*************************************************** Caros amigos e visitantes,

Bem vindos ao nosso diário. Para maiores instruções sobre como navegar pelas mensagens, leia a guia "Informações gerais sobre este blog" no rodapé desta página. Boa viagem!

For ENGLISH-READERS: come back soon to check out our english website!

Os editores

***************************************************



segunda-feira, 15 de setembro de 2008

A odisseia de morar na China!

Ola!

Primeiramente me desculpo pela falta de postagens, realmente ando sem tempo de postar no trabalho e como estou sem internet e computador em casa fica quase impossivel.

Hoje completo 1 mes aqui, e posso dizer que a cada dia uma coisa me surpreendeu e continua a me surpreender neste pais. Pessoas, costumes, fatos: morar na China nunca e monotono!

Quando me imaginava morando aqui nunca me imaginei sentir falta de coisas tao simples! Passei algumas noites sendo atacadas por mosquitos no meu quarto por nao saber como comprar um "protector", quando nos estrangeiros que trabalhamos juntos vamos aos restaurantes sem algum chines sempre comemos a mesma coisa os unicos que sabemos pedir. Queijo, pao, manteiga?? So se voce estiver disposto a pagar caro e tudo ter um gosto adocicado. Comprar sal pode ser impossivel, desentupidor de pia so acertamos na terceira tentativa! Se voce nao consegue ligar o gas ou tem vazamento na pia da cozinha nao pode pedir ajuda para o porteiro ou vizinho! Voce pode comprar pera achando que e maca, cozinhar um arroz diferente e ele ficar roxo, comprar tortinhas achando que e de chocolate e ter recheio de feijao doce, comer espetinho de pao, cogumelo, beringela, milho: Tudo e possivel! E


Apesar de ser um pais onde as pessoas sao "reprimidas" pelo governo (eles acham que nao), olhando por um outro lado morar na China tambem e ter liberdade: de esteriotipos! E poder sair na rua de pijama, usar a roupa que voce quiser, combinar rosa com amarelo, xadrez com bolinhas... Ter cabelo repicado, roxo, vermelho, seja voce homem ou mulher! Arrotar na mesa para ser educado, fazer barulho enquanto come para demonstrar que a comida esta deliciosa... E ir aos parques a noite dancar como se ninguem estivesse olhando, fora do ritmo, sozinho, em pares! Brindar com as pessoas da mesa ao lado que voce nunca viu apenas para ser amigavel! Deixar as criancas brincando fora de casa ate as 11 da noite, sair no sol de guarda chuva para nao ficar com a pele queimada! Ser idoso e se esforcar para falar ingles com estrangeiros. Ter 27 anos e aparentar 15, ter como toque de celular "Back Street Boys" ou algo "disco anos 60". Confesso que no inicio quando via certas coisas pensava: Crazy people! Mas agora fico imaginando se eles e que sao tao loucos assim. Sim, trabalham muito, tem uma vida dificil mas nao se preocupam com coisas que perdemos muito tempo e saude nos preocupando! Talvez eles e que sejam livres, talvez ser chines e apenas nao se importar: talvez!

Definitivamente e um pais que fascina com coisas simples e corriqueiras, estas fotos foram tiradas no dia a dia, nas ruas, mercados parques...

Dia 26 comeca um feriado de uma semana aqui e farei uma viagem de 12 para Dunhuang, quase na fronteira com a Mongolia. No caminho visitaremos outras cidadezinhas, mas o objetivo e ver o deserto! Serao 12 dias, sendo 3 dentro do trem hehe estou bem animada!! Voltarei cheia de novidades... Pretendo postar antes de ir mas nao tenho certeza de que terei tempo.

Bom, fico por aqui!

Beijos a todos e muuitas saudades do Brasil!!

9 comentários:

Glavx disse...

Nossa, que legal Bele... nunca tive muita vontade ir pra China, mas com seus posts fico cada vez mmais curioso pra conhecer o país.

Boa sorte na viagem!!

Anônimo disse...

Adorei suas fotos!!!!
Ja estou com vontade de conhecer a China tambem
Sucessoo
bjus

Anônimo disse...

Me identifiquei completameeente com voce, em relaçao a nao conseguir fazer coisas simples...aqui na Turquia, a lampada do meu banheiro ta queimada ha mais de um mes e nao tenho a quem pedir ajuda, minha webcam nao funciona, meu windows eh em turco e nao sei como fazer funcionar...comprar um chip de celular??quase impossivel sem um turco junto....e por ai vai!
mas eu acho que eh isso que faz nossas experiencias mais ricas e interessantes! Boa sorte por ai!Bjus

Rafael disse...

Muito maneiro o post, Isabele. Realmente, o cotidiano na China deve ser uma coisa de louco, heheheh... =D

Bjao e aproveita bem ae!

Anônimo disse...

ola ! estou indo para china em fevereiro de 2009 , vou passar 6 meses apenas , gostaria que vc falasse um pouco sobre o mercado de trabalho chines, pois penso em esticar um pouco mais essa trip caso consiga alguma coisa por ai ,,, gostei mt de seu blog , parabens ! meu e-mail e tiagofortes@hotmail.com , caso tenho alguma informacao para me mandar , agradeco mt !

Anônimo disse...

Isabele,
estou indo para a China também para um escritório de arquitetura, só que em Xangai, mas estou um pouco receosa, por causa da instabilidade política, acomodação, entre outras coisas.. Será que podemos entrar em contato para você me contar um pouco mais da sua experiência? Obrigada.
Catarina - Recife/PE
cat_cabral@yahoo.com

Diário Nacional disse...

Olá,
Primeiramente adorei seus comentarios são reais partindo do principio de um pais comunista, eu em particular sou um comunista e amo isso, a questão é eu nunca encontro nada me indicando como migrar para a china, e devido a este motivo talvez eu esteja ai, quero um imenso favor me indiquem algum site, lugar onde eu possa ter mais informações.
meu email e wesribsam@hotmail.com,
grato e viva o comunismo...
cara você tem sorte...

RENAN DIAS disse...

A China é interessantíssima. É um grande desafio mora r num país tão distante fisica e culturalmente.Estou indo pra China: Dicas de cultura, língua chinesa e o Eixo Brics voces podem encontrar no meu blog
http://bricslavamosnos.blogspot.com

Até logo

Guilherme disse...

Olá, estou tentando ir para a China, mas minha principal barreiro é que quero ir para mora. Ouvi falar que não existe visto permanente, mas como faço então para morar na China ?