*************************************************** Caros amigos e visitantes,

Bem vindos ao nosso diário. Para maiores instruções sobre como navegar pelas mensagens, leia a guia "Informações gerais sobre este blog" no rodapé desta página. Boa viagem!

For ENGLISH-READERS: come back soon to check out our english website!

Os editores

***************************************************



quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Viajando

Dobro dan!
Eba!!, consegui postar mais uma vez! Ta’ me sobrando tempo no trabalho para digitar o post, ams como nao tem internet, eu salvo no meu pendrive e transfiro o texto e as fotos num café’ perto do hostel. So’ falta uma semana para eu partir do pais, aiai, queria ficar mais, mas sem problemas! Uma hora tem que terminar, mas o importante e’ aproveitar enquanto ha’! O que nao e’ nenhum sacrificio, hehehe!

Ontem consegui mais informacoes sobre onibus e ferry boats, e agora meu roteiro antes de chegar em Dublin esta’ mais definido. Parto dia 21 de agosto para Dubrovnik, na Croacia, onde ficarei por duas noites. E no sabado, dai 23, pegarei o ferry boat para Bari, na Italia, onde encontrarei Giuseppe, amigo que fiz na Italia. Ele ta’ me ajudando muito, nao imaginei que isso fosse acontecer, pois convivemos por menos de 24 horas! Hoje ele vai reservar um Bed&Breakfast pra mime m Martina Franca, cidade onde ele mora, e tambem pesquisou pra mim sobre os horarios e precos dos navios. Eu me impressiono cada vez mais com a hospitalidade e vontade de ajudar que encontro nas pessoas! Nos momentos de necessidade ou de alguma dificuldade, sempre encontrei uma mao amiga – realmente, nao estou sozinho! E dia 27 parto pra Roma para, no dia 28, pegar o aviao para Dublin, onde encontrarei a Maria, irma do Kostas. A partir dai’, estou pesquisando o melhor roteiro a seguir – to adorando fazer esses planejamentos! Parece um jogo de aventura no qual voce tem que passar de fases – so’ espero nao encontrar nenhum chefao no meio do caminho!

Ontem, a festa estava muito divertida, os novos estudantes que chegaram sao muito gente boa! Agora temos companheiros da Croacia e companheiras da Republica Checa, Italia, Russia e Turquia, alem dos estudantes de Montenegro que tambem vieram a festa. Olha a sorte que os estudantes de medicina tem: eles moram em uma casa em cima de um bar, entao ontem pedimos permissao para os donos, e tinhamos o bar so’ para nos! Se quisessemos, poderiamos tomar as bebidas do bar, mas decidimos nos mesmos comprar, sai mais barato. Ontem o drink especial era a Sambuca, feito com uma bebida da Italia, no qual e’ colocado uma chama com isqueiro e depois e’ chacoalhado. Dai’ voce toma bem rapido, e depois aspira o ar de dentro do copo – noooossa, aquilo queima tudo por dentro!!! Mas e’ doce e tem um gusto de aniz. Muito forte pra mim – tomei um e tava tonto, enquanto outros tomaram uns cinco!

Ah, e aqui estao os depoimentos das pessoas que viajaram comigo ate’ Roma com as Aerolineas Argentinas: o primeiro e’ da Tatiana, que escreveu o texto para um jornal em Sao Paulo, e o segundo e’ do Lucas:

Tive problemas com vôos da aerolineas argentinas tanto para ir como para voltar para o Brasil. Felizmente acho que fui uma das últimas pessoas que, pelo menos, conseguiram voltar ao Brasil.
Sai de Guarulhos no dia 04/07/08 para Buenos Aires. O vôo teve atraso de 3 horas. Porém meu destino final era Roma. O vôo para Roma sairia de Buenos Aires no mesmo dia 4 as 22:45 da noite. Porém ao chegarmos no aeroporto de Ezeiza fomos informados rapidamente e sem nenhuma explicação da razão que iriamos desembarcar na Argentina e pegar o vôo apenas no dia seguinte 05/07 as 7 da manhã. Na Argentina a empresa nos colocou num bom hotel, Hotel Presidente. Porém a boa hospedagem não dimunui o descontentamento com o atraso, já que meu destimo era Itália e não Argentina, e também não reembolsa a diária que perdi no Hotel Mercure em Roma, que a companhia não deu retorno ainda se irá ou não me ressarcir. No Hotel Presidente também não fomos bem tratados. Telefonemas para para avisos a pessoas que nos esperavam ou aguardavam notícias tanto no Brasil quanto na Europa foram cobrados.
Ao embarcarmos na aeronave, no dia 05/07 a tripulação mostrou os procedimentos de segurança preparando-nos para decolagem. Subitamente o avião volta da pista de decolagem e permanece 2 horas parado com a alegação de manutenção. Ficamos durante todo o tempo sem mais nenhuma informação. A tripulação desapareceu. Só ouviamos barulhos do lado externo do avião , que nos pareciam a tal manutenção.
Após 15 horas, 13 de voo, mais 2 na pista parados desembarcamos em Roma.
Já minha volta, no dia 20/07 partiu de Madrid operada pela empresa parceira Air comet. O voo partiu e chegou em Ezeiza sem problemas. Porém na conexão que faria Buenos aires - São Paulo, já novamente operada pela Aerolineas novamente houve atraso.
A companhia realmente maltrata os passageiros no aeroporto de Ezeiza. Os funcionários debocham quando são solicitadas informações.
A tripulação é mal educada. As refeições no avião são péssimas e no vôo que fiz Buenos Aires-Roma todos literalmente passaram fome no avião.
A companhia prestou um péssimo atendimento em sua loja no aeroporto de guarulhos, no dia 20/07 quando fui solicitar reembolso de despesas de hospedagem perdidas devido ao atraso na ida.
Slogan que ela criou para a Companhia: AeroLAMAS Argentinas.Pague pra entrar. Reze pra sair.

Depoimento do Lucas

bom como não poderia deixar de ser, a minha volta com a nossa querida aerolineas
não foi fácil: a aerolineas cancelou o seu voo da manha para Porto Alegre, então cheguei
as 5 30 da manhã em buenos aires e o meu avião só decolou pra cá as 15 30.
novamente o tempo inteiro só grosserias e mau humor para nos prestar esclarecimentos.
Agora a melhor parte: cheguei quinta feira, e estou até agora sem a minha bagagem. roupas, presentes e lembranças perdidas por aí. E a compania não soube até ontem
me informar nem onde ela estava. O sistema de bagagens estraviadas do aeroporto
de ezeiza não trabalha no fim de semana, então tenho que esperar até segunda pelo
menos...
se eu tiver a opção, nunca mais vôo com os nossos hermanos.
Espero que fora a parte aérea, todos tenham tido ou estão tendo grandes momentos
na Europa.
Até o nosso próximo vôo então, dessa vez via Cochabamba, qualquer coisa menos
Buenos Aires. hehehe

p.s: criei um slogan pra aerolineas: "fica feliz que a gente ta te levando..." hehehe


Capitulo 3: Entrando em Montenegro (melhor, tentando) – Que recepcao! Parte 1/4

As 8:00 chego ao aeroporto Leonardo da Vinci, de Roma, e vou procurar o guiche da empresa que me levaria ate Podgorica. Caminho por todo o aeroporto, e nao acho, entao vou ao guiche de infomacoes. La, a moca me diz o numero do guiche e la vou eu de novo, a procura! Meu voo sairia as 9 de Roma para Belgrado, onde faria a conexao com o voo Belgrado – Podgorica somente as 18 horas. Enfim, eu teria mais esperas, mas tudo bem, faz parte da viagem (o unico problema e’ que as esperas sao mais cansativas do que o tempo de viagem em si).

Chego no guiche que a moca me indicou, da Montenegro Airlines, mas eu nao iria viajar com essa empresa aerea – minha empresa era a JAT, da Servia. Entao, a moca da Montenegro airlines, com muita paciencia, me levou ate’ o guiche da JAT. La’, pediram meu passaporte e viram que eu nao tinha visto tanto pra Servia quanto pra Montenegro – brasileiros precisam de visto para estes dois paises. Tive de explicar que, em Belgrado, eu ficaria so’ no aeroporto, no que chamam a’rea de transito, entao nao precisaria de visto. E no caso de Montenegro, eu havia recebido a Nota de Aceitacao (documento que o IAESTE do pais que voce ira’ manda quando a empresa te aceita para o estagio) dizendo que o estudante nao precisa de visto – o mesmo seria feito no momento da minha chegada ao pais. Bem isso e’ o que iriamos ver quando eu chegasse em Montenegro…

Fiz o check-in e agora tinha que procurar pelo portao de embarque. O aeroporto de Roma e’ enorme e super movimentado – haviam varios grupos de estudantes que iriam viajar em programas de ferias, turistas, homens de negocios; o saguao tava simplesmente lotado. Um senhor funcionario do aeroporto me mostrou o caminho pra la’, atravessando aquela multidao. No aviao, eram pessoas de todos os lugares: Canada’, Italia, Reino Unido, e claro, Servia e Montenegro. Ali foi onde comecei a escutar a lingua que ouco todos os dias desde 5 semanas atras, o Servio. E’ de assustar em um primeiro momento. Quando a aeromoca veio com o carrinho da comidas e bebidas, e pediu que Piche (bebida) eu queria, respondi a unica que sabia: voda (water). Ta certo que ela devia entender ingles (ou coca-cola, hehehe), mas eu queria comecar a imergir na lingua- o que e’ dificil! Agora, depois de todo esse tempo aqui, acho a lingua servia (ou croata, ou montenegrino, que seja) muito interessante – ela tem o seu charme.

O voo demorou 2 horas, e eu ainda tinha mais uma de Belgrado ate Podgorica. Esse caminho que fiz nao e’ usual, pois Belgrado fica for a da rota Roma – Montenegro. Se eu fosse direto, o voo seria de 1 hora. Muito melhor e nao fosse o preco, o dobro! Precos de passagens aereas sao realmente algo sem nexo…

Enfim, aterriso em Belgrado, para tomar um cha’ de cadeira.

Entao, ate’ mais!
Cao!

12 comentários:

Juliana Mendonça disse...

aiiiiiii isso nao se faz!! matando a gente de curiosidade de novo!!
e aih o povo tb fala bok (oi)??
minha palavra favorita.. pq bok em turco eh coco, merda.. hehehehehe
e eh impressionante como vc conhece as pessoas por aih.. :D

Maurício Secchi disse...

E' realmente impressionante mesmo! Ontem tinha um grupo de mochileiros sentado na praca e fui la conversar com eles - sao da Hungria. Mudei tanto em relacao a isso, pq eu me considero timido, hehehehe! Aqui to conversando com todo mundo que vejo que nao e' daqui, show de bola! E os Hungaros tambem sao estudantes de arquitetura, me passaram o e-mail deles e me convidaram para aparecer por la'!
Nao, aqu eles nao falam Bok, acho que na Croacia e' mais usual - e na Turquia, heheeh!
valeu pela forca Juliana! Boa sorte pra ti!

Juliana Mendonça disse...

hauhauhaua... timido?? nem um pouco!!

Unknown disse...

E aí...mau Mau....
esse Sambuca deve ser forte mesmo...ou será que quem bebeu é fraquinho..!!!
bjs...
se cuida e não esquece de voltar...
uhuahauahua.

Maurício Secchi disse...

Ju! Hoje almocei com a Seda e Feyza, ambas da turquia e falei pra elas o que tu me ensinou, e elas deram risadas, e me ensinaram uma palavra que voce diz em resposta ao bok, que eu nao lembro mais, eheheheh!
Ate

Anônimo disse...

TSKTSKTSKTSK...
sim... faz uns 13 anos q nos conhecemos... e o Mauricio sempre foi muito tímido... como as pessoas mudam... e tão rapido... kkkkk!!!

o q num faz umas viagem por ec mundao à fora.... hahahahahaha!!!

bom...MAUUURIFF continua assim... flando, flando com as pessoas... e conhecndo o maximo... yupiiiii.... o/... zo/... \o/...

Juliana Mendonça disse...

eeeeei por favor me ensina!! q aih eu te ensino mais!! ;)

Juliana Mendonça disse...

ps: to c um poco de inveja.. o povo soh comenta nos seus posts.. os meus dois ultimos tao vazios vazios!!! chega desestimulo p postar :(

Maurício Secchi disse...

Eieieie! Nao para, nao para, nao para nao, Juliana!
E a palavra e' siktrgt, nao sei se e' assim que se escreve, hehehe!
Ate

Juliana Mendonça disse...

aaaaaaaaaaaaah to ligada!! siktirgit!! eh meio q um "aaah vai se fuder".. heheheheh
e n vo parar nao... essa semana to postando mais!!
:)

Unknown disse...

Que bebida é essa....tb quero! Não quero mais beber vinho no Cristal, agora quero essa italiana...
Bju amigo e vê se volta...

Caio disse...

Ei, me chamo Caio Bonfatti Delgado estudo eng mecanica na unicamp. preciso de uma ajuda sua, estou em skopje-macedonia estagiando pela IAESTE, vou fazer uma conexao na servia-belgrado e parece que preciso de visto.. so vou ficar 2hrs no aeroporto e so vou trocar de aeronave, existe algum problema? preciso de visto? se poder me responder assim de ler isso ia me aliviar bastante pq daqui a uns dias estou embarcando e nao tenho certeza disso. me conta sua experiencia no aeroporto la. me manda um email por favor. email: cbonfatti@gmail.com
facebook: caio bonfatti delgado