano, pois caminhar era impossivel naquela hora. Como eu tinha pouco tempo e ja’ estava esgotado, so’ visitei o Vaticano por fora. A Ruth e Jennifer ficaram para ver a Capela Sistina, entao me despedi delas – muito divertidas, as duas. Voltei ao Hostel para descansar um pouco. Perto das 6 da tarde, um novo companheiro de quarto chega, Giuseppe, da Italia. Cara muito bacana, temos muitos gostos em comum, foi muito boa a companhia dele nas poucas horas que estivemos juntos. Fomos visitar a Universidade de Roma, e o predio das Forcas Aereas Italianas, onde no dia seguinte ele iria fazer uns testes para entrar na Aeronautica, e depois jantamos e fomos pro Hostel. Tanto eu quanto ele tinhamos que acordar cedo: eu, pra pegar o aviao, e ele, para os testes.


Giuseppe e eu, jantando na estacao Termini

Entao, na manha de terca, perto das 7 horas, sai do Hostel e me despedi do Giuseppe. Eu ainda tinha que pegar o trem pro aeroporto e esperar meu voo para Belgrado. Nem imaginava o problema que iria enfrentar umas 12 horas depois…

Fica pro proximo capitulo!

Priatno!
(pode significar tanto tchau como apreveitem/bom apetite)

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Lost: Past, Present and Future

Dobro dan, leitores do Blog!

Gostaria de (mais uma vez) pedir desculpas pela demora nas postagens, e’ dificil achar tempo para postar aqui no blog, a gente sempre tem coisas pra fazer por aqui – nao fico contente com esses atrasos, gostaria de ser mais assiduo. Mas vamos la’!

Nessas duas ultimas semanas, visitamos algumas praias e pequenas cidades perto da capital. Fomos a Sutomore, uma praia muito movimentada, lotadissima, isso que era quarta feira! Seria mais legal se nao tivesse todo aquele povo… A praia e’ de pedras, e nao de areia, como no Brasil. E nessa praia, em especial, tem pedras de todas as cores, de transparentes a opacas – catei algumas para trazer para o Brasil, pois sao realmente bonitas e diferentes do usual. E la andamos de Banana Boat, a melhor (e mais barata: 3 euros) da minha vida! Foi muito divertido, mesmo! Eu estava no penultimo lugar, entao eu ficava pulando que nem cowboy em rodeio! Adorei!

Na estacao de trem de Sutomore

Tambem tivemos mais despedidas, aiai! Ontem foram embora o Carlos, de Portugal, e o Kostas, da Grecia. Entao, ontem pedi para sair mais cedo do trabalho para aproveitar o tempo com eles antes da partida. Fomos visitar a antiga residencia do Rei Nicola, que agora e’ uma galeria de arte. O lugar fica dentro de um parque muito bonito, todo cercado, bem calmo. Almocamos num restaurante com uma atmosfera bem bacana, e mais tarde, a’ noite, fui com eles na rodoviaria dizer ate’ logo! Na estacao, encontrei um rapaz da Espanha e uma garota do Japao, estavam indo para a Bosnia. Nao deu pra conversar muito, onibus deles chegou logo em seguida, mas foi um papo bem agradavel.

Eu, Carlos e Kostas nas escadarias da Casa do Rei Nicola

Agora, continuando a novela!

Capitulo 2: Como e’ bela a vida em Roma! Parte 1/2?

Finalmente continuando a historia, estou na estacao Termini, em Roma, pelas 7:15 da manha de um domingo ensolarado – e que sol! Depois de nos despedirmos, fui em irecao ao Hostel, que fica bem perto da estacao. Como eu ja tinha um mapa, ficou bem mais facil de me localizar. No geral, Roma e uma cidade bem facil de se entender (ok, so’ nao espere saber onde esta se ficar so’ andando pelas tortuosas ruelas da cidade, que voce perde a nocao de localizacao facinho – experiencia propria, ehehhe – o que nao e’ ruim, pois voce descobre coisas novas desse jeito).

Comecei minha caminha afora da estacao, e foi um choque (outro, ne’): a cidade e’ simplesmente incri’vel! Em todas as esquinas, em qualquer lugar dap arte antiga, tudo e’ muito belo - eu sabia que Roma era uma grande cidade, mas nao pensei que fosse intensa desse jeito, e’ dificil nao ficar de boca aberta, hehehehe (ainda mais para estudantes de arquitetura!). No ritmo normal de uma pessoa, eu levaria uns 5-10 minutos pra chegar no hostel, mas nao aguentei, tive que tirar foto de tudo (eu nunca me aguento, hehehe) ate’ chegar no Hostel. Demorei meia hora pra chegar la.

Chegando na Estacao Termini


Eu havia reservado o hostel pela internet, tres pernoites, mas por causa dos atrasos com a companhia aerea, acabei perdendo uma diaria, e mesmo assim, tive que pagar pelas tres noites – sacanagem, nao? E mais, o check in comecaria somente as 14:00, entao eu ainda tinha 6 horas antes de entrar no meu quarto, e descansar!!! Depois de todos os atrasos e cansacos, eu ainda teria de esperar? Nada disso! Eu tinha uma cidade para conecer a minha disposicao! Deixei minha malona no hostel, com os casacos que estavam em minha mala, e sai caminhar.

Sem rumo definido, dobrava qualquer esquina que achava interessante – mas sempre acompanhando o mapa. Nossa, eu nao sabia que naquele dia comecaria a epoca em que eu mais caminhei na minha vida – e essa epoca ainda nao acabou, e acho que ainda vai demorar um bocado pra terminar (explico melhor mais abaixo). Desde que sai de casa, passo os dias caminhando, que canseira, hehehe, mas e’ bom, melhor do que ficar andando de onibus (e gastando dinheiro). Nesse primeiro dia, fiz mais um reconhecimento do lugar do que um tour pelas principais atracoes – eu sabia que nao teria energia para tanto. Mas ja’ que eu tinha tempo, andei, andei , andei. Visitei algumas igrejas, passei por muitas fontes – como e’ incrivel uma cidade cheia de fontes! Adorei isso! – e fui ate’ o Parque Vila Borghese, sugestao do Rafa. Esse parque e’ magnifico! E enorme! Passei umas tres horas la, e nao vi tudo – realmente, e’ o parque mais lindo que ja visitei! E e’ interessante ver como as pessoas da cidade, nao so’ os turistas, usam o parquet: criancas brincando, senhores lendo jornais, gente se exercitando, tomando um sol ou brincando com o cachorro – quero um parque desses pra minha cidade!

Villa BorgheseEssa é pra Juliana!! Encontrei isso num banheiro do parque! Hahaha!

No meio do parque me bateu uma canseira que me deu medo! Fiquei zonzo, sensacao nem um pouco boa. Achei um bar, e comprei um sanduiche e um café’ gelado, pois tambem tava com fome. Que lanche mais bom! Mas salgado… Roma e’ muito salgada! Ah, e o garcom me perguntou se eu queria comer dentro do café’, ou fora, com a vista para o parque – obvio que la fora, disse eu, e entao ele respondeu – la fora tem acrescimo de 40% no valor do lanche. Voltei correndo pra dentro! Tinha um italiano la dentro, e ele deu bastante risada com a minha reacao – realmente, foi muito engracado! Depois de saciada a fome, fui me sentar por uns minutos, sentir a paz que emanava do lugar (mais tarde, aqui em Montenegro, criamos a expressao ‘to have a moment’ – ter um momento), e ficar pensando, descansando, e tentando absorver tudo aquilo a minha frente – nossa, estou em Roma! Impossivel… ha poucas horas eu estava em casa, e agora estou em outro continente? Ta brincando! Eu realmente demorei pra entender isso – ainda demoro, hehehehe! E’ muito pruma vida so’!
Agora, saciada a mente e o corpo, tomei rumo ao Hostel. Ja’ era perto da uma hora, e estava muito quente! Decidi pegar o metro, pois acho que nao hegaria vivo ate o hostel, hehehehe! Novamente no Hostel, organizei um pouco minhas coisas e fiquei na internet, ate as 14:00, quando finalmente pude ir para o quarto! Ja faziam 24 horas que eu desejava tomar um banho e deitar numa cama! Eta descanso bom! Dormi ate as 6 da tarde, quando dois caras, companheiros de quarto, entraram no dormitorio. Estavam conversando bem baixo, provavelmente pra nao me acordar – e entao notei que estavam falando portugues! Eram brasileiros tambem, de Sao Paulo – e’ muita coincidencia! Estevao e Lucas eram seus nomes, ficaram na Inglaterra por um mes para estudar ingles, e estavam aproveitando o final de semana para conhecer Roma. Lucas voltou para Londres no domingo, e eu e o Estevao saimos pela cidade, primeiro para conhecer o castelo San Angelo e o Vaticano, mas desistimos do Segundo destino, estavamos exaustos! Fomos comer alguma coisa na Estacao Termini e voltamos ao Hostel, para finalmente ter uma noite de sono!

Continua!

Ah, antes de vir pra ca’, fiz um caderno para escrever tudo que e’ coisa: gastos, informacoes, dados dos amigos, historias engracadas, desenhos… E estou gostando muito de fazer isso, e’ quase um dia’rio. Eu recomendo a quem tem paciencia a fazer isso, pois acho que deve ser bem interessante ler no futuro o que voce pensava durante a viagem. E com o incentivo de voces, e’ possivel que eu escreva um livro depois de tudo isso – nunca me imaginei escritor, mas estou gostando da ide’ia, hehehehe! Quero ajuda de voces pra analisar as historias, e tambem escolher um titulo, pois sou pessimo com nomes!

Agora, uma noticia que me deixou nas nuvens! Semana passada, conversei com meus pais, e insisti para tramcar a faculdade e viajar um pouco mais pela Europa – e consegui! Agora ja’ nao tenho data definida para voltar, so’ sei que depois de terminar o estagio, vou passear pela Irlanda, Portugal, Espanha e Grecia! Unbelievable! A volta dos que ainda nao foram!

Entao ate’ mais! E nao perca o proximo episodio!

Kapadokya!!!

Merhaba!!
Nooossa quanto tempo que nao dou noticias!!


Bem, depois de uma semana sem sair (depois da semana anterior que me quebrou toda), tirei o dia livre na sexta (por causa da viagem para Kapadokya)... Aproveitei e fui visitar minha amiguinha Inaise na quinta a noite em sua acomodaçao no lado asiatico... Assim.. tudo bem que é longe e talz... mas aquele lugar parece um hotel!! é muito legal!! Aí na sexta de manha, como nao tinha que ir trabalhar, resolvi ir no İstanbul Modern, um galpao na beira do Bósforo transformado em museu de arte moderna, em Karaköy!! Lá estava tendo uma exposiçao sobre a evoluçao do design pelas cidades... de londres, vienna, milao, paris, tokyo... MUITO LEGAL!! Nao preciso nem dizer que lembrei dos meus companheiros de trabalho no Brasil, ne??
Ja que estava por la aproveitei para dar uma andada por Karaköy... vi 2 mesquitas e muita coisa legal, inclusive um lugar chamado Nargilem, com vaaarios nargiles cafes!!!


Eeeeeee... finalmente, na sexta feira a noite, partimos, eu e mais uns 10 amigos, para KAPADOKYA!!! Claro que 11 horas de onibus nao é nada agradavel, mas para quem ja passou 10 horas indo de um extremo a outro de um ESTADO BRASILEIRO... ir de İstambul (que fica em uma extremidade) até o meio da Turquia ta bom, ne? Mas tambem quando se esta na companhia de amigos isso nao é nada!
Depois de varias paradas, bacias turcas e convencionais, uma passada por Ankara, que é surpreendentemente moderna (cada passarela de pedestre liiiiinda.. uma pena que nao deu pra tirar foto), chegamos pela manha... e mais uma vez surpreendentemente.. nao pudemos parar no hotel pra tomar banho.. fomos direto aos pontos turisticos... So uma dica: se vier a Turquia e quiser uma agencia de turismo, NUNCA, repito NUNCA contrate a JOLLY TOUR... pense num povo desorganizado e num guia xaaaaato!!! Enfim... o lugar é simplesmente maravilhoso!!! E por mais que se tire fotos, so indo la mesmo.. nao adianta!! Vimos o que eles chamam de göreme, um castelo e vaaarias igrejas em cavernas nas montanhas!!! E a noite fomos a uma festa tipica turca!! Nossa foi muito legal!! Vimos danças tipicas, dança do ventre.. e eles sempre chamavam pessoas pra participar, interagindo com o pessoal!! Foi muito divertido!!
Entao voltamos para nosso hotel (4 estrelaaas) e dormimos um pouco... Acordamos no outro dia tambem direto para os pontos turisticos!! Dessa vez conhecemos uma cidade subterranea, um vale e um lago de sal!! Esse lago estava completamente seco e era apenas SAL!!! interessante, ne? E mais uma vez problemas com a agencia de turismo... eles, achando que todo turista é besta, queriam nos fazer pagar mais pela viagem.. dizendo queos preços das entradas tinha aumentado e que nao tinham mais dinheiro pra pagar nossas entradas!! Fora isso, eles tambem nos levaram p uma fabrica de ceramica e de Onyx, pedra tipica da regiao... ou seja... locais para fazer compras e pra eles ganharem comissao... mas turco eh mesmo parecido com brasileiro... ng merece!! E mais uma dica... se a viagem ta mmmto barata, desconfie!! hehehehe.. e nunca pegue a agencia mais barata que ela vai aprontar!!
Mas enfim.. a viagem foi perfeita!! E depois de muito calor, uma queda (tambem a gente so faz subir e descer!!!), pernas, pe e pescoço doendo, muuuitas montanhas e cavernas, escadas apos escadas, karaoke no onibus (o que fez o guia xato ficar emputecido) e muuuuitas risadas, chegamos em İstanbul novamente.. super cansados e de 3 da manha!! Nem preciso dizer que ninguem foi trabalhar no dia seguinte, ne? Ate porque tivemos que ir na agencia pedir nosso dinheiro de volta...
E depois de 2 dias sem trabalhar.. voltando ao trabalho hoje!! Bem mais descansada, mas ainda com a perna doendo da queda!! hehehhe.. tambem quem manda ser desastrada???
Entao é isso!! Beijo grande a todos!!!



ps: hoje faz exatamente 1 MES QUE ESTOU AQUİ!!!! :D


fazendo pose!!

Sarah (Egito), Marina (Croacia), Dorota (Polonia), eu (BRASIL), Noon (Tailandia) e Jonas (Belgica).



eu depois da mega queda!!



lindo, ne?

fazendo pose de novo!! e admirando a vista do topo do castelo!

na cidade subterranea.. cada buraco q a gt tinha q passar...


o Vale de Ihlara


Cachorro, girafa, elefante e cobra... fazendo palhaçada no lago de sal!!

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Três Países em um Fim de semana

Esse foi o final de semana, que eu conheci mais lugares diferentes na minah vida... uhauhaua

Na quinta a noite, meu chefe, disse que eu não precisaria ir trabalhar na sexta, daí, eu já né... huhu qual lugar vou conhecer na sexta-feira, pois no sábado e domingo, jah tinha viajem marcada para conhecer Luxemburgo. Daí lembrei que minha irmã, tinha me dito que tinha uma cidade muito legal para se conhecer aqui na Bélgica, chama-se Brugges. Dei uma pesquisada, e vi que que essa cidade era 30 minutos da minha cidade de trem, e o valor da passagem foi de $5,50 euros. Fiz uma viagem de um dia só mesmo, a cidade é bem pequena, mas extremamente turística, pois é a cidade medieval mais bem preservada da europa, e deu para perceber que eles investem pra valer em turismo por lá.



Na sexta a noite peguei meu trem para Luxemburgo, demorou em torno de 3 horas e meia. Em Luxemburgo não fiquei em albergue, arranjei uma hospedagem grátis, no www.couchsurfing.com jah tinha ouvido falar, mas não sabia como funcionava direito. Foi muito legal, o Daniel (meu host), é Camera e me levou para conhecer o estudio e ver como é gravado um jornal televisivo, como se fosse um Jornal nacional, porém a apresentadora, fala Luxemburguês uahuahua.

A cidade de Luxemburgo é muito bonita e muito rica, pois é como se fosse brasília, é um país rico em política, é onde está centralizada as decisões da União Européia. A cidade Luxemburgo em si, tem dois níveis, e a diferença etre eles é enorme... tem um Forte na cidade, onde a visita vale muito a pena. É uma pedreira gigante, onde dentro dela, o exército Luxemburguês na época medieval, cavou inúmeros tunéis e janelas no meio dessa pedreira, para servir como defesa do País, dentre dessa pedreira há inúmeros canhões. É um lugar onde é impossível não se perder, devido a complexidae dos túneis, e a falta de lógica nos caminhos



No domingo pela manhã, fui visitar Trier, uma cidade na Alemanha, perto da divisa com Luxemburgo, e lah, tirei uma foto em frente a casa do famoso Karl Marx. a cidade possui construções da época do apogeu romano. Trier, foi a cidade mais a leste do Império Romano, e lah na cidde ainda tem construções que datam 1 a.c. realmente impressionante, como construções tão ntigas, continuam em pé...


Casa aonde nasceu Karl Marx


Bom, fds que vem estou indo para Aachen, uma cidade alemã, que fica na fronteria com Bélgica e Holanda... resumindo, tem um ponto triplo na cidade, onde com apenas um passo, vc pode mudar de um país para o outro hehehe. Até

Not really working

Servas! Estou aqui em Leoben, e hoje completara uma semana. Meu primeiro dia de trabalho foi na sexta feira passada, mas na verdade foi soh uma conversa expplicando como vao ser as coisas e tal. E, pra alegria minha (ou nao), meu chefe viajou para o Brasil esse fds, entao eu nao terei que comparecer a empresa, soh tenho que estudar um pouco sobre o funcionamento dos fornos de fundicao AC baseados na tecnologia de arco eletrico e os diagramas ciclicos deste... hehe... eh um tanto complicado, principalmente quando nao se tem uma base das mais fortes em eletromagnetismo, mas eu to me virando aqui pra aprender bem.
Nao postei semana passada pq estou com problemas de acesso a internet. Bom, aih vai uma retrospectiva da semana que passou: na terca feira, um pouco depois que escrevi meu primeiro post da Austria, tivemos uma poker night na casa do Markus... muito bom, la que conheci os outros trainees, jogamos, bebemos muita cerveja... enfim, bem divertido. Na quarta feira tivemos a dinner night... sempre um dos trainees eh o chef, e prepara algum prato tipico. Tivemos Jürgen, de Liechtenstein, como chefe, preparando uma comida muito boa, um pouco estranha para meu paladar brasileiro mas eu gostei. O outro dia de agito foi sexta, quando passamos por dois bares/pubs e depois emendamos um nightclub. =)
Como ainda nao estou no meu pc nao tenho que postar fotos e videos que fiz, mas posto depois.
Peguei uma foto do site de um dos pubs, soh pra vcs saberem como estava o ambiente...hehe


Foto tirada pelo pessoal do bar, numa pessima qualidade, mas tudo bem.

Tchüss