*************************************************** Caros amigos e visitantes,

Bem vindos ao nosso diário. Para maiores instruções sobre como navegar pelas mensagens, leia a guia "Informações gerais sobre este blog" no rodapé desta página. Boa viagem!

For ENGLISH-READERS: come back soon to check out our english website!

Os editores

***************************************************



quarta-feira, 25 de junho de 2008

O silêncio que precede o vôo

Eu nem pensava nisso, até que realmente chegou a noite que precedia o grande dia do embarque. Irei embarcar amanhã, quinta, ao meio dia. De Brasilia a Sampa, de Sampa a Paris, de Paris a Berlin... quase 14 horas de vôo!

Jantar ficou difícil - qualquer comida, por mais leve que seja, é uma verdadeira bomba. A minha dica é não comer nada de muito especial, e nem demais. Na dúvida, coma menos e leve o dinheiro para um suco antes do vôo. E leve também uma barra de cereais - é batata. A ansiedade é quem rouba a cena, não adianta o quão preparado você esteja.

Malas prontas, tudo pronto. Câmera, carregadores, óculos de sol, documentos, direções do LC (comitê local do IAESTE) em Berlin, pacote de café a vácuo (!), cuecas e meias... Aliás, eu nunca tinha reparado o quanto as cuecas e meias ocupam de espaço na mala: mais de 1/4! Hahahhaha... é, eu tenho preguiça de fazer a lavanderia...

Ali, na sala de embarque, após despedir calorosamente da família, você vai pensar pela primeira vez: "Por que diabos fui me meter nessa?". Sim, essa será a primeira vez de muitas que vc irá pensar nessa célebre frase, hahaha... Não se preocupe, a construção de um intercambista é longa - mas o autoconhecimento (e as superações) vão lhe mostrar uma parte de você que nem você sabia que existia. Os fortes persistem. Os fracos... choram, ligam para os pais, fazem bico, vão para o McDonalds pedir uma promoção e fingir que o mundo é um grande jogo de Lego. Acredite: você é capaz de superar tudo. Palavra de quem já fez 3 intercâmbios (risos). Nossa, tá parecendo auto-ajuda... akakak...

Dicas para essa etapa da viagem: eletrônicos (todos os tipos) vão na mala de mão! O desodorante (roll on ou spray) deve ser DESPACHADO, ou então vc o terá retido. Para dar aquela boa revigorada no "aroma" pós 14 horas de vôo (acredite, vc não teve culpa, todos nós suamos!), deixe-o em compartimento acessível da mala despachada. Ah, e sobre a escova e pasta de dentes, mantenha-as na bagagem de mão. É uma mão na roda.

Pessoal, me despeço de vocês ainda em solo brazuca!!! Minha próxima postagem, se não for da ilha de Lost (risos), será do bom e velho continente europeu. Berlin que me aguarde!!!

Bis bald!          (até logo)!

7 comentários:

Juliana Mendonça disse...

nooossa.. me senti como se fosse eu embarcando... friiiio na barriga.. daki a 2 semanas já não estou mais na minha terrinha!!!
enfim.. boa viagem, boa sorte p vc e pra todos nos!!!

Isabele disse...

Nossa, faço das palavras da Juliana as minhas, me senti como se tivesse embarcando... me imaginei me despedindo da minha família e pensando pq fui me meter nessa... ahhahaha
Mais do que boa viagem, boa sorte a vc e a tdos nós hehe

Anônimo disse...

Maninho, sua descrição realmente nos faz sentir que estamos no seu lugar, embarcando, sentindo as mãos gelarem, despedindo da família... Aliás, esta é a parte ruim (pelo menos pra mim). Como disse você "não importa o quanto estamos preparados" pois já é a 4ª vez que vc fica longe da gente e eu sempre fico com muita saudade. Toda a sorte do mundo pra você, pois você é um dos FORTES e merece tudo o que conquistou nos estudos! Beijos e te amo, Flavinha. PS: e deixa essa estória de Lost pra lá!

Maurício Secchi disse...

Bah Rafael! Conseguiu mesmo transformar em palavras as sensações que temos antes de viajar! Que frio que dá! É um turbilhão de emoções e questionamentos que afloram na nossa cabeça! Boa viagem pra ti!

Nati disse...

Rafa, adorei seu post!
acho q todo mundo se identificou com ele. Voce conseguiu exprimir mto bem todo esse sentimento de angustia e nervosismo que temos antes de embarcar para qualquer aventura no exterior.
Nao vejo a hora de poder ler o proximo post!
ah..outra coisa... minha aceitaçao nao saiu, fui recusada :(
mas bola pra frente, eu sou do time dos FORTES tb!
hauahauhauah
beijao

Glavx disse...

Concordo com todos acima... a sensação do embarque é muito marcante... e vc conseguiu expressar com maestria. Intercambista calejado... huahau

Abração Rafa, e boa sorte no velho continente.

Rafael disse...

Pessoal, valeu pelos comentários! Nati, é uma pena que você não tenha a vaga confirmada... mas fico na tua torcida por tudo de bom pra vc... e te dou toda a força para tentar novamente o programa do ano que vem... eu mesmo tentei 4x, hehehe...

Abraços para todos!