*************************************************** Caros amigos e visitantes,

Bem vindos ao nosso diário. Para maiores instruções sobre como navegar pelas mensagens, leia a guia "Informações gerais sobre este blog" no rodapé desta página. Boa viagem!

For ENGLISH-READERS: come back soon to check out our english website!

Os editores

***************************************************



sexta-feira, 4 de julho de 2008

Morando em Natal e trabalhando em Foz do Iguaçú

É mais ou menos essa a relação de distância entre minha CASA (Biesdorf, a 30 minutos do centro de Berlin) e meu TRABALHO (Dahlem, a 45 minutos do centro). Como estes bairros estão localizados em pontos opostos do quadrilátero que forma a cidade-estado de Berlin, a minha "viagem" leva cerca de 1 hora e 30 minutos (em cada direção)!!! Para sair de um ponto e chegar ao outro é preciso pegar 1 ônibus, 1 trem e 2 metrôs - pois o caminho é todo recortado. O motivo que estou morando tão longe é simples: Berlin infla com estudantes do mundo inteiro durante o verão - que é quando acontecem os cursos de verão das universidades. Assim, a procura por apartamentos começa cedo, em Fevereiro, quando os primeiros contratos começam a ser fechados. Quem não consegue uma moradia a preços baratos na área central de Berlin acaba tendo que ir morar no subúrbio (que, na verdade, possui uma qualidade de vida melhor - apesar de ser mais caro para se manter).

Meu apartamento (quitinete) é muito bacana: tem por volta de 30m², com cozinha e banheiro individual. Já é todo mobiliado (escrivaninha, armário, estante, cama com gavetas, 2 armários de cozinha...) além do fogão (2 bocas) e uma pequena geladeira. O Studentenwohnheim (prédio de alojamentos estudantis) ainda tem campo de futebol, futebol americano, basquete, volei, volei de areia e badminton, academia, sala de computadores, laboratório de fotografia, Bier keller (é uma espécie de bar/cervejaria própria da casa de estudantes: http://www.biesdorf-bierkeller.de/) e lavanderia. Desculpa pela falta de fotos, estou sem a minha câmera no momento, mas postarei algumas fotos (ou vídeo) mais tarde.

Minha primeira impressão sobre o lugar foi maravilhosa. Um quarto grande, uma cozinha espaçosa e um banheiro só meu. Ótimo mesmo. Mas um problema que ainda estou enfrentando é de como gastar o mínimo possível com bens que no final de 2 meses não terão a menor serventia pra mim (panelas, pratos, lixeira, pano de chão, vassoura...). Adminitrar uma casa, ainda que pequena, dá trabalho; ainda mais quando o tempo de permanência nela é curtíssimo (como é o caso do meu estágio de 2 meses). Não compensa investir muito na estrutura da casa, mas também não dá pra ficar passando sufoco. Para esses momentos, uma boa dica é o Flohmarkt (tipo um garage sale, ou mercado de pulgas, aonde as pessoas compram e vendem bens usados). Falando nisso... acho que vou lá no mural de avisos do Flohmarkt do meu Studentenwohnheim agora mesmo... talvez eu encontre algum estudante se mudando e vendendo uma faca, uma panela ou um tapete de banheiro por alguns módicos euros... =)

Haben Sie ein schönes Wochenende! (Tenham um bom final de semana!)

Um comentário:

Isabele disse...

Olá Rafa!!
Puxa, 1 hora e meia de viagem todo dia não deve ser fácil né? Mas pelo visto você está morando num lugar legal!!
Boa sorte na tua busca aos talheres e tapetinhos e demais utensílios domésticos hehe com certeza todos passaremos por isto!!
Até o próximo post!!
Beijos!!