*************************************************** Caros amigos e visitantes,

Bem vindos ao nosso diário. Para maiores instruções sobre como navegar pelas mensagens, leia a guia "Informações gerais sobre este blog" no rodapé desta página. Boa viagem!

For ENGLISH-READERS: come back soon to check out our english website!

Os editores

***************************************************



sábado, 28 de junho de 2008

"E, a sua esquerda temos..."

"... uma parada gay com um milhão de pessoas!". Sim, é isso mesmo que você leu!
O meu dia tinha começado meio preguiçoso com algumas torradas de pão de girassol e suco de pêssego (um café da manhã bastante duvidoso para um cardápio brasileiro, ahhahah). Fiquei pela internet até o final da manhã, quando almocei una bela macarronada ao alho e óleo (nham) - e logo fui para a rua.

Meu plano, como já tinha dito ontem, era de fazer passeios típicos de turistas. Pontos turísticos, lugares com alguma fama, algum parque diferente, ou visitar algum monumento único no mundo - os quais Berlin tem aos montes. Peguei o metrô (U-Bahn, em alemão) e saltei na Potsdamer Platz. Esse lugar, aliás, é a meca da arquitetura e tecnologia na cidade, contrastando com seu passado: aqui foi um dos lugares mais destruídos durante a II GM. O que antes era a parte nobre da Berlin Oriental (leia-se decadente), hoje é referência em lazer e modernidade. Lá fica o Sony Center - um oásis de vidros, tecnologia, arquitetura e história - que era o meu destino.

Desci na parada da Potsdamer Platz e fui subindo as escadas de maneira despreocupada. Tinha notado que o movimento era grande, mas achei comum devido ao grande número de turistas em Berlin na época do verão.

Ao sair da estação e virar a esquina, me deparei com uma multidão enorme de pessoas. Muita gente aglomerada ao longo da via principal, era impossível passar indiferente àquilo. "Que diabos está acontecendo?", pensei. Fui checar, chegando perto e me embreando no meio dos curiosos. Do outro lado da muralha de gente, homens e mulheres desfilavam de tangas e sutiãs (não necessariamente nessa mesma ordem). Sim. É isso mesmo, ahahaha. Não vou me alongar muito na estória: era uma parada gay e lésbica, com um milhão de pessoas e surgida do meio do nada, com os elementos mais "exóticos" que jamais pensei existir no planeta. Apesar de me parecer bizarro, a coisa era muito engraçada - e mesmo os heteros traziam os filhos (que ficavam brincando ali por perto, rindo das fantasias malucas dos desfilantes). É como se fosse um carnaval meio tosco, com todo o exibicionismo e bizarrice que vocês puderem supor que a europa pode oferecer. Apesar disso, as famílias alemãs veem isso sem qualquer preconceito - e até acham comum. Daí, sem preconceitos e sem muitos outros planos, fiquei ali tirando fotos das coisas mais "bizonhas" que passavam ali por perto, hahahah.

Bloco das "Amantes da Madonna": 100% Lesbisch


Com o fim da parada, consegui atravessar a rua e chegar finalmente no Sony Center. Um lugar realmente mto bonito. Ali por perto, sentei num café e passei mais alguns minutos. Enquanto começava a cair uma chuva fina de verão, aproveitei um macchiato (o nosso famoso"pingado", hahaha).


Um dos ângulos do Sony Center: telhado em espiral de vidro e aço

Sobre o estágio: tudo certo para minhas reuniões da segunda-feira. Às 10 da manhã no escritório de rel. exteriores da Humboldt-Universität (para tratar da moradia definitiva e recebimento da bolsa do DAAD) e a outra logo após com o meu chefe direto no campus agrário da HU. Fiquei sabendo que ele, Herr Böhme, viajará em congresso entre os dias 1 e 12 de julho - nas minhas primeiras semanas de estágio. Vamos ver o que é que ele reserva para mim nesse tutoramento remoto, heheheh.

Ps: A Air France encontrou minhas malas e me mandou um cara as 10 da matina com elas. O infeliz subiu 2 lances de escada gigantes com os 32kg de bagagem, chegando cansadaço à minha porta. "Amigo", disse eu, "temos elevador" - e apontei para uma porta de aço escovado. "Scheiße!" (m3rd@!), ele falou, se desculpando logo depois. Ahahaha... difícil ver um alemão desabafando assim, ahahah.

Por hoje é só, galera!


Guten Nacht! (boa noite!)

sexta-feira, 27 de junho de 2008

É quando ele pousa que você acorda!

Pousar na Europa é fantástico. Depois de horas e horas de vôo sobre as águas (friasss) do Atlântico, ver as terras européias chega arrepiar as costas.

Como viajava de madrugada, minha primeira visão do continente europeu não foi nenhum campo bonito, nenhum moinho de vento, nenhum campo de tulipas ou de videiras, nenhum castelo. Às 6:30 da manhã, ali da minha janela no avião, eu observava sozinho no silêncio do avião o nascer de um sol laranja-avermelhado sobre uma terra que ainda dormia. A 10km de distância do chão (e sem nuvens), as luzes das cidades lá embaixo ainda estavam acesas - enquanto aquela aurora magnífica espreguiçava sobre o velho continente.

Finalmente desembarquei na França. O Charles de Gaulle realmente é grande e impressiona pela limpeza - contrastando com o cheiro dos passageiros (hehehe). Ali, no aeroporto internacional de Paris, fiz minha entrevista na "Imigração da UE". Como de costume, se seu destino é um país da UE, faz-se o controle de imigração no primeiro país de pouso (no meu caso, França). Sem nenhum problema, fui liberado em pouco mais de 10 segundos (a oficial não me pediu absolutamente nenhum dos 4 documentos que poderia me exigir, além do passaporte: comprovante de moradia, de seguro saúde, de renda e de estágio). Dali, embarquei para meu destino final: BERLIIIINNN!

Cheguei em Berlin 1 hora e meia depois, sem atrasos. Ressalva sobre a Air France: prefiro a KLM. O serviço de bordo é melhor e as opções de distração são maiores na holandesa KLM (apesar dos ótimos vinhos e queijos da Air France). Enfim... a KLM tem Heinekken! Para minha surpresa (momentos de tensão...), minhas malas não chegaram! Fui direto para o Lost & Found e registrei o pedido de resgate (demora até 2 dias para enviarem suas malas para o endereço que você colocar na ficha).

Dica para os demais: eu já tinha passado por isso antes. Com isso aprendi a SEMPRE colocar os objetos eletrônicos (eu disse!!!) na mala de mão. Além disso, papéis importantes, dinheiro, cartões e tudo mais que você não pode viver sem, deve andar COM VOCÊ. Além disso, coloque uma MUDA DE ROUPA (1 camisa, 1 cueca, 1 meia, 1 casaco) na sua bagagem de mão. Isso é o suficiente para você sobreviver até sua bagagem chegar. O que for mais urgente, use seu "tutu" (dinheiro, cartão..). Identifiquem suas bagagens com etiqueta (com nome completo!). Por mais bobo que seja, isso realmente funciona.

Bem, falando da cidade... tá tudo beleza! Um pouco frio (uns 13 C), mas tudo ok. Liguei para o LC (representante do IAESTE) logo que cheguei, e já marcamos uma reunião para segunda-feira. Marquei outra reunião (com meu chefe direto) para o mesmo dia também. Vou aproveitar o final de semana para fazer aqueles típicos programas de turista desnorteado visitando alguns pontos turísticos, ahahhaah. AAAAhhhh, e, obviamente, irei ver o jogo da final da EUROCOPA (Alemanha x Espanha) em um mega telão que a Coca-cola montou lá no Portão de Brandemburgo - o maior símbolo da cidade. No próximo post, terei várias foto. =D

Um abração, e obrigado pelos comentários galera!!! =D

Auf wiedersehen! (até a vista!)


Zdravo, zovem se Maurício!

Olá, meu nome é Maurício, sou de Ijuí, cidade do interior do RS, tenho 21 anos e faço Arquitetura e Urbanismo na Unicruz. Dentro de uma semana, estarei embarcando para um estágio de 42 dias em Podgorica, capital de Montenegro. Trabalharei em um empresa de construção civil chamada Gradjevinar A.D.

Mas vocês podem estar se perguntando: onde fica Montenegro? Bem, Montenegro é reconhecido como o país mais novo do mundo, pois em 2006 se desanexou da Sérvia através de um referendo feito dentro do país. A população aproximada é de 680 mil habitantes, e possui menos de 14 mil metros quadrados de área - mais ou menos um sexto do tamanho de Portugal. Com isso já dá pra notar que é um país bem pacato. Abaixo tem um mapa para vocês o localizarem - está em vermelho:
Faz fronteira com a Croácia (oeste), Bósnia e Herzegovina (noroeste), Sérvia (leste) e Albânia (sul), e tem litoral com o Mar Adriático. Com cidades com mais de um milênio de idade, é possível ver as influências eslavas, turco-otomanas, da igreja Ortodoxa e do Comunismo. Hoje as principais fontes de renda vêm do turismo, prestação de serviços e processamento de metais. Aqui, um dos principais cartões-postais da cidade, a Millenium Bridge.
É um lugar que nunca imaginei visitar - mal sabia onde era - e que agora já me é tão familiar, até parece que já estive lá! Vou aproveitar ao máximo essa experiência - e vou postar tudo aqui!
Enquanto isso, ainda há uma semana - maldita semana de angústias, dúvidas e incertezas, e também, felicidade!
Até mais, e boa sorte a todos nós!
Ćao! (Tchau!)

quarta-feira, 25 de junho de 2008

O silêncio que precede o vôo

Eu nem pensava nisso, até que realmente chegou a noite que precedia o grande dia do embarque. Irei embarcar amanhã, quinta, ao meio dia. De Brasilia a Sampa, de Sampa a Paris, de Paris a Berlin... quase 14 horas de vôo!

Jantar ficou difícil - qualquer comida, por mais leve que seja, é uma verdadeira bomba. A minha dica é não comer nada de muito especial, e nem demais. Na dúvida, coma menos e leve o dinheiro para um suco antes do vôo. E leve também uma barra de cereais - é batata. A ansiedade é quem rouba a cena, não adianta o quão preparado você esteja.

Malas prontas, tudo pronto. Câmera, carregadores, óculos de sol, documentos, direções do LC (comitê local do IAESTE) em Berlin, pacote de café a vácuo (!), cuecas e meias... Aliás, eu nunca tinha reparado o quanto as cuecas e meias ocupam de espaço na mala: mais de 1/4! Hahahhaha... é, eu tenho preguiça de fazer a lavanderia...

Ali, na sala de embarque, após despedir calorosamente da família, você vai pensar pela primeira vez: "Por que diabos fui me meter nessa?". Sim, essa será a primeira vez de muitas que vc irá pensar nessa célebre frase, hahaha... Não se preocupe, a construção de um intercambista é longa - mas o autoconhecimento (e as superações) vão lhe mostrar uma parte de você que nem você sabia que existia. Os fortes persistem. Os fracos... choram, ligam para os pais, fazem bico, vão para o McDonalds pedir uma promoção e fingir que o mundo é um grande jogo de Lego. Acredite: você é capaz de superar tudo. Palavra de quem já fez 3 intercâmbios (risos). Nossa, tá parecendo auto-ajuda... akakak...

Dicas para essa etapa da viagem: eletrônicos (todos os tipos) vão na mala de mão! O desodorante (roll on ou spray) deve ser DESPACHADO, ou então vc o terá retido. Para dar aquela boa revigorada no "aroma" pós 14 horas de vôo (acredite, vc não teve culpa, todos nós suamos!), deixe-o em compartimento acessível da mala despachada. Ah, e sobre a escova e pasta de dentes, mantenha-as na bagagem de mão. É uma mão na roda.

Pessoal, me despeço de vocês ainda em solo brazuca!!! Minha próxima postagem, se não for da ilha de Lost (risos), será do bom e velho continente europeu. Berlin que me aguarde!!!

Bis bald!          (até logo)!

domingo, 22 de junho de 2008

Hallo, ich heiße Rafael!

Olá, pessoal!

Meu nome é Rafael Guimarães, sou de Brasília, tenho 24 anos e consegui uma vaga de estágio de 2 meses em Berlin, capital da Alemanha. Embarco daqui a 4 dias - dia 26/jun ao meio-dia (e, apesar deste ser meu quarto intercâmbio, ainda sinto o friozinho na barriga, ahhahah). E se você achou o título dessa postagem estranho (Olá, me chamo Rafael!), imagina quantas outras coisas esquisitas guardam a Alemanha... =)

Portão de Brandemburgo, centro de Berlin

Como minha área acadêmica (engenharia florestal) se originou naquele país, são encontrados por todo o território alemão vários centros de pesquisa, universidades e empresas que trabalham com análises diversas desta área da ciência que até pouco tempo era pouco conhecida (e que agora, com o boom ecológico, é bastante procurada).


Meu local de estágio é o Departamento de Fitossistemas Horticulturais da Faculdade de Agronomia e Horticultura, da famosa Humboldt-Universität zu Berlin (HU Berlin). Só para se ter uma idéia do "porte" da coisa, foi nessa mesma universidade que os físicos Albert Einstein e Max Planck e os filósofos Karl Marx e Friedrich Engels, entre outros pequenos monstros geniais, desenvolveram boa parte de suas pesquisas e ajudaram nos laureados 29 prêmios Nobel que a universidade possui. Além disso, o universo de quase 35 mil alunos se expande por todos os cantos de Berlin, e seus muros ainda se lembram da II Guerra Mundial. Uau, isso que é histórico!! =)


Fachada da reitoria da Humboldt-Universität zu Berlin

Meu estágio será na área de experimentos com crescimentos vegetais (siiiiiiiim, elas crescem devagar, mas crescem!!! hahahah). Serão 7 horas de trabalho por dia, 5 dias na semana, em um campus que fica a cerca de 8 minutos de metrô do centro de Berlin.


Além do estágio, também tentarei falar das cervejas, salsichas, festivais de música, problemas com comunicação, viagens com outros intercambistas, perrengues nos supermercados, dicas, trapalhadas em geral... tudo (e um pouco mais) sobre essa aventura que vocês poderão checar por aqui!

Um abração e até a próxima!