*************************************************** Caros amigos e visitantes,

Bem vindos ao nosso diário. Para maiores instruções sobre como navegar pelas mensagens, leia a guia "Informações gerais sobre este blog" no rodapé desta página. Boa viagem!

For ENGLISH-READERS: come back soon to check out our english website!

Os editores

***************************************************



terça-feira, 12 de agosto de 2008

Lost: Past, Present and Future

Dobro dan, leitores do Blog!

Gostaria de (mais uma vez) pedir desculpas pela demora nas postagens, e’ dificil achar tempo para postar aqui no blog, a gente sempre tem coisas pra fazer por aqui – nao fico contente com esses atrasos, gostaria de ser mais assiduo. Mas vamos la’!

Nessas duas ultimas semanas, visitamos algumas praias e pequenas cidades perto da capital. Fomos a Sutomore, uma praia muito movimentada, lotadissima, isso que era quarta feira! Seria mais legal se nao tivesse todo aquele povo… A praia e’ de pedras, e nao de areia, como no Brasil. E nessa praia, em especial, tem pedras de todas as cores, de transparentes a opacas – catei algumas para trazer para o Brasil, pois sao realmente bonitas e diferentes do usual. E la andamos de Banana Boat, a melhor (e mais barata: 3 euros) da minha vida! Foi muito divertido, mesmo! Eu estava no penultimo lugar, entao eu ficava pulando que nem cowboy em rodeio! Adorei!

Na estacao de trem de Sutomore

Tambem tivemos mais despedidas, aiai! Ontem foram embora o Carlos, de Portugal, e o Kostas, da Grecia. Entao, ontem pedi para sair mais cedo do trabalho para aproveitar o tempo com eles antes da partida. Fomos visitar a antiga residencia do Rei Nicola, que agora e’ uma galeria de arte. O lugar fica dentro de um parque muito bonito, todo cercado, bem calmo. Almocamos num restaurante com uma atmosfera bem bacana, e mais tarde, a’ noite, fui com eles na rodoviaria dizer ate’ logo! Na estacao, encontrei um rapaz da Espanha e uma garota do Japao, estavam indo para a Bosnia. Nao deu pra conversar muito, onibus deles chegou logo em seguida, mas foi um papo bem agradavel.

Eu, Carlos e Kostas nas escadarias da Casa do Rei Nicola

Agora, continuando a novela!

Capitulo 2: Como e’ bela a vida em Roma! Parte 1/2?

Finalmente continuando a historia, estou na estacao Termini, em Roma, pelas 7:15 da manha de um domingo ensolarado – e que sol! Depois de nos despedirmos, fui em irecao ao Hostel, que fica bem perto da estacao. Como eu ja tinha um mapa, ficou bem mais facil de me localizar. No geral, Roma e uma cidade bem facil de se entender (ok, so’ nao espere saber onde esta se ficar so’ andando pelas tortuosas ruelas da cidade, que voce perde a nocao de localizacao facinho – experiencia propria, ehehhe – o que nao e’ ruim, pois voce descobre coisas novas desse jeito).

Comecei minha caminha afora da estacao, e foi um choque (outro, ne’): a cidade e’ simplesmente incri’vel! Em todas as esquinas, em qualquer lugar dap arte antiga, tudo e’ muito belo - eu sabia que Roma era uma grande cidade, mas nao pensei que fosse intensa desse jeito, e’ dificil nao ficar de boca aberta, hehehehe (ainda mais para estudantes de arquitetura!). No ritmo normal de uma pessoa, eu levaria uns 5-10 minutos pra chegar no hostel, mas nao aguentei, tive que tirar foto de tudo (eu nunca me aguento, hehehe) ate’ chegar no Hostel. Demorei meia hora pra chegar la.

Chegando na Estacao Termini


Eu havia reservado o hostel pela internet, tres pernoites, mas por causa dos atrasos com a companhia aerea, acabei perdendo uma diaria, e mesmo assim, tive que pagar pelas tres noites – sacanagem, nao? E mais, o check in comecaria somente as 14:00, entao eu ainda tinha 6 horas antes de entrar no meu quarto, e descansar!!! Depois de todos os atrasos e cansacos, eu ainda teria de esperar? Nada disso! Eu tinha uma cidade para conecer a minha disposicao! Deixei minha malona no hostel, com os casacos que estavam em minha mala, e sai caminhar.

Sem rumo definido, dobrava qualquer esquina que achava interessante – mas sempre acompanhando o mapa. Nossa, eu nao sabia que naquele dia comecaria a epoca em que eu mais caminhei na minha vida – e essa epoca ainda nao acabou, e acho que ainda vai demorar um bocado pra terminar (explico melhor mais abaixo). Desde que sai de casa, passo os dias caminhando, que canseira, hehehe, mas e’ bom, melhor do que ficar andando de onibus (e gastando dinheiro). Nesse primeiro dia, fiz mais um reconhecimento do lugar do que um tour pelas principais atracoes – eu sabia que nao teria energia para tanto. Mas ja’ que eu tinha tempo, andei, andei , andei. Visitei algumas igrejas, passei por muitas fontes – como e’ incrivel uma cidade cheia de fontes! Adorei isso! – e fui ate’ o Parque Vila Borghese, sugestao do Rafa. Esse parque e’ magnifico! E enorme! Passei umas tres horas la, e nao vi tudo – realmente, e’ o parque mais lindo que ja visitei! E e’ interessante ver como as pessoas da cidade, nao so’ os turistas, usam o parquet: criancas brincando, senhores lendo jornais, gente se exercitando, tomando um sol ou brincando com o cachorro – quero um parque desses pra minha cidade!

Villa BorgheseEssa é pra Juliana!! Encontrei isso num banheiro do parque! Hahaha!

No meio do parque me bateu uma canseira que me deu medo! Fiquei zonzo, sensacao nem um pouco boa. Achei um bar, e comprei um sanduiche e um café’ gelado, pois tambem tava com fome. Que lanche mais bom! Mas salgado… Roma e’ muito salgada! Ah, e o garcom me perguntou se eu queria comer dentro do café’, ou fora, com a vista para o parque – obvio que la fora, disse eu, e entao ele respondeu – la fora tem acrescimo de 40% no valor do lanche. Voltei correndo pra dentro! Tinha um italiano la dentro, e ele deu bastante risada com a minha reacao – realmente, foi muito engracado! Depois de saciada a fome, fui me sentar por uns minutos, sentir a paz que emanava do lugar (mais tarde, aqui em Montenegro, criamos a expressao ‘to have a moment’ – ter um momento), e ficar pensando, descansando, e tentando absorver tudo aquilo a minha frente – nossa, estou em Roma! Impossivel… ha poucas horas eu estava em casa, e agora estou em outro continente? Ta brincando! Eu realmente demorei pra entender isso – ainda demoro, hehehehe! E’ muito pruma vida so’!
Agora, saciada a mente e o corpo, tomei rumo ao Hostel. Ja’ era perto da uma hora, e estava muito quente! Decidi pegar o metro, pois acho que nao hegaria vivo ate o hostel, hehehehe! Novamente no Hostel, organizei um pouco minhas coisas e fiquei na internet, ate as 14:00, quando finalmente pude ir para o quarto! Ja faziam 24 horas que eu desejava tomar um banho e deitar numa cama! Eta descanso bom! Dormi ate as 6 da tarde, quando dois caras, companheiros de quarto, entraram no dormitorio. Estavam conversando bem baixo, provavelmente pra nao me acordar – e entao notei que estavam falando portugues! Eram brasileiros tambem, de Sao Paulo – e’ muita coincidencia! Estevao e Lucas eram seus nomes, ficaram na Inglaterra por um mes para estudar ingles, e estavam aproveitando o final de semana para conhecer Roma. Lucas voltou para Londres no domingo, e eu e o Estevao saimos pela cidade, primeiro para conhecer o castelo San Angelo e o Vaticano, mas desistimos do Segundo destino, estavamos exaustos! Fomos comer alguma coisa na Estacao Termini e voltamos ao Hostel, para finalmente ter uma noite de sono!

Continua!

Ah, antes de vir pra ca’, fiz um caderno para escrever tudo que e’ coisa: gastos, informacoes, dados dos amigos, historias engracadas, desenhos… E estou gostando muito de fazer isso, e’ quase um dia’rio. Eu recomendo a quem tem paciencia a fazer isso, pois acho que deve ser bem interessante ler no futuro o que voce pensava durante a viagem. E com o incentivo de voces, e’ possivel que eu escreva um livro depois de tudo isso – nunca me imaginei escritor, mas estou gostando da ide’ia, hehehehe! Quero ajuda de voces pra analisar as historias, e tambem escolher um titulo, pois sou pessimo com nomes!

Agora, uma noticia que me deixou nas nuvens! Semana passada, conversei com meus pais, e insisti para tramcar a faculdade e viajar um pouco mais pela Europa – e consegui! Agora ja’ nao tenho data definida para voltar, so’ sei que depois de terminar o estagio, vou passear pela Irlanda, Portugal, Espanha e Grecia! Unbelievable! A volta dos que ainda nao foram!

Entao ate’ mais! E nao perca o proximo episodio!

2 comentários:

Juliana Mendonça disse...

primeiro: caraaaamba vc lembrou de mim qdo viu a bacia!!! e vo te dizer uma coisa.. mto da bonitinha essa, viu?? as daqui sao mmmmmmmto piores!! e tem lugares com duas opçoes, buraco ou bacia!! ehhehehe

segundo: totalmente apoio o livro!! suas historias sao sempre as mais legais e bem contadas!! e pode contar com a minha ajuda!

terceiro: como assim grecia e nao istambul?? come oooooooon... nao perde essa oportunidade!! e vc termina qdo seu estagio?? eu tb tranquei a faculdade e tambem vou ficar na europa ainda por mmmto tempo.. entao quem sabe a gt n se encontra no meio do caminho pra analisar as arquiteturas do mundo?? ehheeheh

quarto: inveja grande.. louca pra ir em roma!!!

Anônimo disse...

q absuuurdo!!!!
o preço subir 40%... crééédo... uahuahusahusahsua..


hahah... e inveja... ah sim.. q inveja!!!

I O NOME... SO OTIMAEM NOMES E SO PESSIMA M HISTORIAS.. KKK, ao contrario d vc... tem o DOM...

tapa nacê.. auhuahushaus

bjo