*************************************************** Caros amigos e visitantes,

Bem vindos ao nosso diário. Para maiores instruções sobre como navegar pelas mensagens, leia a guia "Informações gerais sobre este blog" no rodapé desta página. Boa viagem!

For ENGLISH-READERS: come back soon to check out our english website!

Os editores

***************************************************



quinta-feira, 31 de julho de 2008

Um trem para o passado...

E ae, galera! Tem bastante tempo que não venho por aqui fazer nenhum post... é verdade. Andei bastante ocupado com uma mudança de moradia, o que me estressoooooou! hehehehe. Mas agora estou MUITO bem localizado no centrão de Berlin! Uhuuuuuuuul! Se antes eu demorava 1 hora e 30 minutos pra ir de casa para o trabalho (e igual tempo para voltar), agora só levo 40 minutos. Reduzi de 1 ônibus + 2 trens + 1 metrô (que era a Via Sacra antiga) para apenas 1 trem e 1 metrô. Wow!!! Agora tudo está muito mais confortável.


Märkisches Museum e um fragmento-memorial do Muro de Berlin: a poucos passos da minha nova casa

Enfim, mas não é este o principal tema desse tópico. Como vocês sabem, Berlin é uma cidade que está mergulhada na história da Segunda Guerra Mundial, e passar desapercebido a isso é simplesmente impossível. Quer seja pelos pedaços do antigo Muro, quer seja pelas fachadas de prédios e casas ainda danificados por estilhaços de bombas ou ainda pelos zilhares de monumentos aos jazidos na guerra, Berlin é um poço de reflexão e de beleza renascida. Mas não é a única!!!


A poucos minutos da capital Berlin (que é uma Cidade-Estado, muito parecido com Brasília e o DF) está Potsdam, a capital do estado de Brandenburg. Dá pra chegar lá rapidinho com um trem expresso que sai do centro de Belin (cerca de 15 minutos). Certamente todos já ouvimos falar dessa pequena e charmosa cidade do interior alemão, mas por vezes nos falta a memória histórica. Pois bem, não vou aprofundar muito: foi lá que os líderes dos EUA, do Reino Unido e da Rússia (eixo vitorioso da II GM) se juntaram para discutir a divisão administrativa da Alemanha pós-guerra, bem como a divisão da cidade de Berlin em 4 regiões. Além disso (e, na verdade, o real motivo de ter sido LÁ o local da realização esse Tratado de Paz), Potsdam foi escolhida pelo antigo Rei da Prússia - Frederico, o Grande - para sediar o seu Castelo de Verão: o Schloss Sanssouci.

Vista do jardim frontal do Schloss Sanssouci: essa escadaria é enorme!

Estar em um lugar como o Castelo Cecilienhof (local em que o tratado de paz foi assinado) é completamente arrepiante. Faz suspirar e refletir na história do mundo, e na jornada humana pela paz. Muito louco! hehehe

Parte do jardim do Schloss Sanssouci

Além da parte "histórica", Potsdam ainda é dona de diversos outros castelos e seus jardins magestosos, parques enormes e perfeitas vistas. Nos parques, o top less (e até mesmo o naturalismo) são muito comuns - sobretudo em dias de sol (como foi o caso!). O passeio por lá foi uma mistura muito legal entre história e lazer.


Castelo Charllotenhof: pérgolas, fontes e estátuas para todos os lados, além da arquitetura romana.

Andando de bike pelo Parque Sanssouci. Ai atrás, o Neue Palais, ou "Palácio Novo"


Jardim inferior (de 3 andares) do Schloss Orangerie, ou "Castelo das Laranjeiras"

Jardins e fachada principal do Orangerie Schloss, ou "Castelo das Laranjeiras"

Pedalando bastante (25 km) sob o sol escaldante de Potsdam. Ai atrás, o Moinho Histórico de Frederico - o Grande

É isso ae, galera. Vou ficando por aqui, e espero que vcs tenham gostado da "visita" a Potsdam!

Tschüss! (Tchau)

5 comentários:

Glavx disse...

Lindo os lugares que vc passou Rafael. =]
Ah, um amigo meu (e do Pedro Ivo, correspondente da Bélgica) chegou essa semana a Berlin, provável que vc vá ou ja tenha conhecido o figura (atende por Igor.. hauhau)

abraço

Anônimo disse...

Muito bonitas as fotos!!! As cores estão belíssimas, o verde da grama então... Curta bastante tudo aí. Beijos com carinho, Flavinha.

Anônimo disse...

Muito legal suas fotos!
Pessoal, eu gostaria de aproveitar esse espaço para tirar umas dúvidas. Eu to me inscrevendo no programa agora, para viajar no início de 2009, e gostaria de saber se todos vcs sabem falar a lingua oficial do país em que estão, ou se sabem apenas o inglês e se viram com ele, pois eu só sei inglês, por isso minha pergunta. Vi países ai como Turquia, Alemanha, Bélgica, etc...

Juliana Mendonça disse...

nooooossa uma verdadeira aula de historia!! muito legal! Que lugar LİİİNDO!!! Aproveite bem mtao!! e ainda bem que agora vc ta mais "perto" do trabalho!!!

e respondendo a pergunta acima.. nAAAAAAAAO.. nao precisamos falar sempre a lingua local... o normal eh ingles... mas eh sempre bom saber o basico, ne?? oi, tudo bom, quanto é, bom dia, boa noite... boa sorte!!!

Luciana Vieira disse...

Que lugar bonito!
Muito legal!