*************************************************** Caros amigos e visitantes,

Bem vindos ao nosso diário. Para maiores instruções sobre como navegar pelas mensagens, leia a guia "Informações gerais sobre este blog" no rodapé desta página. Boa viagem!

For ENGLISH-READERS: come back soon to check out our english website!

Os editores

***************************************************



quarta-feira, 16 de julho de 2008

Ćao, pessoal!
Finalmente to conseguindo escrever o segundo post aqui (ou seria o segundo capi'tulo? ambos), ta' meio difi'cil encontrar tempo pra postar, mas nao e' por causa do trabalho, nao, hehehe!
Ok, antes de continuar a histo'ria, vou explicar minha atual situacao: meu esta'gio comecaria na quarta feira passada, dia 9, mas como fiquei retido na noite do dia 8 pra 9 no aeroporto de Podgorica, o inicio do trabalho seria hoje. Pore'm, hoje de manha recebi a noti'cia de que so' comecarei segunda que vem! Que vida e' essa?! Ja' explico: nesta segunda foi feriado do dia nacional do pai's (terca tambe'm), pore'm, nao sei se estao sabendo, mas Montenegro foi campeao europeu de Polo Aqua'tico! Esse esporte aqui e' como o futebol pro Brasil, entao, assim como acontece quando o Brasil ganha uma copa, tudo (quase) para - resultado: semana inteira sem trabalho na minha empresa! Aqui, com os outros estudantes do IAESTE, diriamos: ''Life is Hard!'' (a vida e' dura).

Estou acomodado em Hostel aqui na cidade, que parece com um hotel, pois cada um (ou cada dois, tres ou quatro) tem seu proprio quarto - uma pena que nao tem cafe' incluso nem limpeza...). Meu companheiro de quarto e' Philipp, da Ru'ssia, joga futebol, e ha' uns anos atra's jogava em time profissional. Possivelmente ele vai se mudar para um apartamento no centro da cidade, pois a namorada dele vai vir passar um mes em Podgorica. Vamos ver quem vai vir pra ocupar o lugar dele.

Aqui no hostel tem mais gente de fora, nao necessariamente atrave's do IAESTE. Ha' o Kostas (Gre'cia), Carlos (Portugal), Alexis (Finlandia) e o Manuel (Austria). Junto com esse pessoal, tem outros 7 estudantes de medicina fazendo intercambio, esses estao em uma casa - entao juntamos todos esse pessoal e fizemos uma excursao para Kotor no final de semana e nos reunimos nos bares 'a noite ou apenas andamos por ai'. Estou me divertindo muito com todo esse pessoal! E' tao divertido e interessante conversar sobre os diferentes costumes, ha'bitos e cultura de cada um, e tambe'm discutir sobre os problemas e preocupacoes que cada um tem - estou descobrindo tanta coisa que nem imaginava que estava acontecendo no mundo, e tambe'm estou tendo a oportunidade de discutir sobre temas diversos, como as mudancas que estao ocorrendo na lingua portuguesa na perspectiva dos portugueses, as situacoes e conflitos que ocorrem atualmente na Europa e tal) Tudo isto aqui esta' sendo um aprendizado e tanto - e a pra'tica do ingles entao, toda hora! Sinto que estou mais solto para falar, e tambe'm ja' aprendi outras palavras. Ah, sem contar coisas que aprendemos de outras linguas, como o gato mia na Franca (niaaao!) e a origem das palavras com raiz no Grego - muito engracado!

Falando em idiomas, aqui e' falado o se'rvio, linguazinha difi'cil essa, hein? Mas o pessoal aqui ate' que entende bem o ingles - pelo menos nao estou passando fome, hehehe! O mais legal sao as mu'sicas ti'picas, bem diferentes, mas bem agrada'veis de se ouvir - e o mais interessante e' que todo mundo parece conhecer as letras! Tambe'm tem o alfabeto cirilico, que ainda existe em antigas placas e outros lugares - a gente demora um pouco pra decifrar o que esta' escrito, mas tudo bem.

Gente, so' vou pedir perdao por nao colocar fotos agora, e' porque estou no PC de um amigo! No pro'ximo tento colocar va'rias , ok? Olhem no meu orkut, se puderem.


Capi'tulo 1, parte 2/3

Entao embarcamos com atraso para Buenos Aires - ate' ai' tudo bem, pois nao afetaria o proximo voo, que seria 4 horas mais tarde. O voo foi sem problemas e quase sem comida, hehehe! Isso e' normal nas Aerolineas Argentinas, creio. Chegamos em Buenos, pore'm nao precisari'amos passar pela imigracao, pois era so' uma conexao. Logo depois do desmbarque havia um homem hablando: Roma? Voo para Roma, por aqui! Pensamos: legal! ja' vamos direto pro portao! Mas na verdade ele queria avisar de que o voo Buenos-Roma atrasaria apenas 8 horas (!!!) e que a companhia pagaria a estadia por la' (menos mal). Entao fomos pra imigracao, sem problemas, mas mais filas! E entao fomos pegar as malas! Mas cade as malas?! Demoraram mais de uma hora pra colocar nossas malas na esteira, e ningue'm da companhia queria dar algum esclarecimento, sacanagem pura!
Entao, depois de umas duas horas fomos para o hotel, pelas 22:30 da noite ja'. La' tivemos um boa janta: empanadas, calzones e um delicioso sorvete! Assim nem ficou tao ruim esperar - foi o que pensei no momento, que engano! Quando terminamos a janta ja' era 23:30, e sai'mos para dar uma caminhada, pois meu amigo queria comprar um carto telefonico internacional, mas so' aceitavam Pesos Argentinos e ele nao tinha nenhum - entao, voltamos ao hotel pra trocar o dinheiro. Ele foi comprar o cartao e eu fui dormir, pois as 4:15 tinhamos que despertar - um onibus passaria nos pegar pelas 4:45. Deu so' umas 3 horas de sono, mas fazer o que... Meu estado de espirito estava bem bom, nao pensei que ficaria tao cabeca fria com tudo que me aconteceu, do jeito que eu sou - creio que e' por que essa viagem era tudo que eu queria, ja' faz um bom tempo que espero por ela, entao talvez eu ja' estivesse um pouco preparado.
Entao, depois do onibus chegamos no Aeroporto Ezeiza (de novo) e fizemos o check-in (de novo) e passamos pela imigracao (de novo) e tivemos filas e esperas (de novo!!!). Finalmente entramos no aviao, uns 30 minutos atrasado (ja' sabiam, ne'?), e entao o piloto nos avisa que tem um problema na aeronave e que e' necessario conserta'-la. Resultado: mais duas horas esperando, dentro do aviao, sem nenhum esclarecbimento do que estava acontecendo. E enfim, o embarque!

No aviao, nos serviram um ''cafe' da manha'', enquanto nao tinhamos nada pra fazer, pois nao havia filmes no aviao - so' aquela terri'vel tela azul dizendo quanto tempo faltava pra chegar - e o tempo nao andava!! Deu uma agonia, meio geral acho, pois todo mundo estava impaciente. Entao, depois de muitas reclamacoes, e seis horas sem nada no estomago, nos seviram alguma coisa (alguma coisa mesmo!). Antes de servirnos a comida, aconteceu um lance engracado: eu tava mexendo nas coisa na bolsinha do banco da frente, e peguei o saco de enjoo, e a minha companheira do lado, a Tatiana de Sao Paulo disse: nao adianta, nao tem o que vomitar! Foi muito engracado! Sentada no meu outro lado, tinha uma senhora italiana, que nao falava nada, nao se mexia, nao foi no banheiro nenhuma vez nas 16 horas de voo (como ela fez isso? nao senti nenhum cheiro estranho)! Pelo menos comeu alguma coisa. Nos ja' estavamos chamando ela de defunto, hehehe!

Depois de muita angustia, chegamos em Roma, um calor estranho para mim, que estava acostumado (nem tanto) com o frio do Rio Grande. Continua!
Ate' mais pessoal, e valeu pelo suporte! E' muito bom saber que tem gente acompanhando minhas aventuras e desventuras! E continuem com os comenta'rios!
Abraco a todos!

6 comentários:

Unknown disse...

Mauricio!!
to acompanhando tudinhoo!!!
e ta td bem emocionante.. eheheh
hj a lara me deu a foto q vc mandou!!.. obrigada!!.
vou colocar ela em um porta retrato la em casa...
ahhhh.. e eu to esperando pra ver uma foto do nariz d palhaço ta!!!
td d bom pra ti!!
saudade!!

Juliana Mendonça disse...

aiii... cade o ultimo capitulo??? q aventura, hein?? e 16 horas?? mmta coragem!!! :D

Rafael disse...

Meeeeeeeeeeo, que atraso foi esse no teu voo! Caramba... eu teria enlouquecido, hehehe...

Boas aventuras por ae!! E continua contando de Podgorica, blz?! Abraço

Anônimo disse...

Hola, Maurício!
Por Dios! Tu viaje es el más distinto que ya he visto, hehehe.
Qué bueno que al fin todo se arregla. Ah, es una lástima que ahí no puedas practicar el español... solamente el inglés, esa lengua de bárbaro!!!
Abrazo!

Pedro Ivo Fonseca disse...

hahaha,to pensando aqui... coitada da Italiana que faleceu durante o vôo... hehehehheh, Muito legal a estória, sempre que puder escreva

Anônimo disse...

euheuheuhe... num tinha lido essa parte da senhora... num sei como... massss...

coitada da mulher... vai sab c ela num tava morta lah mesmo.. kkk

ah.. eu t falei pra ti leva os pão da tia mari... pra come durante a viagem.. tu num m escuto... agora aguenta... uehueheuheuh!!!

tsktsktsk.. tah sendo muuuito interessante ler... Mauri... axo q vc tem o DOM de escrever...!!! mazaaaah...

usahushauhsa!!!

c cuida e continua escrevendooo