*************************************************** Caros amigos e visitantes,

Bem vindos ao nosso diário. Para maiores instruções sobre como navegar pelas mensagens, leia a guia "Informações gerais sobre este blog" no rodapé desta página. Boa viagem!

For ENGLISH-READERS: come back soon to check out our english website!

Os editores

***************************************************



segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Macacos de circo!

Ola!

Ja se passaram 10 dias que estou na China, comparado aos 6 meses que vou ficar fazendo estagio parece pouco, mas comparando a todas as coisas que vi, a tudo que acontece neste pais, 10 dias e bastante tempo!

Bom, comecando pelo meu trabalho! Fui muito bem recebida, no dia em que cheguei teve um jantar de boas vindas num hotel lindissimo... O problema e sempre o mesmo: a comida hehe como o jantar era pra mim, eles faziam questao de que eu provasse tudo antes, por mais estranho que fosse eu nao podia fazer desfeita... Alem disto eles bebem cerveja quente e a cada brinde (um brinde a cada 5 min) tem que virar o copo, eles falam "Gambe" e viram... Eu talvez tenha passado por mal educada porque nao conseguia tomar aquilo hehe A empresa e grande, mas nao e so de arquitetura, e os estrangeiros (eu e mais 2) somos os responsaveis pelos projetos... Sim e um pouco assustador, ainda mais considerando o porte dos projetos que sao feitos aqui... O chefe e dono da empresa e muito legal, se preocupa muito com a gente! Ele que paga o aluguel do apartamento (que eh muuito ruim, mas vamos nos mudar esta semana), ele vai nos comprar bicicletas, quer nos dar aula de mandarim, enfim eu nao tenho nada do que reclamar! Semana passada ele me levou numa viagem de negocios, fomos para uma cidade proxima de Hong Kong e depois para o leste, na provincia que teve aquele terremoto a alguns meses... Foi muuito legal, reuniao com os clientes, reuniao na sede do governo para desenvolver projetos para a cidade, almocos, jantares e ainda por tabela conheci duas cidades que eu nao iria conhecer... Como tinhamos visitado 2 clientes, quando retornamos eu pude escolher o projeto que eu queria fazer e fiquei com um projeto urbano no leste, so me assustei com o tamanho e com o prazo: 25 dias e a area de intervencao eh 1/10 do territorio da Croacia hahah eu serei "gerente" de projeto e vai ter um estagiario que vai me ajudar... Ja fui avisada que nao terei fim de semana durante este periodo mas pelo menos vou poder tirar estes dias de folga quando terminar dai da pra viajar para mais longe!

Sobre Changzhou, a cidade que estou morando... Pequena para a China (1.000.000 hab), organizada, muitos parques, perto de Shanghai (1hr de trem)... Novamente nao tenho do que reclamar, a nao ser pelo fato de eles realmente nao estarem acostumados com estrangeiros... Fora do escritorio, encontrar alguem que fale ingles eh utopia, restaurantes entao, nem se fala! Para motorista de taxi temos que mostrar um papelzinho com os caracteres senao eles nem saem do lugar. Mas o mais surpreendente e foi o que deu titulo a postagem e a maneira que eles reagem quando vem estrangeiros aqui... Ficam olhando, gritam, acenam, fazem as criancas dar tchau, cutucam os outros para olharem para a gente, realmente nos sentimos como macacos de circo! Estes dias estavamos no parque e tiraram foto da gente meio tentando se esconder... crazy people hahaha No comeco me senti mal, agora acostumei e nem dou bola, as vezes fico olhando para a cara deles so pra ver a reacao haha
Esta foto foi tirada quando fui para o leste, numa area bem rural!


No ultimo fim de semana minha amiga romena entrou em contato com um chines que mora em Shanghai e ele nos sugeriu uma visita a Tongli, uma mini Veneza na China... Fomos sabado fim de tarde, passamos a noite la e voltamos domingo a tarde... A cidadezinha e liiinda, tem 2000 anos, super tradicional e nao e um destino comum para turistas, chegar la sem alguem que fale mandarim e praticamente impossivel! Abaixo algumas fotos do lugar!



Eles usam este canal para tudo!! Lavar as maos, comida, limpar galinha e patopra cozinhar, lavar roupa, enfim... Nao e nada higienico mas para andar nos barquinhos e muito agradavel!

Como falei no post anterior, a China tem muitas mas muuuitas coisas estranhas, dificeis de nos acostumar... Resolvi, no final de cada post postar curiosidades e peculiaridades sobre a china...

*Curiosidades e peculiaridades 1*: Comida... aqui se come de TUDO, com muita pimenta, oleo e tudo sem sal... Nos grandes mercados vc encontra sapos e tartarugas vivos, cavalo marinho defumado, camaroes de todos os tamanhos, (tem um minusculo que da no rio que deve ter 1cm), pe de galinha defumado, congelado... Haja estomago viu!! Sorvete de feijao verde de entrada, frutas com molho salgado... eh, tem coisa que so na China tem hehe Nas refeicoes cada pessoa tem seu potinho e palitinhos e varios pratos do meio da mesa e vai pegando de pouco em pouco... No comeco os palitinhos eram um pouco estranhos, mas agora ja estou comendo ate amendoim com eles hehe

Como topico "comida" vai me render alguuns posts, vou postando por partes hehe



Vai um focinho de porco?? Ou um pe de galinha, que tal?? Ahh que saudades da comidinha brasileira!!!

Bom gente vou ficando por aqui!!

Beijos a todos, obrigada pelos comentarios!!!

6 comentários:

Juliana Mendonça disse...

noooooooossa.. e eu reclamando da comida turca.. hehehehe
nooooossa mas q trabalho legal o seu, hein?? e q responsa!! E o mandarim?? nooossa deve ta sendo mto dificil!!!
boa sorte por aih!!! ;)

Pedro Ivo Fonseca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Ivo Fonseca disse...

Boa sorte com o mandarim, e espero que aprenda hehehe, apesar de ser bem dificil.

Luciana Vieira disse...

Minha nossa, para os nossos padrões brasileiro essa comida é muuuuito diferente! Boa sorte!

Unknown disse...

oi minha amiga linda!!!!
pelo post vc estah gostando de conhecer a tchaina!!!! rsrsrsrsrs
mas D. Isabele, pé de frango e focinho de porco são super comuns aki minha flor...rsrsrsrs...e a nossa velha feijoada???rsrsrsrsrs
vc tem q comer um feto de pombo hauahauahauahaua uiiiiiiii q nojo...kkkkkkkkkkk
ADOREI LER SEU POST, SEMPRE ACHEI Q VC ESCREVIA MARAVILHOSAMENTE BEM....FAZ DIREITO AMIGA!!! KKKKKKKKKKKK

bjus
fica com Deus
(nathi....)

Renata MUeller disse...

guria, depois quando voltar vc monta um diario de bordo sobre a china!!

To amando ver as curiosidades e a forma que se expressa! Uma graça! heheh