*************************************************** Caros amigos e visitantes,

Bem vindos ao nosso diário. Para maiores instruções sobre como navegar pelas mensagens, leia a guia "Informações gerais sobre este blog" no rodapé desta página. Boa viagem!

For ENGLISH-READERS: come back soon to check out our english website!

Os editores

***************************************************



segunda-feira, 21 de julho de 2008

lütfen, peynir ekmek istiyorum!!

Por favor, eu quero um pão com queijo!! Essa é a minha frase mais usada em turco... Vou contar um pouco sobre a minha rotina num dia de trabalho!!
Acordo umas 7 e 30 da manha.. as vezes mais cedo quando preciso lavar o cabelo (coisa de mulher, né?).. me arrumo em meia hora e pego meu primeiro onibus, em direção a METROCITY, que é em Levent. É lá onde fica o Kanyon Mall... que eu irei essa semana, afinal desde que vi a foto to doida p conhecer!! O onibus leva de 15 a 30 minutos p chegar la, dependendo do motorista, do transito.. etc. Em Metrocity tenho q atravessar para o outro lado pela estação de metro... lá é onde peço meu PEYNIR EKMEK (peynir é queijo e ekmek é pão), por apenas .60ytl (yeni turkish lira- nova turca lira, que equivale a 1,33 reais aproximadamente). Coloco meu peynir ekmek na bolsa e vou para a outra parada.. lá encontro Ülge, arquiteta paisagista que trabalha comigo. E assim pegamos oooutro onibus... que por sinal, ta levando todo meu dinheiro.. sao mais ou menos 10 ytl por DIA!!! Esse onibus é o que atravessa o Bósforo!! É simplesmente e absolutamente liiinda a vista!! E o melhor é a sensação de estar em dois continentes ao mesmo tempo quando passo pela ponte!! E tambem é no onibus que como meu cafe da manha... Daí chegamos a ooutra estação para enfim pegar o ultimo onibus que nos leva ao escritório, e chegamos lá mais ou menos de 9 horas.. ou seja... 1 hora de onibus, o que pra Istambul é uma média, já que a cidade é gigante! Trabalho até meio dia e já é a hora do almoço!!! Devo confessar que não é minha hora favorita, ja q eu n me acostumei ainda com as comidas daqui... mas a cozinheira ta tentando!! Sexta passada ela fez frango grelhado com arroz... tudo que eu queria!! Daí é a hora de descansar... dormir um pouco, conversar... de 1 hora voltamos a trabalhar.. e é aí que o bicho pega... 6 horas direto.... ninguém merece!! Mas aí sempre paramos para lanchar, ou pra o pessoal me ensinar um pouco de turco (falando nisso aprendi uns palavroes em turco.... :D). E eles tambem tao aprendendo ingles e algumas palavras em portugues!! Enfim... às 7 eu saio, pegamos uma carona com meus chefes até uma parada... assim pegamos apenas 2 onibus para voltar, e como essa hora tem menos transito, chego entre 30 a 45 minutos nos dormitorios! Que inclusive estava sem internet e sem agua quente esse fim de semana.. ng merece, ne?? ja nao basta ter q fazer "minhas necessidades" num buraco no chao... BOK!! (palavrao em turco). À noite sempre varia o que fazer.. as vezes to mto cansada e venho p internet e durmo cedo... as vezes me encontro com o pessoal e ficamos na escada conversando... e sexta feira nem p dormitorio vou, direto p Taksim, que é onde ficam os melhores bares e boates! Mas antes de falar do fim de semana vou mostrar algumas fotos do trajeto diario:

metrocity (acima) e a vista da ponte Fatih Sultanahmet (abaixo)

E agora falando sobre o fim de semana (que praticamente começou na quinta). Quinta fomos prum karaoke... quem me conhece sabe que eu me fiz, né?? Karaoke com um moonte de musica legal... teve "girls just wanna have fun", "stop" e até "because you loved me"!!

austríaca, canadense, brasileira, croata e gregas em "like a virgin"

Daí sexta fomos p Taksim de novo.. fomos primeiro para um bar onde tinha narguille... q eh mto legal, mas eu só fazia tossir.. :D

Marina e eu!! Adorei essa foto!!
Daí depois do narguille nós fomos p um club onde tinha banda tocando... pop/rock turco.. q tal?? Mas até q foi legal!!

No sábado acordamos tarde, mas fomos p Topkapi Palace... é simplesmente perfeito!! Tirei mmmmmmmtas fotos, mas n da pra postar todas, entao vai minha favorita!!

À noite nos juntamos com o pessoal das outras universidades para maaaaais um karaoke... soh q diferente... a cada musica de karaoke, duas p dançar! :D

Inaise, eu e Dorota (Polônia) cantando

Então finalmente o domingo!!! Acordamos tarde mais uma vez, e fomos para o Yildiz Park, que significa o Parque da Estrela.. eh mto legal, apesar de estar situado numa colina e tivemos que subir mmmmmmmto ate chegar ao fim do parque...

Depois fomos para um passeio no estreito de Bósforo... eh a coisa MAIS PERFEITA!!! a vista, o por do sol... eh tudo lindo e indescritível!!!

Entao é isso... espero q tenham gostado!! E caso nao tenham percebido... acho q sim. ne?? nao fui p capadocia.. talvez daqui a 2 semanas... mas amei meu fim de semana!! conheci mmmta gente legal!! e de diversos lugares!! E digo logo... é o lugar mais lindo do mundo!!!!!! hehehehee... as vistas.... nenhuma foto representa nem 10% da beleza!!!!
Güle Güle!!! :D

2 comentários:

Anônimo disse...

Menina! Bem movimentada a sua vida por aí heim! Ótimo, aproveite tudo o que tiver direito. Não é todo dia que se tem a oportunidade de dialogar com uma cultura tão diferente. Uma pena ainda não ter se acostumado com a comida. Se um conselho vale, esqueça sua dieta daqui e comece a descobrir novos sabores e costumes. Faça-se criança novamente descobrindo o que gosta de comer. É tudo uma questão de costume. Permita-se!
Que Deus te abençôe hoje e sempre gata. Gosto muito de ti! Beijos!
Acácio Costa

Anônimo disse...

Juuuuuuu...q lindas as fotossss...
nossaaaa fiquei impressionadaaa c a sua rotina..e c td q li..venho acompanhando a um tempinho ja mas so agora consegui comentar :p
keria mto ter ido a sua despedida priminha...mas cmo n deu...assim q vc voltar nos marcamos um encontro viuu... cmo eh eu prometo em turco??rsrsrss..
Bjuxxxx...q Deus esteja sempre ao seu lado te guiando e protegendo...
amu vc!!!
Manuelle Moura